Bem estar e Integração

É possível ser livre na sociedade em que vivemos? Saiba aqui!

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 12/07/2019
É possível ser livre na sociedade em que vivemos? Saiba aqui!
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Com o dia a dia cada vez mais corrido e uma pressão constante para atingir metas no trabalho, a busca por uma qualidade de vida melhor acaba sendo deixada de lado. Isso impacta as relações interpessoais e prejudica até mesmo o rendimento profissional, além de ocasionar doenças relacionadas ao estresse — como infarto, AVC etc.

Diante de todo esse contexto, lançamos o seguinte questionamento: mesmo com todos esses pontos, é possível ser livre na sociedade em que vivemos? Pensando nisso, elaboramos este post para que você saiba que, sim, existe essa possibilidade. Elencamos algumas dicas para que você veja como. Boa leitura!

Viaje mais

Sabe aquele destino que você sempre quis conhecer, mas adiava a oportunidade? Chegou a hora de tirar esses planos do papel. Viajar contribui para reduzir o estresse e melhorar a autoestima, além de abrir a mente para novas culturas e auxiliar na organização quando houver o retorno para a sua rotina.

Além disso, viajar desperta a criatividade, facilita a comunicação — especialmente quando é para outro país, uma vez que você terá que dialogar em outro idioma — e aumenta a produtividade no trabalho após o retorno.

Muitos pensam que trabalhar mais é o que contribui para uma produtividade elevada, no entanto, ter tempo livre e aproveitar momentos com aqueles com os quais você se sente bem ao lado é essencial para despertar o interesse em suas atividades cotidianas, contribuindo para o aumento da produtividade.

Busque por pontos turísticos pouco explorados

Moramos em um país que tem belezas naturais em todas as regiões do território. Certamente, você reside em uma cidade que tem alguns pontos turísticos já conhecidos pela população em geral, mas sempre tem aquela surpresa que é pouco explorada. Pesquise por pontos turísticos de modo geral perto de sua cidade e escolha aquele que ainda não conhece para passar um fim de semana com amigos ou com a família.

Sair da rotina, até mesmo, nos programas de entretenimento é o ideal para estreitar os laços com pessoas próximas. Ao conhecer lugares novos sem precisar necessariamente viajar para um destino mais longo, você pode optar por um piquenique com as crianças, escolher brincadeiras e gincanas para fazer durante a tarde e até colocar o papo em dia com um amigo que já não vê há mais tempo, justamente pela rotina mais agitada.

Passe mais tempo com a família

Ao abordarem sobre passar um tempo maior com a família, muitos pensam que qualquer período do dia destinado a ela já é o suficiente. No entanto, é preciso que esse tempo juntos seja de qualidade, de modo que cada um possa ouvir como está o dia a dia do outro e que todos consigam contribuir para o crescimento do próximo de maneira efetiva.

Mas, afinal, o que é um tempo de qualidade? É aquele momento em que você vai aproveitar as oportunidades para construir relações mais sólidas e duradouras, destinando determinado período exclusivamente aos seus familiares — como seus pais, seu parceiro ou seus filhos.

Para isso, é preciso que você tenha um investimento especial, com necessidades que devem ser preenchidas. Organize bem o seu dia, acorde cedo para se exercitar e ficar com motivação maior para as atividades em conjunto, marque alguma tarefa aos finais de semana (uma ida ao cinema, por exemplo), vá almoçar fora com seus familiares, tome decisões em conjunto e tenha isso como um compromisso diário.

Não leve trabalho para casa

Conforme abordado, ser produtivo não está relacionado com a quantidade de tempo destinada ao trabalho e, sim, com a qualidade com que você desempenha suas funções. Apesar de muitos pensarem que levar trabalho para casa pode ser positivo, isso prejudica o seu relacionamento interpessoal, faz com que a carga de estresse seja mais elevada e deixa-o mais propenso a problemas de saúde.

Isso também pode ocasionar uma prática constante, fazendo com que você desaprenda a relaxar. Sua casa deve ser um espaço de descanso e de confraternização. Ou seja, não pode ser associada com os problemas relacionados ao trabalho, às suas metas mensais e nem mesmo a algum gargalo de relacionamento que já proporciona muita dor de cabeça no ambiente profissional.

Deseja algumas dicas para que suas atividades fiquem restritas à sua empresa e jamais sejam levadas para casa? Ter sua rotina bem definida semanalmente é o primeiro passo. Logo na segunda-feira, já defina quais são as suas prioridades e o que você precisará fazer para que as demandas sejam cumpridas dentro do prazo.

Além disso, desconecte-se do e-mail corporativo. Ter o login no celular faz com que você não desapegue dos seus principais objetivos profissionais, olhando para aqueles comunicados sempre que algum novo chegar.

Por fim, reveja suas tarefas. Se você observar que, mesmo com um planejamento adequado, ainda tem excesso de atividades, é o momento de aprender a delegar funções e a entender o que realmente está ocasionando esse fato.

More em condomínios que proporcionam opções de lazer e entretenimento

Para entender se é possível ser livre na sociedade em que vivemos, também é preciso avaliar quais são as condições do local onde você reside para que sejam proporcionados momentos de lazer ao lado de pessoas queridas e que farão com que todos os problemas relacionados ao âmbito profissional sejam deixados de lado.

Hoje, existem condomínios com áreas de lazer completas e com um contato bastante próximo com a natureza, que proporcionarão ótimos encontros de confraternização. Além disso, há alternativas para a prática de exercícios físicos diariamente, seja ao ar livre, seja na academia, que contribuirão para uma qualidade de vida mais elevada.

Também há espaços para festas, com opções para crianças se divertirem e distraírem-se. Especialmente em centros urbanos, o contato mais próximo com a natureza acaba se perdendo, sendo necessário que você encontre alternativas que possam solucionar essa demanda.

Neste conteúdo, você pôde entender algumas dicas que comprovam que é possível ser livre na sociedade em que vivemos. O ideal é que você tenha um planejamento em sua rotina de trabalho, que defina momentos ao longo do dia para estar perto daquelas pessoas mais especiais, além de optar por um local que vá oferecer mais comodidade e proporcionar um descanso adequado para os dias de folga.

Ficou interessado em encontrar esse condomínio que oferece todas as vantagens apresentadas? Entre em contato com a gente e conheça nossos empreendimentos!