Condomínio Horizontais

Mensurar o valor do imóvel: entenda os principais pontos

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 05/06/2019
Mensurar o valor do imóvel: entenda os principais pontos
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Muitas pessoas acham que precificar uma casa ou apartamento é uma tarefa simples. No entanto, elas desconhecem que, para se chegar a uma quantia adequada, é preciso considerar inúmeros fatores. Por isso mesmo, entender os principais pontos para mensurar o valor do imóvel pode ser muito interessante.

Somente um profissional experiente no ramo, mais notadamente um corretor, terá o know-how necessário para considerar não apenas o estado de conservação e as características internas, mas também a localização, o momento da economia e muito mais. Confira o conteúdo a seguir e descubra como eles fazem isso!

Veja a média de valor na região

Um dos primeiros e principais pontos para mensurar o valor do imóvel é conhecer, com muita precisão, qual é a média que os outros proprietários e imobiliárias estão cobrando por unidades semelhantes, que ficam na mesma região da sua. Isso pode parecer até simplório, mas uma busca pela internet ou até um papo informal pelo bairro pode ajudar.

Para adquirir esse conhecimento, você pode, por exemplo, procurar em portais imobiliários, observando o valor de venda para casas ou apartamentos parecidos. Se for possível, tente entrar em contato com corretores, moradores, porteiros e vizinhos. Quanto mais informação você conseguir, melhor para a sua precificação.

Avalie atentamente a localização

Depois de entender um melhor sobre como anda o mercado imobiliário na sua região, você deve partir para a etapa seguinte, que é a de observar muito bem os diferenciais que são oferecidos no local da sua unidade. Mesmo que dois imóveis estejam na mesma cidade ou, eventualmente, até no mesmo bairro, existem diferenças importantes.

Se o seu apartamento ou casa estiver em uma rua com muita demanda de compra e locação, por exemplo, é natural que o preço seja um pouco mais elevado. O mesmo princípio vale se existirem opções de transporte muito próximas, como pontos de táxi, plataformas de ônibus e estações de metrô ou trem.

A mesma questão vale para alguns estabelecimentos comerciais, com destaque para shoppings de alto padrão, que são grandes chamarizes de compradores, sobretudo nos maiores centros urbanos. Em menor escala, academias de ginástica, escolas renomadas, faculdades, parques públicos, praças e hospitais também trazem valorização.

Saiba ao certo qual é a metragem

A metragem é uma característica muito importante na hora de precificar qualquer tipo de bem imobiliário, uma vez que cada local tem um valor por metro quadrado, que costuma ser utilizado como base de cálculo. É bastante comum que cidades grandes possuam imensas variações quanto a esse aspecto, sobretudo de uma zona para outra.

Não é difícil encontrar essa informação na internet, mas você precisa estar atento quanto à atualização dos dados, uma vez que pode haver grande mudança de um ano para o outro. A partir do momento em que você encontrar o valor do metro quadrado da região do seu imóvel, basta multiplicar o valor absoluto pela metragem total.

Analise o estado de conservação

O estado de conservação do imóvel é um fator que conta muito na hora de mensurar o preço, pois ninguém deseja pagar uma quantia elevada para comprar um lugar que está em péssimas condições, não é mesmo? Lembre-se que, como diz o ditado, a primeira impressão é a que fica, e é por isso que um imóvel reformado ou em bom estado vale bem mais.

Se for o caso, cuide e faça pequenos ajustes para ajudar a valorizar sua propriedade. Uma simples pintura não custa muito caro, mas pode passar uma sensação completamente diferente para os interessados. Dê atenção especial também para infiltrações, problemas elétricos e para portas ou janelas que não estão fechando corretamente.

Inclua os itens de lazer disponíveis

Nos dias estressantes de hoje, muitas pessoas estão em busca de viver em um local que permita algum relaxamento no final do dia. Por isso, propriedades que contem com áreas de lazer, sejam elas na área interna ou externa, têm um excelente potencial de valorização e estão em alta no mercado imobiliário do Brasil.

Esse novo comportamento do público está mudando a cara de muitos projetos de empreendimentos residenciais, trazendo implementações que proporcionam novas experiências, como salas de estudos, brinquedoteca, espaço gourmet, academia de ginástica privada, quadras poliesportivas, Lan Houses e assim por diante.

Considere o número de dormitórios

Não é novidade para ninguém que o número de dormitórios é um dos itens que mais são levados em conta na hora de precificar um imóvel. Casas ou apartamentos com mais de três quartos, por exemplo, tendem a ter preços mais elevados, ficando até mesmo acima da média por metro quadrado da região adjacente.

Famílias grandes ou que têm filhos em idade escolar dão preferência para esse tipo de unidade, até para que todos tenham sua privacidade e possam manter a qualidade de vida. No entanto, é preciso ter em mente que, em tempos modernos, mesmo lofts e studios, quando bem decorados e localizados, também têm uma excepcional demanda.

Não despreze o potencial de valorização

Por fim, você não pode deixar de observar o potencial de valorização da região do imóvel. Logicamente, as particularidades da unidade em si são muito importantes, mas uma casa ou um apartamento que esteja em uma área de alta demanda e que possa experimentar um grande crescimento deve custar mais caro.

Para descobrir isso, analise se existem projetos ou obras para a instalação de grandes diferenciais, sejam eles da iniciativa privada ou do poder público. Entre esses itens, vale dar atenção especial para shoppings, centros comerciais, grandes universidades, condomínios de alto padrão, além de estações de metrô e trem.

Esses são alguns dos principais pontos para mensurar o valor do imóvel, lembrado que, quando eles estão em condomínios horizontais, por ficarem em localizações privilegiadas e proporcionarem mais segurança para os moradores, as propriedades tendem a se valorizar mais com o passar do tempo, tornando-se um investimento interessante!

Gostou de conhecer os principais pontos para mensurar o valor do imóvel? Ficou interessado em adquirir um para sua família? Então entre em contato com a nossa empresa e conheça os excelentes empreendimentos que podemos te oferecer!