Arquitetura e Design

Como elaborar uma decoração oriental? Confira nossas dicas!

Marcia Farias
Escrito por Marcia Farias em 01/07/2019
Como elaborar uma decoração oriental? Confira nossas dicas!
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Para quem está pensando em decorar a casa com uma pegada mais original e criativa, buscar ideias na decoração oriental é uma ótima pedida. Ela consiste em vários detalhes decorativos de países como Japão, China ou Índia, e vem ganhando cada vez mais espaço no universo decorativo.

Já pensou em criar uma sala com um clima rústico e místico, com a cara da Índia? Ou, talvez, uma fachada bem minimalista e harmônica com toques japoneses? São inúmeras as opções quando o assunto é mistura cultural na hora de decorar. Não deixe de conferir as 6 dicas que separamos para você saber tudo sobre decoração oriental!

Objetos orientais

A maneira mais simples de entrar no universo da decoração oriental é por meio dos objetos. Desde luminárias japonesas até estátuas de Buda, o importante é ser criativo! Comece com pequenos itens na sala e no quarto e não se esqueça do banheiro.

A atenção aos detalhes é uma das características marcantes do estilo asiático. É possível perceber que apenas com pequenos objetos e detalhes sutis a decoração já transborda personalidade, dando todo um clima novo para qualquer ambiente.

Uma categoria de objetos orientais que vale a pena o destaque são as porcelanas e os vasos decorados. Os vasos de cerâmica chineses, por exemplo, são peças históricas, têm uma presença delicada e, ao mesmo tempo, marcante.

Estilo dos móveis

O estilo dos móveis pode variar imensamente, mas uma coisa é comum: a madeira e as fibras naturais. Tanto os móveis quanto os revestimentos desses materiais retomam essa aura natural que está presente em toda forma de decorar asiática. Biombos, cortinas de bambu, mesas baixas, tatames e futons são bons exemplos de móveis que remetem ao oriente.

Diferentemente dos objetos decorativos, os móveis seguem uma linha bem mais simples e concisa, valorizando o espaço e seguindo bem o padrão harmônico da natureza. Para quem ama o estilo minimalista, apostar neles é certeza de sucesso!

Uma cozinha japonesa com a mesa bem próxima ao chão, por exemplo, é muito elegante e proporciona uma experiência bem diferente da ocidental, sendo também uma forma de diversificar a rotina da casa.

Cores na decoração oriental

Uma característica muito marcante em qualquer projeto decorativo é a cor, e não é diferente com a decoração oriental. Mudando a cor de uma só parede, por exemplo, é possível transformar completamente todo o ambiente.

Se analisarmos o estilo indiano, é comum encontrar mais tons terrosos, como o marsala e o púrpura. Na decoração chinesa, é nítido que a cor predominante é o vermelho, de forma bem significativa. Já no lado japonês, o bege e o castanho bem suave são as cores mais encontradas.

É possível fazer a mistura de todos, diversificando cada ambiente da casa de forma bem original ou escolhendo um tipo de paleta de cores por vez. Cabe a você decidir o que é mais harmônico com o resto do ambiente e, também, qual sensação deseja transmitir.

Luz e objetos sonoros

Não há nada mais oriental que o uso das luzes e dos objetos sonoros para a casa. Uma coisa que muitas vezes passa despercebida nas decorações mais comuns do ocidente é como os sons e as luzes complementam a decoração.

Que tal criar um clima elegante, iluminando sua sala de jantar com um candeeiro marroquino? Já pensou em colocar velas aromáticas no seu banheiro? Outra opção clássica é a luminária japonesa, que deixa o quarto bem aconchegante — além de ser superversátil nas configurações decorativas.

A fonte com os sons de água circulante trazem o equilíbrio e uma atmosfera de natureza relaxante. Não se esqueça de separar um espaço especial na sua sala para que ela traga mais calma e leveza para o seu dia a dia. Investir em um objeto sonoro para a sua decoração no estilo asiático é essencial.

Aromas para o ambiente

Além das luzes e dos sons, os aromas são pontos extremamente marcantes da cultura oriental. Seja pelas especiarias indianas ou pelas famosas flores de cerejeira japonesas, os perfumes orientais estão sempre presentes em todos os ambientes.

Pode apostar em velas perfumadas, incensos, óleos essenciais e flores! São diversos cheiros intensos, cada um com sua especialidade — basta você encontrar qual cheiro mais combina com o seu lar!

Uma dica interessante é o uso do difusor elétrico no quarto. Existem diversos modelos para escolher (onde muitos se assemelham à estética oriental), e além de bem bonitos, associados a um óleo essencial de lavanda, por exemplo, ajudam muito na qualidade do seu sono. Vale a pena experimentar.

Harmonia e equilíbrio

Independentemente de qual tipo de decoração oriental você escolher — ou até mesmo se optar pela combinação de todos —, o ponto principal é a harmonia e o equilíbrio. É comum associar a harmonia a um ambiente mais simples e minimalista, mas não é sempre assim.

Trazer equilíbrio à decoração é algo muito maior. É entender o que cada objeto, cor, aroma, e textura representam e combiná-los de forma que se complementem. É escolher dar significado a cada detalhe e ser fiel ao sentimento que você quer passar em cada ambiente.

A decoração asiática é sobre isso: unir o intenso e cheio de personalidade com o simples e equilibrado. Não esqueça de levar isso em consideração quando for elaborar esse estilo. Faz toda a diferença!

Além das dicas listadas acima, é preciso ressaltar uma coisa: a criatividade é a fonte de onde jorram todas as ideias de decoração oriental. Busque referências, ouse nas opções, procure aprender mais sobre as culturas diferentes e esteja sempre disposto a ter a mente aberta. Por mais que algo pareça estranho demais, não descarte logo de início! Pode ser que no final tudo se encaixe. Lembre-se: não há uma regra definida, mas seguindo nossas dicas e deixando sua criatividade livre, o resultado vai ser uma decoração incrível e original.

Gostou das dicas que listamos aqui sobre decoração oriental? Então assine a nossa newsletter para receber outras dicas legais como essas diretamente na sua caixa de e-mails!