Conheça as vantagens de ter uma academia em casa

Conheça as vantagens de ter uma academia em casa

Diferentemente do que é mostrado nas propagandas de lojas de departamentos, malhar sozinho não funciona para a maioria das pessoas. Isso faz com que a bicicleta ergométrica ou, até mesmo, a moderna plataforma vibratória, entre outras opções cheias de tecnologias, acabam virando trambolhos ou cabides no meio da sala.

A boa notícia é que o problema não é você ou, tampouco, os equipamentos. Para a malhação vingar, a grande sacada é se inspirar no exemplo de atletas profissionais e ter à disposição uma verdadeira academia em casa.

E aí, acha impossível ter uma academia em casa? Que nada! Atentos para esse diferencial, condomínios de alto padrão oferecem salas de ginásticas cada vez melhores, se transformando no tipo de moradia sob medida para quem busca colocar mais qualidade de vida no dia a dia.

Para comprovar os benefícios e checar se era isso o que estava faltando para o seu lado fitness aflorar, não perca tempo e acompanhe este post!

Simulador Laredo

Quais são as vantagens de ter uma academia em casa?

Em um espaço agradável, familiar, bem equipado e na companhia de vizinhos também dispostos a malhar, a adesão a um estilo de vida mais saudável é bastante facilitada!

A seguir, mostramos as principais vantagens de ter uma academia em casa. Continue a leitura e tire suas próprias conclusões.

Estrutura de primeira linha

Assim como uma comercial, a academia em casa deve seguir uma série de normas técnicas aplicáveis à sua estrutura, como em relação à qualidade da iluminação, da ventilação, da acessibilidade etc.

Também precisa de bons equipamentos, como estações multifuncionais (para trabalhar diversos músculos); pesos, anilhas e caneleiras (para os exercícios livres); e esteiras, bicicletas ergométricas e/ou elípticos, para o condicionamento cardiovascular.

A quantidade de itens distribuídos pelo ambiente varia em função do espaço disponível. Vale ressaltar, ainda, que o investimento em um projeto bem executado valoriza o empreendimento e, ao mesmo tempo, seu imóvel no mercado imobiliário.

Atividades indoor e outdoor

Em academias de condomínios de alto padrão, são encontrados aparelhos de ginástica necessários para a execução de um bom plano de treinos. O melhor? Sem trânsito, filas ou qualquer tipo de estresse decorrente do deslocamento até uma academia externa.

Ao mesmo tempo, é possível tirar proveito de toda a infraestrutura do empreendimento, aproveitando o entorno da área de lazer para realizar o aquecimento pré-treino ou fazer exercícios funcionais em dias de tempo firme e céu aberto.

Assim, pode-se praticar tanto atividades indoor quanto outdoor! Essa variação das modalidades faz com que até os menos adeptos à malhação tomem gosto pelo estilo de vida saudável.

Economia de tempo e dinheiro

A consequência direta de não ter que sair do condomínio para malhar é o ganho de um valioso tempo extra. Este pode ser gasto em um treino mais completo, com direito a aquecimento e alongamento — etapas, geralmente, suprimidas por causa da correria.

Já a consequência indireta, mas não menos importante, é a economia financeira. Sem ter de arcar com a mensalidade da academia, gastos com combustível ou estacionamento, pode-se investir na contratação de um personal trainer.

Registrado no Conselho Regional de Educação Física, esse profissional elabora um programa específico para o seu objetivo, considerando sua avaliação física e exames médicos para que não sofra lesões e, ao mesmo tempo, tire o máximo proveito dos exercícios.

Incentivando e acompanhando a execução precisa de cada movimento, o professor faz com que seu treino seja mais rápido, seguro e eficaz. Pelos benefícios que o personal oferece, vale a pena considerar a contratação de seus serviços nem que seja de maneira compartilhada, com um ou mais alunos do condomínio.

Muito mais praticidade

Quem treina na academia do condomínio não tem de fazer e desfazer, a cada dia, a mala com os produtos de higiene pessoal, toalha e muda de roupa, para tomar uma ducha após o treino. Afinal, não é preciso entrar suado no carro para voltar para casa.

Outra vantagem é poder treinar com a roupa que quiser, desde que apropriada à execução dos movimentos. Quem não se sente bem com calça legging, por exemplo, pode usar conjuntinhos básicos de tactel.

Para os que fazem suplementação, outra vantagem é não ter de se preocupar em levar os preparos para fazer os shakes para tomar no pré e/ou no pós-treino. Como a cozinha está a poucos metros, ninguém perde o timing da ingestão dos nutrientes nem coloca as “janelas de oportunidades” em risco.

Outro ponto crucial é poder treinar nos dias, horários e pelo tempo que desejar, sem se limitar ao período em que as academias convencionais ficam abertas. Imagine só: naqueles momentos em que não há nada para fazer, em vez de se jogar no sofá e atacar guloseimas, você pode dar uma corridinha e colocar o papo em dia com um vizinho mais chegado.

