Bairros em Aracaju

Descubra agora quais são os melhores bairros em Aracaju

Com pouco mais de 640 mil habitantes, a cidade de Aracaju é perfeita para quem procura por um contato maior com a natureza e por mais qualidade de vida. Ela é a capital do estado, mas carrega consigo traços de município do interior, sem deixar de lado as programações culturais durante o ano inteiro, além de suas belas paisagens que atraem turistas dos mais diversos estados brasileiros.

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre os bairros em Aracaju, elaboramos este texto para que você fique por dentro de 3 dos que mais oferecem segurança, comodidade e opções de lazer, comércio e entretenimento. Boa leitura!

Aruana

O primeiro destaque do bairro Aruana é a beleza da região. Morar em um local como esse é ter o prazer e a satisfação de contar com belas paisagens e poder usufruir de um contato com a natureza pouco visto em outros centros urbanos. Se você é adepto à prática de exercícios físicos ao ar livre, essa é uma excelente escolha. Imagine só poder acordar todos os dias de manhã e fazer as suas atividades à beira-mar? Com certeza o seu dia será muito mais produtivo!

É localizado na Zona de Expansão da capital. Uma antiga fazenda de cocos foi dando espaço cada vez mais para a construção de condomínios residenciais de alto padrão. Aliás, eles contribuem ainda mais para uma qualidade de vida elevada, uma vez que oferecem diferenciais que um prédio comum pode não apresentar — como os amplos espaços de lazer para curtir em família ou entre amigos.

Seu desenvolvimento teve início na década de 1980, quando foi lançado o loteamento Aruana. Esse foi considerado o primeiro empreendimento, sendo bastante inovador. Tal destaque foi o ponto de partida para que houvesse a urbanização do bairro, hoje considerado um dos melhores da capital.

A partir de então, as fazendas de coco encontradas em Aracaju foram sendo gradativamente transformadas em condomínios de alto padrão, elaborados por meio de uma política ambiental rígida que pudesse integrar as construções aos ecossistemas.

Entre os progressos do bairro, citamos as obras do Shopping Praia Sul, que se iniciaram em meados de 2018. Tiveram como objetivo oferecer aos moradores toda a comodidade e facilidade urbana necessária. O término desse empreendimento trará mais desenvolvimento à região, que ficará mais valorizada com a sua conclusão.

Se você é daqueles que ama curtir o fim de semana com os filhos e com os parentes mais próximos, a praia do bairro é uma opção que vai fazer você optar por essa região o quanto antes. Ela conta com bons quiosques que vão atender às necessidades de quem está por lá a passeio, além de ter um mar com poucas ondas, ideal para as crianças.

Ao escolher o Aruana, você vai poder usufruir da natureza sem estar muito longe do centro (aproximadamente 25 minutos de carro), podendo curtir o seu rico ecossistema, suas dunas e uma vasta cobertura vegetal, composta por coqueiros, cactáceos e palmáceas.

13 de Julho

Outro bairro nobre, o 13 de Julho se localiza próximo ao encontro do Rio Poxim com o Rio Sergipe. O bairro fica bem perto dos Shoppings Jardins e Riomar, permitindo que o morador realize suas atividades sem precisar de muito deslocamento.

Aqui, você vai ter acesso a belas vistas da cidade. No entanto, por contar com extensos prédios, será necessário um apartamento de frente para a avenida principal. Nesse caso, uma moradia como essa pode custar cara, pois é o metro quadrado mais caro da região!

Mas também terá opções para a prática de exercícios físicos, que, aliada a uma alimentação balanceada, vai prevenir doenças, melhorar a qualidade do sono, além de contar com uma autoestima mais elevada, contribuindo para uma qualidade de vida melhor.

Ter essa alternativa de bairro também permite uma redução dos níveis de estresse. Isso acontece, porque, com a falta de tempo que acomete a vida cotidiana e a pressão por resultados, ter a oportunidade de um contato maior com a natureza e estar próximo às opções de lazer contribuem para a sua satisfação pessoal.

Além disso, conforme abordado, você encontrará diversos edifícios de alto padrão, sendo necessário desembolsar uma alta quantia se deseja um apartamento no bairro. Como alternativa de lazer, também terá o Shopping Rio Mar Aracaju para passar fins de semana ou feriados com a família e curtir um cinema ou outras opções disponíveis em centros como esse.

O Centro Histórico da cidade também está bem pertinho, além do Museu da Gente Sergipana — cujo acervo multimídia pode ser comparado ao do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Opções para curtir um descanso com as pessoas que você gosta são muitas, basta escolher a melhor!

Jardins

Os anos 1980 foram essenciais para o desenvolvimento da cidade de Aracaju, uma vez que marcou a sua expansão horizontal e vertical, devido à política econômica nacional e ao fortalecimento da região com a chegada da Petrobrás. Nesse contexto, surgiu o bairro Jardins, com empreendimentos de alto padrão e com uma infraestrutura facilitada com a construção de ruas e avenidas que ligassem o local a outros pontos da capital.

Com a inauguração do Shopping Jardins no ano de 1997, a região se desenvolveu ainda mais, oferecendo facilidades que, assim como os outros bairros apresentados, não necessitavam de muito deslocamento para as suas atividades diárias.

Aqui, é possível usufruir de todas as qualidades encontradas no Aruana e no 13 de Julho, como uma qualidade de vida elevada, bem-estar e comodidade de residir em um bairro com as características típicas de um centro urbano.

Ao ler este conteúdo, você pôde se informar um pouco mais sobre 3 bairros em Aracaju que valem a pena entender e conhecer! Neles, é possível aproveitar as belezas da capital sergipana, ter opções de lazer e entretenimento para curtir com a família, além de um contato com a natureza que trará bem-estar e qualidade de vida.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais para seus amigos também conhecerem um pouco mais sobre esses importantes bairros de nossa capital!