Morar no litoral

Morar no litoral: 5 passos para realizar esse sonho com a família

Hoje, as pessoas buscam cada vez mais por soluções que contribuam para a sua qualidade de vida e bem-estar. Entre elas, morar no litoral tem sido uma das alternativas mais viáveis para quem deseja ter contato com a natureza e a chance de usufruir da comodidade que outras regiões não oferecem.

No entanto, é preciso inicialmente avaliar algumas questões importantes para fazer a escolha certa. Pensando nisso, elaboramos este post para que você fique por dentro de alguns passos essenciais para realizar o sonho de morar no litoral com a sua família. Continue a leitura para conferir!

Simulador Laredo

1. Entenda o perfil e as necessidades de sua família

O primeiro passo a ser analisado para escolher o imóvel ideal no litoral é conhecer o perfil da família, com o objetivo de entender as suas reais necessidades. Cada grupo familiar tem as suas particularidades: há pessoas que priorizam a proximidade com pontos turísticos e centros comerciais, enquanto outras buscam por segurança antes de pesquisar pelo melhor empreendimento.

Para quem está preocupado com o crescimento da violência nas regiões urbanas, por exemplo, a melhor opção é procurar por uma casa ou lote em condomínio fechado. Neles, existem tecnologias adequadas para garantir a tranquilidade dos moradores, como câmeras, alarmes, guaritas e sistemas digitais que controlam a entrada e saída de condôminos e visitantes.

Além disso, antes de escolher o condomínio, o futuro morador deve avaliar alguns aspectos, como:

  • a capacitação dos profissionais envolvidos na segurança do local;
  • quais são as alternativas oferecidas pelo condomínio para situações emergenciais;
  • como é feita a manutenção preventiva dos equipamentos.

2. Escolha a cidade que mais se adéqua ao seu perfil

Definidas as necessidades principais da família, é preciso escolher a cidade de praia que mais se adéqua ao perfil de todos os membros. Aracaju, por exemplo, é uma região com pouco mais de 500 mil habitantes. Embora seja uma capital, oferece uma qualidade de vida dificilmente encontrada em outros centros urbanos de nosso país —, com um clima que se assemelha ao modo de vida do interior.

Nela, todas as obrigações rotineiras podem ser cumpridas de maneira facilitada devido à proximidade do centro com os principais pontos da cidade. Dessa forma, o gasto com gasolina e transportes público ou mesmo de aplicativos é reduzido se comparado com outras capitais.

Além disso, apesar da alta dos preços observada nos últimos anos, o custo de vida em Aracaju, de modo geral, é mais baixo. Por fim, é um local interessante para quem quer levar uma vida com menos sedentarismo, aliando a prática de esportes ao ar livre com o lazer em família. Isso porque há muitos locais próprios para isso na cidade, permitindo mais saúde e bem-estar para os moradores.

3. Contrate um profissional capacitado

Para quem deseja morar no litoral, há algumas alternativas de imóveis a serem escolhidas pelo futuro morador: um apartamento, por exemplo, ou mesmo iniciar um projeto do zero, de acordo com o que sempre desejou.

No segundo caso, que é o mais almejado, especialmente para quem já tem referências e inspirações, o ideal é contar com um profissional capacitado, que contribuirá para que o projeto seja feito seguindo as exigências locais, com os melhores fornecedores e materiais adequados.

Um arquiteto entenderá como aproveitar melhor os espaços, transmitirá segurança para trabalhar na questão estrutural da casa, elaborará o projeto de acordo com estilo desejado pelo cliente, além de oferecer identidade para a obra.

Nesse sentido, logo nas primeiras reuniões com esse profissional, é importante oferecer o máximo de informações necessárias para que o futuro imóvel seja construído conforme às expectativas da família.

4. Faça um planejamento financeiro

Ao estabelecer as prioridades e o estilo de imóvel desejado, já é possível elaborar um planejamento financeiro.

Para quem começará um imóvel desde as etapas iniciais, será preciso consultar a programação da urbanizadora para entender o pagamento do lote, quais são as condições oferecidas e o valor total que deverá ser investido nessa fase do projeto.

Conforme abordado, a contratação de profissionais que possam executá-lo conforme as necessidades da família, é o segundo e um dos passos mais importantes. Sendo assim, faça diferentes orçamentos, entenda o custo-benefício de cada serviço e opte por aquele que mais se enquadre com as atuais exigências dos futuros moradores.

A partir do momento que todas essas etapas são concluídas, é possível fazer os outros orçamentos para chegar a um preço aproximado. Uma boa dica é contar com uma empresa que já ofereça todos os serviços: profissionais para a elaboração do projeto, acompanhamento da obra, engenharia etc.

Assim, se você não tiver tanto tempo para acompanhar de perto a execução poderá ficar mais tranquilo durante todo o processo.

Além disso, não se esqueça de deixar uma quantia armazenada para gastos extras, especialmente com questões burocráticas e gastos com mudanças.

5. Conte com uma urbanizadora de confiança

Por fim, é importante também contar com uma urbanizadora de confiança, que ofereça as melhores soluções e que seja referência na cidade pretendida. A Laredo Urbanizadora é uma empresa que oferece justamente todas as qualidades desejadas por quem escolhe morar no litoral: contato com a natureza, segurança, academia, parques para as crianças, e as extensas áreas verdes que permitem a prática de atividades físicas.

A segurança oferecida pelos condomínios fechados da urbanizadora vão além da proteção fornecida pelos seus profissionais e tecnologia instalada.

Aos finais de semana não é necessário ter que se deslocar para curtir momentos com a família, pois os empreendimentos contam com as mais diversas alternativas, com clubes, academias e área de lazer completa.

Neste conteúdo, você pôde entender os 5 passos para conquistar o sonho de morar no litoral. Conforme percebido, o mais importante é entender quais são as prioridades, assim como escolher por aquele local que ofereça todos os aspectos desejados. Contando com profissionais capacitados para um bom planejamento da obra, você e sua família poderão usufruir de excelentes momentos na cidade escolhida.

Ficou interessado no assunto? Então entre em contato com a gente, converse com alguém de nossa equipe e conheça nossos empreendimentos!