Condomínio Horizontais

Os principais benefícios de morar em bairros planejados

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 06/05/2019
Os principais benefícios de morar em bairros planejados
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Mesmo já sendo bastante desenvolvido e valorizado, o mercado imobiliário brasileiro está em constante evolução, de forma a oferecer às pessoas alternativas que atendam com maestria às suas necessidades. Diante dessa realidade, você não pode deixar de conhecer os principais benefícios de morar em bairros planejados.

Os bairros planejados são espaços urbanos modernos, construídos a partir de projetos que consideram os aspectos urbanísticos e a qualidade de vida dos moradores. Trata-se uma opção de moradia com toda a infraestrutura já pronta.

Quer descobrir se essa é a escolha certa para você? Continue a leitura e confira o conteúdo a seguir!

Infraestrutura completa

Não tem jeito: um dos benefícios de morar em bairros planejados é a estrutura completa que esse tipo de local oferece para seus moradores. Isso é ainda mais relevante se os compararmos aos bairros comuns, sobretudo nos grandes centros urbanos. Tais áreas tiveram um crescimento desordenado e, muitas vezes, baseado no improviso.

Com um planejamento adequado, inverte-se a ordem das coisas e monta-se a estrutura antes de qualquer coisa. O que acontece a partir daí é o oposto daquilo que costumamos ver nos jornais. Esqueça vias sem asfalto, enchentes ou rede de saneamento básico inadequada. Ruas muito estreitas e árvores sem poda também não terão vez.

Em um bairro planejado, a qualidade de vida vem em primeiro lugar. Quem mora nesses locais terá:

  • uma rede elétrica funcional;
  • um excelente sistema de drenagem e esgoto;
  • abastecimento de água sem falhas;
  • nenhum tipo de problema na circulação de carros ou pessoas (inclusive visitantes).

Mais segurança

Infelizmente, outro problema ainda muito comum no Brasil é o nível elevado de criminalidade, em especial nas cidades grandes. Nesse contexto, os bairros planejados também são vantajosos, uma vez que oferecem mais segurança a seus moradores e visitantes pelos mais diversos motivos.

Na maioria das vezes, os projetos incluirão aparatos de vigilância e, dependendo do tamanho do lugar, controle de entrada ou saída na portaria e câmeras de monitoramento. De qualquer forma, o simples fato de ser um local organizado, bem iluminado e com ruas largas já é o suficiente para dissuadir a ação de meliantes.

Documentação cristalina

Ao comprar um terreno em um bairro planejado, você automaticamente está escapando de alguns tipos de problemas que são relativamente comuns no mercado imobiliário brasileiro. Tais questões atingem principalmente quem investe em um lote de procedência duvidosa.

As empresas mais sérias, responsáveis pelos empreendimentos planejados, costumam oferecer garantia para todas as questões legais, o que acaba fazendo dessa escolha uma opção bastante vantajosa. Uma boa urbanizadora fará tudo de acordo com o Plano Diretor Municipal, as regras de construção vigentes e as demais exigências da nossa lei.

Áreas de lazer

Outro dos principais benefícios de morar em bairros planejados é que esses locais costumam contar com uma excelente área de lazer para os moradores. Em um momento no qual boa parte das pessoas está querendo fugir do estresse dos centros urbanos e deseja melhorar a qualidade de vida de toda a família, esse é um detalhe imprescindível.

Obviamente, os espaços e equipamentos variam de acordo com o empreendimento, mas alguns são bastante comuns, como as quadras poliesportivas, as piscinas e os campinhos de futebol. Para quem tem filhos pequenos, contar com um parquinho, uma piscina infantil e um salão de festas, por exemplo, pode ser bem interessante.

As pessoas que estão preocupadas com a saúde e a boa forma também costumam ser contempladas pelos bairros planejados — que eventualmente oferecem academias de ginástica bem equipadas, quadras de tênis, sauna e até mesmo spa. Homens, mulheres, crianças e idosos podem aproveitar esses ambientes, cada qual à sua maneira!

Disponibilidade de serviços

A ampla disponibilidade de serviços é mais umas das principais vantagens de morar em bairros planejados, pois o próprio planejamento do empreendimento prevê esse tipo de comodidade para seus moradores. A ideia é prover a maioria das necessidades básicas das pessoas no mesmo lugar, sem que elas precisem de grandes deslocamentos.

Para tanto, é estimulado o desenvolvimento de um comércio, com a abertura de pequenos estabelecimentos voltados ao público interno. Esses espaços são associados à estrutura e à demanda do local, como mercados, bancas de jornal, padarias, farmácias, lanchonetes, escritórios, restaurantes e até escolas.

Possibilidade de empreender

Como dissemos, um dos pontos positivos de morar em um bairro planejado é a boa disponibilidade de serviços. No entanto, você já pensou que pode se beneficiar disso não apenas como um morador e cliente, mas até mesmo enquanto profissional?

Imagine como seria interessante ter boas margens de lucro e ganhar dinheiro no próprio lugar em que você vive. Dependendo da sua área de atuação e do seu tino comercial, existirão excelentes possibilidades para empreender.

Isso pode ser feito abrindo um estabelecimento na área, trabalhando em algum escritório que fique no local ou até comprando um imóvel e locando-o para terceiros. Neste último caso, será possível receber uma renda passiva.

Preços mais acessíveis

Por fim, outro dos principais benefícios de morar em bairros planejados é que, mesmo com todas as comodidades oferecidas, esses locais costumam proporcionar preços mais acessíveis (por incrível que pareça). Isso é ainda mais comum se o empreendimento estiver na fase de obras, visto que os clientes terão que esperar até a estrutura ficar pronta.

Os bairros tradicionais e os imóveis antigos já têm um valor inflacionado. Dessa maneira, quem abre a mente e busca por uma região que ainda esteja em desenvolvimento terá o seu dinheiro mais valorizado. Além disso, há a possibilidade de adquirir um imóvel diferenciado, que proporcione muito mais qualidade de vida, mesmo sem ter que pagar muito caro por isso!

No conteúdo acima, nós observamos alguns dos principais benefícios de morar em bairros planejados. Essa pode ser uma excelente opção para você que deseja ter um estilo de vida mais tranquilo e saudável, especialmente se encontrar um empreendimento de uma urbanizadora renomada no mercado da sua região.

Gostou de conhecer as vantagens de optar pelos bairros planejados? Então, divida estas informações com seus amigos e compartilhe livremente nosso conteúdo nas redes sociais!