Design de interior: 6 nomes inspiradores no setor!

Design de interior: 6 nomes inspiradores no setor!

A decoração é um elemento primordial para a estética de um ambiente. Além de atribuir sobriedade e elegância aos cômodos, os objetos de decoração são um ótimo meio de expressar ideias, valores pessoais e de melhorar a qualidade de vida dos usuários.

No entanto, para isso, devemos contar com a ajuda de profissionais de interiores, a fim de escolher a decoração que mais combina com o nosso lar.

Atualmente, o Brasil conta com designers que estão entre os principais nomes quando o assunto é decoração de interiores, pois são profissionais altamente qualificados e que estão sempre por dentro das tendências internacionais de decoração de ambientes.

Quer conhecer alguns desses nomes e quais os seus trabalhos para o design de interior? Então, saiba que preparamos uma lista com os profissionais mais solicitados dentro dessa categoria, com o intuito de informar sobre o que está em alta no quesito decoração. Continue a leitura e saiba!

As principais competências de um designer de interior

A atuação como designer de interior foi regulamentada recentemente no Brasil. Somente no ano de 2016 foi sancionada a lei que reconheceu a profissão e definiu suas funções.

De acordo com essa nova lei (lei nº 13.369), a função de um designer de interiores é planejar e projetar ambientes internos, que vise o conforto, qualidade de vida, estética, segurança e saúde dos residentes.

Mas, apesar de ter sido regulamente somente em 2016, essa profissão já conta com diversos cursos, pesquisas e estudantes no país inteiro, como também de diversas chances de trabalho na área.

Para além disso, é bastante comum confundir design de interior com profissões semelhantes, como com decoração e arquitetura. Embora sejam parecidas, essas áreas têm diferenças importantes.

De acordo com a Associação Brasileira de Designer de Interiores, o designer é qualificado academicamente em organizar, projetar e criar espaços com maior qualidade de vida, o que inclui também a decoração, mas vai muito além disso.

Por outro lado, os decoradores não precisam de formação superior, orientando somente a parte decorativa de um ambiente, enquanto para o designer isso é essencial, pois os conhecimentos e práticas de elaboração de projetos ofertando segurança e conforto físico, somente estudos especializados podem oferecer.

 Ademais, assim como o arquiteto, o designer de interiores trabalha com arranjos do ambiente, levando em conta a estética e funcionalidade dele. Ele planeja acabamentos, distribuição de objetos e cores.

Mas ambas as profissões também possuem diferenças consideráveis. A maior delas é que na arquitetura, o profissional lida também com o exterior, a construção e urbanização do local, enquanto o design se limita ao espaço interior.

Entendendo como funciona esse trabalho, conhecer os maiores nomes dessa profissão pode te inspirar para escolher a decoração do seu lar. Prossiga com a leitura e fique por dentro!

6 nomes de sucesso no cenário nacional do design de interior

Como dito antes, por mais que seja uma profissão recente, ela já conta com diversos trabalhos e profissionais. Hoje, separamos os 7 nomes mais populares dessa área. Conheça a seguir!

1. Marcelo Rosenbaum

Se está em busca de inspirações que sejam voltadas para a cultura brasileira, talvez as ideias elaboradas pelo designer Marcelo Rosenbaum seja a escolha ideal!

Com experiências mundo afora, como no México, África do Sul, China e Holanda, esse profissional tem diversos trabalhos consagrados desde o início da sua carreira, em 2010, onde utiliza o conceito de Design Essencial.

Design Essencial é uma metodologia que aborda a importância de assimilar culturas e aplica-las em meios decorativos. Por conta disso, o seu trabalho é muito voltado a síntese de espaços com muita personalidade e com a identidade cultural marcante.

2. Sig Bergamin

Seria um erro criar uma lista sobre os nomes mais badalados do design de interiores sem mencionar o artista Sig Bergamin. Como bem descrito em seu site, trata-se de um profissional totalmente único que nem ele mesmo consegue copiar.

