Bem estar e Integração

Mindfulness: o que é e quais são seus benefícios?

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 31/10/2021
Mindfulness: o que é e quais são seus benefícios?
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

A vida adulta é, realmente, uma loucura. Há muito o que pensar, resolver e planejar e as vezes as 24 horas do dia não são o suficiente para cumprir com todas as obrigações, concorda? Porém, seja qual for o cenário em que você esteja inserido, é preciso relaxar e se livrar do stress. Neste post, a gente mostra como o mindfulness pode ajudar nessa missão.

O termo “mindfulness” é original da língua inglesa e, no português, corresponde a “atenção plena”. Ele sugere que a mente do praticante se mantenha em paz, focada e atenta ao agora, à exatamente o que estiver fazendo e ao lugar em que está ocupando.

Esvaziar a sua mente por alguns instantes pode ser revigorante! Siga a leitura, descubra como praticar o mindfulness e conheça quais são os benefícios relacionados a ele!

É difícil colocar o mindfulness em prática?

Se você ainda é do clube das pessoas que acreditam que meditação é exclusiva dos povos orientais, a gente precisa te contar que não é bem por aí. Meditar é uma prática universal: qualquer um pode fazer, até mesmo as crianças!

A vantagem da meditação estilo atenção plena é que você não precisa ficar estático para praticar e nem se manter em um ambiente solitário. Saiba, inclusive, que é possível executar a técnica do mindfulness durante a rotina de trabalho, tomando banho ou até fazendo algum esporte.

Exercite a mente plena

Agora que você já sabe que a prática do mindfulness é pra você, precisa entender que essa técnica não é nada difícil de ser incluída na sua rotina. Isso porque ela é rápida de ser feita e não solicita muitos recursos para ser aplicada: basta estar pronto e disponível para focar em você mesmo por alguns momentos.

Preparamos um guia rápido para colocar a mente em plenitude em prática na sua rotina, neste exemplo vamos imaginar que você está fazendo uma caminhada na praia, mas esse cenário pode ser diversificado, ok? Veja o passo a passo:

  1. leve a sua atenção ao seu corpo, inspire e expire algumas vezes e foque nas sensações (temperatura do corpo, textura da areia nos pés, contato da roupa no corpo etc.);
  2. conscientize-se sobre a sua respiração, torne o processo da respiração o mais racional possível, reconhecendo também o movimento do tórax a cada ciclo respiratório;
  3. entenda que divagar é natural, mas é necessário voltar o foco para a atividade da respiração. Lembre-se de que o objetivo não é manter a mente “em branco”, mas trabalhá-la para manter o foco;
  4. mantenha-se nessa atividade de conscientização e foco na sua respiração quanto tempo quiser, recomenda-se iniciar a prática com atividades de 3 a 5 minutos e ir aumentando gradativamente o período de treino;
  5. para finalizar o processo, volte a se concentrar nas sensações do corpo, terminando a sua prática de maneira leve, natural e devagar.

Quais são as vantagens do mindfulness?

Será mesmo que uma prática tão simples quanto a demonstrada acima pode oferecer resultados? Felizmente, a resposta é bastante positiva. Exercitar a mente para manter o foco no agora garante diversos benefícios relevantes. Quer saber quais são os principais? Então fique de olho nos próximos tópicos!

Diminua a ansiedade e o nível de stress

No início do texto, a gente comentou sobre o stress de uma rotina corrida e super atarefada e afirmou que a prática do mindfulness poderia ajudar você a diminuí-lo. Pois bem, cá está a explicação: a prática meditativa auxilia na regulamentação e equilíbrio do nível de cortisol, um dos hormônios liberados em resposta ao stress e à quadros de ansiedade.

Evite a insônia

Quem poderia imaginar que após um dia cansativo e estressante, você não conseguiria pegar no sono, não é mesmo? Ao praticar a atenção plena você conquista um poder maior de autocontrole e compreensão de si mesmo e, então, basta unir o útil ao agradável: foque na sua respiração, concentre-se no que relaxa o seu corpo e aproveite as suas noites para dormir bem!

Aumente a satisfação com o seu corpo

A insatisfação da própria imagem é um problema que atrapalha muitas pessoas e a prática da mente plena pode apoiar a resolução desse fator. O que resulta em diversos outros benefícios para a sua vivência, como: autocompaixão, valorização da estima, aumento da motivação, reforço do autovalor e diminuição da vergonha. Legal, não é?

Melhore a concentração

Podemos reconhecer a prática do mindfulness como um exercício de concentração e foco e, como todo o exercício bem executado, ao habituar-se com a meditação, você se torna expert nos quesitos de atenção e foco. Além de garantir uma melhor atuação no dia a dia, mesmo com bombardeio de informações e notícias naturais do nosso tempo.

Obtenha melhores ideias

A criatividade não é exclusiva de quem trabalha com arte, concorda? Todo mundo precisa ter boas ideias e criar estratégias para lidar com os problemas da vida e gerir possibilidades mais proveitosas durante a rotina. Nisso, a atenção plena também pode ajudar você: a partir de uma mente calma, você conquista mais espaço para refletir e criar novas ideias.

Desenvolva a sua inteligência emocional

A atenção plena apoia você a se descobrir, sentir-se da melhor maneira e encontrar calma em momentos que, antes, seria difícil. Tudo isso aumenta a autoconsciência o que gera uma super evolução interna.

Além disso, o foco e a concentração, pontos adquiridos com a prática meditativa, auxiliam na tomada de decisão mais racional e menos impulsiva, o que garante resultados melhores e reforço de uma imagem positiva diante ao seu círculo social.

Já deu para perceber que os efeitos colaterais do mindfulness são extremamente positivos, não é mesmo? Agora que você já conhece as vantagens e viu que não é difícil colocar essa técnica em prática, basta começar agora mesmo!

Encontre, ao menos, 3 minutinhos livres na sua rotina e cuide de você praticando a atenção plena. A receita para acessar essas vantagens você já tem: reconhecer as suas sensações do corpo, sentir-se respirar e se conhecer melhor, lidando da maneira mais positiva possível.

Seria injusto acessar tanto conhecimento e não compartilhar com quem você mais gosta, concorda? Por isso, converse com os seus amigos sobre as vantagens do mindfulness e compartilhe este post nas suas redes sociais!