Veja como organizar a sua rotina pela manhã!

Veja como organizar a sua rotina pela manhã!

Quando bem planejada, a manhã pode ser um dos momentos mais produtivos do dia. Mas o alcance dessa meta exige muita organização, disciplina e disposição para manter o foco nas atividades mais importantes desse período. O primeiro passo é analisar quais adaptações serão necessárias para otimizar o tempo, melhorar a rotina pela manhã e deixar a sua vida mais equilibrada e tranquila.

Tendo isso em vista, apresentaremos algumas estratégias para ajudar na organização de sua rotina matinal. Confira, então, as 10 melhores dicas para deixar a sua manhã mais organizada e melhorar a produtividade de seu dia. Acompanhe!

Villaredo

1. Priorize a boa qualidade do sono

A boa produtividade de seu dia depende da noite anterior. Assim, um dos aspectos mais relevantes — e que não pode ser ignorado por quem pretende melhorar a rotina pela manhã — é priorizar a boa qualidade do sono. Isso torna esse passo fundamental ao sucesso na execução de suas tarefas e no cumprimento de seus compromissos diários.

Uma das funções mais importantes do sono é fazer a reparação tecidual dos órgãos do corpo e o ajuste cerebral para que a pessoa consiga descansar bem à noite. Por isso, procure dormir em um ambiente arejado, silencioso, confortável, escuro e limpo.

Igualmente relevante é estabelecer uma rotina de horários bem definidos para ir para a cama. Treine seu cérebro para esta mudança e experimente ter horários fixos para dormir e acordar. Essa organização vai ajudar bastante na adequação dos novos hábitos e no sucesso de seu estudo ou trabalho matinal. A atenção a esses fatores é essencial para que você tenha um sono reparador e mais disposição no dia seguinte.

2. Procure acordar mais cedo

Para não se atrapalhar logo no início da manhã, o ideal é tentar acordar alguns minutinhos mais cedo. Alterar a rotina e os horário de despertar exige um pouco de esforço e muita disciplina, pelo menos nas primeiras semanas. Porém, quando isso se tornar um hábito, você perceberá que os benefícios são enormes e, por isso, vale muito a pena incorporar esses horários à rotina.

3. Separe um horário de meditação

Desenvolva o hábito de fazer alguns minutos de meditação todos os dias. A meditação é uma antiga prática oriental que ajuda bastante no controle da ansiedade e do estresse que tanto prejudica o cumprimento das responsabilidades do dia. Procure relaxar a mente, manter a concentração em pensamentos positivos e buscar, para si, conexões que podem gerar bons fluidos para o sucesso de sua rotina pela manhã.

4. Faça alongamentos

Para iniciar bem o seu dia, os exercícios físicos são fundamentais. Organize a sua agenda e e inclua, pelo menos 20 minutos de alongamento e de exercícios respiratórios. Comece alongando cabeça, pescoço e, paralelamente, alterne exercícios respiratórios: encha os pulmões de ar, inspire e expire profundamente. Isso ajuda a renovar a oxigenação do cérebro, a ter mais ânimo e a preparar mente e corpo para vencer os desafios do cotidiano.

5. Deixe a mesa já preparada com o café da manhã

Uma boa dica para organizar a sua rotina matinal — e conseguir mais tempo para a realização de suas tarefas mais importantes — é deixar a mesa de café da manhã preparada no dia anterior. Coloque sobre a mesa os pratos, talheres e os alimentos que não precisam ser conservados em geladeira. Fazendo isso, quando você acordar pela manhã, já estará tudo adiantado e, assim, será uma tarefa a menos para você.

6. Tenha uma alimentação adequada

Com as constantes transformações nos hábitos e no estilo de vida contemporâneo, a atenção à alimentação tem sido negligenciada pela maioria das pessoas. Por isso, um dos pontos mais relevantes para conseguir maior produtividade em sua rotina pela manhã é priorizar a qualidade dos alimentos.

Vale destacar que os aspectos nutricionais impactam consideravelmente o nível de concentração e de disposição na hora de fazer suas atividades do cotidiano. Logo, uma alimentação equilibrada e que contenha todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do corpo é essencial à melhoria de sua rotina matinal.

7. Separe sua roupa na noite anterior

Para conseguir se organizar melhor e cumpri o seu planejamento matutino experimente deixar suas coisas arrumadas no dia anterior. Antes de dormir, procure deixar a bolsa arrumada, a roupa passada, a maquiagem separada (caso utilize) e os sapatos fora do armário. Essa dica ajuda a se preparar mais rápido para sair e a evitar eventuais atrasos que podem gerar estresse, mal humor e prejudicar toda a sua rotina diária.

8. Fique um pouco “offline”

A acessibilidade está moldando os hábitos de pessoas de todas a idades, diferentes culturas e classes socioeconômicas. Por isso, passar o dia antenado com tudo o que acontece está se tornando cada vez mais comum. Mas essa conectividade, às vezes, pode gerar ansiedade, estresse e consumir um tempo que poderia ser empregado na realização de outras atividade para otimizar o dia. Por isso, analise como tem sido a sua frequência na internet e tente ficar um pouco “offline”.

9. Divida as tarefas com a família

Se houver essa possibilidade, tente dividir as tarefas com os membros de sua família. Até mesmo as crianças pequenas devem ser ensinadas a ajudar nas tarefas de rotina. Principalmente neste período de quarentena, ajustar as atividade e envolver os familiares é fundamental para otimizar o tempo com atividades úteis e manter a casa limpa. Estimular os membros da família a manter o isolamento social na luta contra a disseminação do Coronavírus é essencial.

10. Mentalize coisas boas para o seu dia

Também é importante estar preparado para os imprevistos. Ainda que você se organize adequadamente é preciso considerar as eventualidades que podem causar algum nível de estresse. Por isso, o ideal é acordar tranquilo, mentalizar coisas boas e seguir o cronograma para alcançar os objetivos propostos e superar os desafios mais importantes.

Como você pôde perceber, ter mais sucesso em suas atividades matutinas é possível, desde que você faça algumas adaptações no seu cotidiano e tenha disciplina para seguir o seu planejamento. Tornar o seu dia mais produtivo depende de diferentes fatores, mas o aspecto emocional é um dos mais importantes para manter a disposição física e mental necessária à organização de sua rotina pela manhã.

Gostou de saber como melhorar a organização de sua rotina pela manhã? Compartilhe este artigo nas redes sociais de seus contatos para que eles também conheçam nossas dicas!

Powered by Rock Convert

Comentários