Arquitetura e Design

Os pontos principais na hora de escolher o revestimento de banheiro

Cláudia Dunkel
Escrito por Cláudia Dunkel em 24/05/2019
Os pontos principais na hora de escolher o revestimento de banheiro
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

O universo da arquitetura e do design vem ganhando espaço no coração dos brasileiros. Você já notou o fenômeno com a popularização dos programas de TV que tratam sobre o tema e se identifica com essa realidade? Então, saber quais pontos requerem atenção na hora de escolher o revestimento de banheiro é fundamental.

Esse cômodo é bastante relevante não apenas pela possibilidade de trazer mais beleza e sofisticação para qualquer imóvel, mas também porque precisa ser funcional e contar com um projeto condizente com o estilo de vida dos moradores.

Confira o conteúdo a seguir e aprenda um pouco mais sobre o tema!

Saiba a importância do acabamento para a obra

Você já deve ter ouvido falar que o acabamento é a parte mais cara de uma obra, mesmo sabendo que se trata de uma fase de finalização (que deveria, pelo menos em teoria, ser mais simples). O fato é que a técnica aplicada e os materiais escolhidos para o momento impactam de forma totalmente decisiva na beleza e na qualidade do imóvel.

Tudo isso é ainda mais relevante se o cômodo em questão for o banheiro. Em linhas gerais, o ambiente tem uma metragem menor, mas demanda grande funcionalidade, o que requer escolhas muito precisas em termos de cores, peças úteis, artigos de decoração e, obviamente, revestimentos.

Conheça os tipos de revestimento de banheiro

Abaixo, veja quais são as opções de revestimento para banheiro mais usadas hoje em dia.

Porcelanato

O porcelanato é um dos principais tipos de revestimento de banheiro da atualidade e consegue ter um excelente resultado em termos estéticos, unindo beleza e sofisticação. Em função disso, ele está entre os mais queridinhos do setor imobiliário e faz parte da maioria dos projetos de alto padrão da atualidade.

O custo-benefício é muito bom, visto que são bonitos e muito resistentes à umidade ou à abrasão, proporcionando uma durabilidade bastante satisfatória. Os acetinados se mostram boas escolhas, tendo em vista a facilidade de limpeza e o fato de serem menos escorregadios em relação aos polidos, mas mais elegantes do que os rústicos.

Cimento queimado

O cimento queimado é mais uma alternativa que vem ganhando espaço no mercado atual. Já tem muito arquiteto brasileiro optando por esse tipo de revestimento na hora de projetar banheiros, pois ele fica encantador tanto em casas rústicas quanto nos apartamentos funcionais, além de apresentar um ótimo custo-benefício.

Entre seus principais diferenciais, além do preço, podemos citar a durabilidade muito elevada e a versatilidade, visto que você pode optar por um efeito matizado ou brilhante, por exemplo. O cimento queimado aceita variadas cores e tem uma espessura mínima, o que é especialmente importante para áreas de tamanho reduzido.

Cerâmica

Colocar revestimento de cerâmica no banheiro é uma boa alternativa para quem quer economizar. Por conta do preço baixo, trata-se de uma escolha bastante popular nas construções de todo o planeta. Como se isso não bastasse, o material ainda é fácil de instalar, o que também ajuda a economizar em termos de mão de obra.

As vantagens não param por aí: a cerâmica é bastante versátil e durável, apresentando elevada resistência inclusive contra fungos e umidade, que são comuns nesse cômodo. O material pode ser encontrado em diferentes modelos, cores, tamanhos e texturas, o que ajuda a dar um toque pessoal ao ambiente.

Mármore e granito

Não é possível falar em revestimento para banheiro sem citar dois clássicos: o mármore e o granito. Essas são, definitivamente, as escolhas mais certeiras para quem não abre mão de elegância, nobreza, requinte e tradição. Mas todos os diferenciais têm um reflexo importante no preço, o que torna tais materiais mais caros.

Suas maiores vantagens vão além da beleza e incluem uma maior resistência à abrasão. A dureza de ambos também é invejável, assim como a durabilidade, o que faz valer qualquer investimento. Lembre-se de que, além dos pisos e das paredes, eles caem muito bem em bancadas altamente sofisticadas.

Veja algumas dicas para escolher a melhor opção

Como saber qual revestimento é a melhor opção para o seu banheiro? Confira nossas dicas!

Analise o índice de absorção

A capacidade que um material tem de absorver água está diretamente relacionada à sua resistência mecânica: quanto menos espaço houver entre as partículas, menor será a chance de que qualquer líquido adentre no interior da peça. Essa situação pode afetar diretamente na durabilidade do seu banheiro, então vale avaliá-la com atenção.

Como se trata de um conceito um pouco técnico, você não deve se privar de pedir informações ou dicas para profissionais do ramo, como arquitetos, engenheiros ou mesmo o atendente da loja de materiais de construção. Dessa maneira, não haverá erros na hora da escolha e o seu dinheiro será bem empregado.

Escolha o tipo de acabamento

O acabamento chamado de bold é aquele mais tradicional, em que as bordas são levemente arredondadas. Além disso, o rejunte fica mais aparente, até porque os tamanhos das peças nem sempre são os mesmos. Portanto, essa pode ser uma escolha mais indicada para decorações rústicas e menos sofisticadas.

Já o revestimento retificado é aquele que tem bordas retas ou lapidadas. Seu uso é mais moderno e surgiu de uma tecnologia na qual as placas são cortadas por um disco de diamante. Essa escolha acaba sendo mais requintada e usada em cerâmicas ou porcelanatos que tenham tamanhos semelhantes, trazendo um visual mais clean.

Considere o melhor custo-benefício

Por fim, não dá para escolher um revestimento de banheiro sem considerar o custo-benefício de cada alternativa. No mercado atual, existem opções para todos os bolsos e gostos, o que abre a possibilidade de fazer um projeto bonito e diferenciado sem ter que gastar rios de dinheiro.

Além de levar em conta a limpeza e a manutenção do espaço, visto que a praticidade do dia a dia também é muito importante, você deve pensar na qualidade do produto e no preço, mas buscando uma boa durabilidade. Lembre-se: é melhor gastar um pouco mais a princípio do que ter que pagar para reparar peças danificadas futuramente.

Como você pôde ver neste conteúdo, escolher o revestimento de banheiro é um tremendo desafio. Mas é possível vencê-lo ao optar por alternativas estratégicas e fazer um bom teste de impermeabilização.

Gostou de aprender como fazer a melhor escolha do revestimento de banheiro? Então, confira nossas dicas para decorar o banheiro de um casal moderno!