E não é para menos, pois seu talento tem reconhecimento em todo o mundo, acumulando admiradores por onde caminha.

Artista, arquiteto e decorador, Sig é responsável por diversas tendências no ramo do design brasileiro. Já durante a sua infância, ele demonstrava um grande interesse em lidar com cores e formas, aptidão que continuou desenvolvendo durante seu crescimento e na sua formação acadêmica.

Nos dias atuais, Bergamin tem trabalhos por todos os cantos do mundo, e sua decoração é influenciada por cada lugar que visita, e a cada viagem, uma nova ideia.

Aos poucos, ele construiu sua identidade seguindo tudo o que viveu e sentiu e transmite em seus trabalhos.

3. David Bastos

O baiano David Bastos é um arquiteto que resolveu unir dois mundos da decoração: o antigo e o moderno. Assim como Bya Barros, ele soube como mesclar o velho com o novo, criando decorações totalmente belas.

Nos seus trabalhos, a individualidade e o conforto são duas palavras que sempre andam juntas, o que justifica ser um profissional considerado tão criativo dentro do mercado brasileiro. David já ganhou diversos prémios, principalmente pelos seus trabalhos mais conhecidos na área de design de interiores.

Ele também é reconhecido por ser projetistas de celebridades, realizando diversos trabalhos de arquitetura e decoração de interiores para personalidades conhecidas, como a Ivete Sangalo.

4. Carlos Motta

Muitos designers focam em seus trabalhos a funcionalidade dos objetos, enquanto outros dão mais importância para estética do local. No caso do artista Carlos Motta, a prioridade é a natureza, o meio por onde ele busca trazer reflexões sobre um dos seus elementos mais essenciais: a madeira.

É por meio desse material que ele elaborou suas peças mais conhecidas no Brasil e pelo mundo, como a cadeira São Paulo. Além das encantadoras linhas simples e funcionais das suas obras, Motta também se destaca por valorizar a sustentabilidade.

Foi a partir de 1978 que o designer abriu seu atelier e passou a criar móveis e objetos. Perante ao sucesso de seus materiais, Carlos inaugurou sua própria fábrica, expandindo ainda mais seu trabalho e sua marca no mercado.

5. Márcia Muller

Márcia Müller é uma arquiteta e urbanista carioca que também investiu em projetos dentro do design de interiores. Atualmente, o nome dela tem grande peso no mercado de decoração no Brasil.

Segundo a arquiteta, cada cliente é único, então os projetos vão ser singulares e tem o objetivo de interpretar a visão deles.

Contando com mais de 20 anos de carreira, o portfólio dela tem inúmeros trabalhos para a TV Globo, Som livre, Sociedade Viva Cazuza e na Clínica Ivo Pitanguy, como também muitas das suas criações foram exibidas em programas televisivos, por exemplo, no Casacor.

6. Renata Coppola

A designer Renata Coppola tem experiências na área de decoração de interiores há mais de 15 anos. Coppola conta diversos projetos conhecidos, como o cenário do programa de televisão “Todo Seu” e também de trabalhos internacionais.

Dentro dos seus trabalhos mais reconhecidos e admirados pelo mercado brasileiro e internacional, dois projetos ganham maior destaque, que são o cenário do programa “Todo Seu”, da TV Gazeta, e a “Suíte da Menina” exibido no Casacor de 2013 em São Paulo, onde foi muito prestigiada.

Portanto, agora você conhece diversos rostos que fazem o mercado do design de interior, tendo em mãos dicas excepcionais para aplicar na sua decoração. Todavia, é sempre bom contar com profissionais parceiros para orientar sem erros as suas ideias, a fim de alcançar os resultados esperados. Nesse contexto, é muito importante consultar empreendimentos da área durante as suas pesquisas!

E aí, curtiu o nosso post? Então, compartilhe com a sua rede de amigos e familiares os seus novos conhecimentos!

Comentários