Condomínio Horizontais

Confira 5 dicas para quem vai comprar o primeiro imóvel

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 03/05/2019
Confira 5 dicas para quem vai comprar o primeiro imóvel
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Investir no setor imobiliário é algo bastante proveitoso, sobretudo em um país como o Brasil, no qual esse segmento é extremamente valorizado e oferece segurança para os proprietários, até mesmo em momentos de crise. Por isso, conhecer algumas boas dicas para quem vai comprar o primeiro imóvel pode ser muito importante.

Entrar nesse mercado nem sempre é fácil, mas o processo pode se tornar muito mais tranquilo se a pessoa utilizar algumas estratégias, adotar atitudes simples e tomar cuidados que garantirão um investimento proveitoso.

Quer descobrir como fazer isso? Então, confira o conteúdo que preparamos sobre o assunto!

Dicas para comprar o primeiro imóvel

1. Aprenda sobre o setor imobiliário

Antes de comprar o primeiro imóvel, o ideal é que você aprenda um pouco mais sobre o mercado, até mesmo para que possa investir com segurança. Felizmente, nos dias atuais, isso é relativamente simples de ser feito e você pode aumentar os seus conhecimentos sem precisar sair de casa.

A internet é uma fonte quase infinita de informações e oferece excelentes materiais de pesquisa, como sites especializados e fóruns de discussão sobre o assunto. Muitos profissionais do ramo também gostam de compartilhar as suas experiências por meio de blogs ou até mesmo nas redes sociais.

Caso você queira se aprofundar um pouco mais, livros podem ser interessantes, desde que não sejam muito técnicos. Além disso, dar uma lida nos jornais e nos classificados também pode ser uma atitude estratégica, uma vez que essa é uma maneira mais eficiente de descobrir como andam os preços na sua cidade e no seu bairro.

2. Conheça bem o seu orçamento

O passo seguinte para quem vai comprar o primeiro imóvel é conhecer bem o próprio orçamento. Embora isso possa soar como algo simples de ser feito, o fato é que esse conhecimento vai muito além do seu salário propriamente dito e, muitas vezes, confunde até quem já tem alguma experiência com esse tipo de aquisição.

Você deve excluir dos seus rendimentos tudo aquilo que já for uma despesa bruta, ou seja, que não tem condições de economizar. Entram nessa lista as mensalidades do plano de saúde, o aluguel, as prestações de algum financiamento e qualquer outro custo imutável. Assim, você saberá qual é a sua renda líquida mensal.

Depois, é hora de conversar com a família e explicar a importância de adquirir uma casa ou um apartamento. Esse é um patrimônio que trará mais segurança para todos durante gerações. Por isso, seu cônjuge e seus filhos devem ajudar, nem que seja diminuindo os gastos supérfluos e economizando nas contas de luz, de água e de telefone.

3. Avalie as suas necessidades

O terceiro passo para comprar o primeiro imóvel é avaliar bem quais são as suas reais necessidades, de modo que possa fazer uma aquisição vantajosa e, ao menos durante muito tempo, definitiva. Não adianta comprar um apartamento pequeno, por exemplo, se você tem muitos filhos ou não abre mão dos seus animais de estimação.

Dentro das suas possibilidades orçamentárias, você deve escolher uma propriedade que seja condizente com o seu estilo de vida. Adolescentes costumam demandar um pouco mais de privacidade; cachorros precisam, na maioria das vezes, de um quintal. Já quem gosta de receber amigos pode dar preferência para cozinhas americanas.

4. Pesquise sobre a localização

Muitos especialistas consideram a localização como o fator mais importante na valorização e na escolha de um imóvel. Definitivamente, eles têm muitas razões para isso, visto que unidades similares em metragem e em acabamento podem ter valores de venda completamente distintos, dependendo do bairro e até da rua em que se localizam.

Uma boa maneira de ponderar sobre esse item e fazer com que o seu dinheiro valha ainda mais é apostando em localidades que estejam em crescimento. Regiões mais antigas, sobretudo nas grandes cidades, sempre são mais caras, enquanto condomínios e empreendimentos residenciais novos costumam ter o melhor custo-benefício.

5. Considere a compra de um terreno

Outra possibilidade que você deve considerar ao comprar o primeiro imóvel é a de adquirir um terreno. Muitas pessoas, principalmente as menos experientes no mercado imobiliário, não analisam essa opção, mas o fato é que essa escolha pode ser bastante versátil, vantajosa e ter uma grande chance de valorização em longo prazo.

Um dos grandes benefícios é que você pode construir, o que, invariavelmente, acaba saindo muito mais barato que comprar uma casa pronta. Além disso, tem a possibilidade de fazer cada etapa de acordo com os seus recursos. Se você estiver apertado, pode dar um tempo. Caso receba um dinheiro extra, consegue acelerar a obra.

Cuidados ao comprar o primeiro imóvel

Verifique se o imóvel tem dívidas

Caso opte por comprar um imóvel pronto, é muito importante verificar se a propriedade tem alguma dívida, pois, uma vez que você finalizar a transação, será o responsável por elas. Solicite uma certidão negativa de taxas condominiais, observe se existem parcelas do IPTU em atraso, e assim por diante.

Visite a região em horários distintos

Se escolher uma boa localização é imprescindível, também é muito importante que você visite o bairro e a rua antes de finalizar a compra, preferencialmente em dias e em horários diferentes. Essa é uma maneira de verificar os níveis de segurança, se a região é mais silenciosa ou barulhenta e se tem muito trânsito.

Leve seu orçamento em consideração

Por fim, ao comprar o primeiro imóvel, você deve ter ainda mais cuidado em relação ao seu orçamento. Por mais positivo que seja investir no mercado imobiliário, só é possível fazer isso de acordo com as suas possibilidades. Caso não tenha dinheiro para adquirir uma casa ou apartamento pronto, pense que um terreno pode ser uma excelente escolha.

Como você pôde ver, comprar o primeiro imóvel é um momento de muita atenção, visto que esse tipo de aquisição pode ter reflexos por muito tempo na sua vida e no futuro da sua família, principalmente se fizer um investimento inteligente e estratégico.

Gostou de aprender como comprar o primeiro imóvel? Então, entre em contato com a nossa empresa e conheça nossas excelentes opções!

Guia de negociação para venda da casa antiga e compra de uma casa nova