Arquitetura e Design

5 tendências em decoração para casas em moradias horizontais

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 23/12/2017
5 tendências em decoração para casas em moradias horizontais
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Viver com tranquilidade, conforto e bom gosto, eis os principais desejos de qualquer pessoa.

Ter um bom espaço para curtir com a família, os amigos, sem se preocupar com a violência ou os estresses do mundo. Novos empreendimentos do mercado alto padrão vêm mostrando que isso é possível, sem a necessidade de se mudar para longe dos grandes centros urbanos, atendendo com criatividade e excelência clientes exigentes como você.

Só que não basta ter o espaço perfeito e um imóvel bem construído. É preciso também atenção ao estilo da morada, refletindo a personalidade de seus moradores. Por isso, que tal conhecer as principais tendências em decoração para casas em condomínios horizontais? São ótimas ideias para você personalizar e aplicar aos seus ambientes para conseguir a casa dos sonhos!

Ficou curioso? Continue a leitura para descobrir!

1. Fachada em estilo contemporâneo

Uma das principais preocupações na hora de construir uma casa está no planejamento da fachada, pois é ela que fica em maior evidência, atraindo olhares de admiração dos vizinhos e convidados.

O estilo contemporâneo está em alta e é perfeito para usar na decoração para casas em condomínios horizontais, já que funcionam bem em construções em lotes grandes.

A principal característica dele são as linhas retas e o telhado com platibanda — um muro com cerca de 80 cm que esconde as telhas —, que conferem ao imóvel um ar clean e elegante. Mas os ângulos retos também podem ser explorados nas varandas ou na inclusão de pergolado em concreto.

Há quem também use materiais como madeira, pedra, metal ou vidro para dar um toque ainda mais moderno à construção, incluindo um painel do chão ao teto com o material escolhido, que pode ser iluminado para dar um ar ainda mais atraente e elegante à entrada do seu lar.

2. Ambientes integrados

Um imóvel grande é perfeito para aplicar uma das mais fortes tendências da atualidade: o open concept. Traduzido literalmente como “conceito aberto”, ele na verdade trata da integração de vários ambientes para maximizar o aproveitamento da luz natural e ampliar — ainda mais — o espaço disponível.

Para quem tem filhos pequenos, essa também é uma ótima forma de mantê-los sempre dentro do campo de visão: mesmo cozinhando, é possível espiar por sobre o ombro para ver se ainda estão em frente à TV, comportados.

Uma boa solução para garantir uma maior privacidade, para uma festa ou jantar para os adultos, é a inclusão de painéis deslizantes em alguns pontos estratégicos do ambiente.

E ainda falando do open concept na decoração para casas em condomínios horizontais, não podemos deixar de citar sobre uma tendência luxuosa: integrar o estar à piscina. Basta abrir a varanda para já se refrescar com um mergulho. Se quer ser ainda mais ousado, pode ter um pedacinho da piscina já na parte interna — apenas cuidado com o assoalho escolhido.

3. Paredes de vidro

Já que falamos em ampliar ambientes e aproveitar ao máximo a luz do sol, não podemos deixar de abordar outra maravilhosa tendência em decoração para casas em condomínios horizontais: paredes de vidro. Já que esse é um ambiente seguro e com outras residências de mesmo padrão, uma boa vista é garantida.

Uma grande parede de vidro na área externa também pode ser uma forma de garantir o máximo de luminosidade com o mínimo de lâmpadas — uma ótima opção para quem quer apostar na construção sustentável.

Já as paredes internas de vidro podem ser um ponto focal para a sala. Há tecnologias que as utilizam para a projeção de imagens, a mais linda e moderna televisão que você poderia imaginar.

4. Horta orgânica

Mudar para um condomínio horizontal significa se preocupar com a saúde e o bem-estar, seu e da sua família. Portanto, que tal aproveitar o seu novo espaço para plantar alguns de seus legumes e vegetais? Uma horta particular não demanda muito espaço nem muitas espécies; além de comestíveis, são também lindas para o paisagismo do jardim.

Para quem tem — ou pretende ter — filhos, essa é uma ótima oportunidade de educá-los sobre diversos aspectos do alimento que chega à mesa: o cuidado e a responsabilidade, o respeito à terra e a enorme variedade de produtos disponíveis para o nosso consumo. Esse contato próximo ajuda os pequenos a aceitarem os diferentes alimentos, ampliando a dieta (que costuma estar saturada de industrializados).

Uma horta também pode ser uma boa oportunidade de ter uma estufa: estruturas de vidro e metal, bastante comuns na Europa e nos Estados Unidos. Práticas, oferecem também um lindo ponto focal para o espaço, com muita personalidade e estilo.

Que tal aproveitar para desenvolver os dotes culinários e receber os amigos? Você pode preparar seus alimentos, frescos e orgânicos, em jantares com amigos, familiares e vizinhos, na sua própria varanda gourmet. Irresistível!

5. Jardim frontal

Começamos falando sobre a fachada e terminamos nela, só que abordando outro importante aspecto da decoração para a casa dos sonhos: o jardim frontal. Por que criar um ambiente escondido e secreto, se a beleza do paisagismo do seu lar pode ser apreciada por todos?

Dependendo do design da construção e dos seus gostos, é possível optar pelo estilo que mais tenha a ver. Você pode buscar inspiração do mestre Roberto Burle Marx e criar um espaço tropical, voltado à arte abstrata.

Quem sabe os jardins japoneses, com suas pontes, lagos de carpa e som de água correndo sejam mais a sua ideia de jardinagem. Ou, ainda, é possível buscar inspiração nos castelos franceses ou nas vilas italianas para fazer um espaço de beleza onde a natureza ajuda a relaxar.

O importante é investir em espécies adequadas ao clima da região, criar uma boa rotina de cuidados e manutenção.

Gostou de saber quais as principais tendências em decoração para casas em condomínios horizontais? Esperamos que elas possam inspirá-lo a transformar seu projeto de um maravilhoso lar em realidade! Quer receber mais informações e dicas para construir, decorar e viver com muita felicidade e estilo? Curta a nossa fanpage no Facebook!