Mais privacidade

Tudo bem que é muito comum diversas pessoas malharem juntas e na frente umas das outras. No entanto, para muita gente, essa ideia pode ser bastante desconfortável, como é o caso de pessoas que estão acima do peso e que ainda estão começando nesse mundo fitness.

Há ainda, o caso de mulheres que não se sentem à vontade em usar roupa colada, ficar suada e em determinadas posições, já que o assédio masculino não é uma realidade distante.

Claro que ninguém deve se isolar em casa por vergonha ou por medo de assédio, mas fato que em determinados momentos da vida, tudo o que queríamos é mais paz de espírito para poder cuidar da nossa saúde física e mental por meio de exercícios físicos sem se preocupar muito com a possibilidade de estar sendo visto ou não.

Afinal, no conforto do nosso lar, podemos usar a roupa que quisermos e não ter medo de passar por posições constrangedoras.

Estilo Maui de ser feliz - Ebook Grátis

Mais higiene sobre os aparelhos

Um assunto que pouca gente comenta quando o assunto é academia, é o quanto eles podem ser sujos. O sinal mais aparente disso é o suor dos outros, que pode ser visto ou sentido quando se vai utilizar alguns aparelhos.

Muito mais do que um desconforto com isso, os instrumentos coletivos das academias deixam bactérias e, se não forem devidamente higienizados, oferecem sérios riscos de contaminação, como micoses e até candidíase.

A preocupação com a higiene deve partir dos funcionários da empresa, visto que dificilmente você vai conseguir mensurar se algo foi devidamente limpo se não tiver odor e manchas de suor. Como é bem mais confiável acreditar na higiene que cada um faz no prédio, manter uma academia em casa apresenta mais uma vantagem.

Menor concorrências dos aparelhos

E quando você quer utilizar o mesmo aparelho que outra pessoa, mas quando ela acaba ainda precisa esperar mais alguém utilizá-lo? Bem desconfortável e pouco produtivo, certo? Pois bem, infelizmente esse tipo de situação não é tão incomum de ocorrer.

Enquanto isso, quando você garante o domínio sobre seus próprios instrumentos, pode aproveitar todo o material sem concorrência e sem depender dos horários de outras pessoas para terminar. É tudo de acordo com o seu critério e bom senso.

É possível incentivar crianças e adolescentes?

Todo mundo que já passou pela infância e adolescência pode afirmar que normalmente, não é fácil convencer essas pessoas a fazerem alguma coisa que eles não querem. No entanto, estamos falando da prática de exercícios físicos, essencial para o desenvolvimento físico e mental. Logo, é algo que pode e deve ser incentivado.

Porém, como fazer isso? Para quem tem filhos, é interessante conciliar os horários dos treinos na academia com um tempo para incentivá-los à prática de exercícios ao ar livre, seja brincar no playground, seja bater bola no campinho etc. Colocar mais diversão no caminho é a forma mais fácil de convencer alguém a se exercitar mais.

Isso ajuda a tirá-los da frente do computador e do celular. Também faz com que alternem os jogos eletrônicos e seriados com atividades que exigem movimento intenso. Afinal, há uma grande quantidade de crianças e adolescentes obesos, e um dos maiores causadores disso é o sedentarismo.

Além da obesidade, essas pessoas terão que enfrentar a vergonha por estar nessa condição, muito mais do que as mais velhas. Assim, se a situação chegar a tal ponto, o mais indicado é procurar um personal trainer para oferecer aulas particulares.

Assim, além da saúde, a vida social de toda a família é beneficiada. Aos poucos, as pessoas percebem interesses em comum e fazem novas amizades.

Por que não se deve começar a treinar sem um exame médico?

Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), o exame médico é imprescindível para saber se você tem alguma restrição à prática de uma ou mais modalidades de atividades físicas. Por isso, antes de se exercitar, a primeira medida é marcar uma consulta com um clínico geral e informá-lo sobre suas intenções.

Caso seja constatada alguma limitação, não desanime! O próprio médico vai orientá-lo a procurar um personal trainer que possa, com base na avaliação clínica, selecionar alternativas para você se exercitar sem colocar sua saúde em risco.

Com equipamentos de excelente qualidade, companhia agradável e, sempre que possível, acompanhamento profissional, fica fácil levar a malhação a sério!

Entendeu por que ter uma academia em casa tem sido a saída cada vez mais buscada por pessoas que desejam incluir mais atividades físicas na rotina? Se você gostou deste conteúdo, acompanhe nossas redes sociais e veja diversas sugestões sobre como morar bem e conseguir levar uma vida mais equilibrada. Estamos no InstagramFacebookTwitter e LinkedIn!

Comentários