Arquitetura e Design

Instalação elétrica aparente: como utilizar este recurso para decoração?

Cláudia Dunkel
Escrito por Cláudia Dunkel em 20/05/2019
Instalação elétrica aparente: como utilizar este recurso para decoração?
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

A instalação elétrica aparente e outros estilos de decoração nesse sentido surgiram em Nova York por volta da década de 1950. Nesse período, locais que anteriormente serviam para atividades industriais foram transformados em apartamentos. Assim, a sua estética incorporou muitos traços do que já havia ali, transformando-se em tendência alguns anos mais tarde.

No entanto, é preciso ter alguns cuidados aos detalhes no momento de optar por esse estilo em sua casa. Pensando nisso, elaboramos este post para que você saiba como utilizar esse recurso nos mais diversos ambientes, além de conhecer as suas principais vantagens. Ficou interessado? Continue a leitura!

Quais as vantagens da instalação elétrica aparente?

Utilizar a instalação elétrica aparente como recurso de decoração em sua casa traz algumas vantagens. Veja a seguir!

Economia

Apesar dos custos para a instalação serem um pouco mais altos do que a tradicional, devido aos materiais utilizados (tubos em curva, eletrodutos etc.), é possível economizar em outros fatores durante a sua obra. As aberturas nas alvenarias para a instalação elétrica geram um gasto alto nessa etapa da construção. Com a aparente, isso não será necessário, além de ser uma economia com a mão de obra especializada.

Há, ainda, a redução de gastos com recursos para minimizar a aparência das instalações, como o teto falso ou gesso, que ocupam um espaço significativo no orçamento de um acabamento de obras. Sendo assim, é preciso avaliar os prós e contras, além de entender se esse realmente é o estilo da família para que se crie uma identidade por meio da decoração.

Flexibilidade

Com o uso cada vez mais frequente de computadores e smartphones, as tomadas se tornaram disputadíssimas em uma residência. Acrescentar ou retirar um item como esse gera quebra-quebra e muita poeira, por mais simples que seja.

No caso da instalação elétrica aparente, esse problema não existe, uma vez que haverá a inclusão ou a retirada com facilidade. Além disso, caso tenha a necessidade de algum tipo de manutenção, isso será facilitado, pois o acesso até os fios será de maneira mais rápida.

Ampliação da rede

A partir do momento em que não precisará de muito quebra-cabeça para implementar a parte elétrica de sua residência, é possível aumentar o número de tomadas rapidamente e, até mesmo, reconfigurar o circuito elétrico sem grandes problemas.

No método convencional, será necessário praticamente uma obra para essa questão, com quebra de alvenaria e abertura de divisórias.

Como utilizar esse recurso na decoração?

Depois de conhecer três das principais vantagens da instalação elétrica aparente, chegou o momento de entender como utilizar esse recurso na decoração. Confira!

Evite locais muito empoeirados

As instalações elétricas aparentes costumam acumular poeira naturalmente. Dessa forma, caso tenha algum espaço em sua casa que já tenha essa tendência, é melhor reconsiderar. Além disso, é essencial mantê-las limpas para que não haja o comprometimento do material.

Faça um planejamento de sua rotina e organize ao menos dois dias da semana para a limpeza das tubulações. Assim, vai garantir a durabilidade do material e evitar problemas que a poeira acumulada oferece, como alergias e irritabilidade.

Analise o ambiente

Apesar de ser bastante flexível, um estudo do ambiente para escolher o melhor posicionamento das tomadas é o ideal para que não tenha que mexer nas estruturas das tubulações. Para isso, tenha em mente como será a disposição dos móveis para uma adequação dos pontos de instalação, bem como avaliar as necessidades da família.

Conte com o apoio de profissionais para essa definição, como um arquiteto. Ele entenderá quais os locais que poderão ser usufruídos pelos moradores de forma mais prática.

Escolha tons neutros

A escolha dos tons neutros deve ser aplicada tanto para o momento de optar pelos móveis quanto para a escolha das cores das paredes. Além de serem bastante elegantes, transmitem um aspecto mais sóbrio e básico, ideal para combinar com a instalação elétrica aparente.

Optar por essas tonalidades contribuirá, ainda, para que os moradores tenham a sensação de tranquilidade e descanso, além de proporcionar harmonia ao ambiente. Caso considere que está um pouco sem graça — apesar de que com as instalações isso será bem difícil — , basta investir em cores mais chamativas para os itens de sua casa, como almofadas, enfeites, quadros etc.

Conte com o apoio de um profissional

O ideal é contar com o apoio de um profissional elétrico que já tenha costume em fazer esse tipo de instalação. Esse fornecedor é essencial para arquitetar o trajeto das tubulações, entender qual o tamanho das barras, avaliar as curvas, além de outros pontos importantes para o sucesso do projeto.

Além disso, o seu auxílio será imprescindível para a escolha dos materiais que mais apresentam um bom custo-benefício, assim como entenderá como manuseá-los sem correr e nem oferecer riscos a outras pessoas. Existem tubos que precisarão ser cerrados e somente alguém com expertise no assunto saberá como executar essa tarefa em segurança.

Pesquise por referências

Por fim, é essencial contar com boas referências para explicar aos profissionais o modo que deixaria você e sua família mais satisfeito. Conforme abordado, manter a identidade dos moradores é imprescindível para que todos se sintam bem com a decoração escolhida.

Busque por materiais na internet, entenda qual é o estilo que comporá a decoração posteriormente e saiba quais os aspectos imprescindíveis antes das instalações. Tudo isso contribuirá para que ocorra dentro do planejado e garanta a satisfação de todos os membros da família.

Neste conteúdo, pudemos ter contato com um estilo de decoração que está muito em alta nos últimos anos. A instalação elétrica aparente, além de ter todas as vantagens apresentadas, contribui para um ambiente cheio de estilo, personalidade e sofisticação.

A partir de um modo diferenciado de decoração, essa escolha vai garantir a modernidade de seus ambientes e com cores que remetem a uma harmonia significativa. Aquele aspecto que ninguém nem notaria vai se transformar em um exemplo de bom gosto para o projeto de sua casa.

Já que estamos abordando sobre instalação elétrica, você sabe quais os principais cuidados a tomar para o projeto elétrico de sua residência? Se deseja aprofundar-se no assunto, continue no blog e boa leitura.