Bem estar e Integração

Como proporcionar aos seus filhos uma infância divertida?

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 09/09/2020
Como proporcionar aos seus filhos uma infância divertida?
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Sempre que pensamos em educação infantil, logo vem em mente a questão da própria frequência na escola, da formação de um bom caráter, de uma consciência cidadã, ética etc. O que quase nunca paramos para refletir — porque parece natural e justamente por isso passa batido — é que crianças precisam de uma infância divertida.

O fator ludicidade é muito importante para o desenvolvimento da garotada, seja no sentido de aprendizado, seja no de formação de personalidade e convivência com o meio social. Por isso, esse é o tema desse artigo, no qual vamos falar da importância da infância divertida e dar dicas para você aplicar na sua família. Que tal ficar por dentro? Continue lendo!

Por que ter uma infância divertida é tão importante?

O ato de brincar vai muito além de um passatempo ou distração. A brincadeira, na verdade, é a expressão das crianças. Quando uma criança está se divertindo, em suas brincadeiras, ela demonstra ali sua forma de interagir com o mundo, observando o ambiente e se relacionando com ele: é uma experiência.

A vivência da liberdade — ou a aparente ausência de limites —, a imaginação, o entendimento do próprio corpo, as expressões, a criatividade, enfim: há um mundo sendo trabalhado na criança quando ela se diverte. Por isso, é função dos adultos construírem um ambiente propício para que esse desenvolvimento aconteça, por meio da diversão.

Como garantir uma infância melhor aos pequenos?

Sabemos que questões físicas são prioridades quando educamos, mas às vezes o relacionamento com as questões mais internas da criança ficam um pouco de lado. Não deixe de manter os olhos abertos e o diálogo sempre em dia. Observe o que está acontecendo, como a criança está se comportando, como ela vai mudando no dia a dia etc.

Há diversos fatores que podem fazer a infância se tornar prazerosa. Isso tem a ver com muitos fatores subjetivos, é claro, mas também com o que os responsáveis estão proporcionando, tanto no sentido físico, quanto no emocional e mental. Sendo assim, separamos algumas práticas saudáveis para você adotar, veja!

Valorize a identidade deles

É muito comum que os pais tentem controlar inteiramente as atividades das crianças e, de certo modo, é bastante importante manter tudo em ordem. Entretanto, as crianças desenvolvem sua própria maneira de ver o mundo, então, respeitar e incentivar essas diferenças é primordial.

Apresente coisas para as crianças e dê opções, abra horizontes, mas não esqueça de dar abertura para os gostos e vontades deles. apresentar coisas e dar abertura para gostos e vontades das crianças. Valorizar também o círculo social dela é importante, mantendo por perto os amigos da escola, da vizinhança, familiares próximos etc. Lembre-se de incluí-los!

Use a sua criatividade

Não dá para negar que, às vezes, até a diversão cai na rotina. Para garantir que os pequenos tenham muitos momentos de alegria, vale colocar a criatividade em jogo. Acredite, nem sempre é preciso investir muito para conseguir diversão para toda a família. Que tal chamar as crianças para cozinhar junto com você? Sem pressa!

Outra ideia boa é procurar pontos da cidade que vocês ainda não conhecem e que é interessante passear. Principalmente nas capitais, sempre tem um local que passa sem a gente perceber. Exposições, parques, até a prática de esportes, levar o cachorro para passear ou ter uma horta pode entrar como atividade divertida. Use a imaginação!

Dê atenção e dedique tempo

Quanto tempo você dedica para proporcionar mais diversão à criançada? Mesmo tendo uma rotina corrida e trabalhando muito, o nosso conselho para os pais que se preocupam em oferecer uma infância divertida para os filhos é que   aproveitem todo e qualquer tempo livre para marcar presença.

Em finais de semana ou feriados, por exemplo, torne possível oferecer uma boa experiência. Leve-os para passear no parque, andar de bicicleta ou até dar um mergulho na piscina. Estar atento aos gostos das crianças e perceber o que os torna mais felizes é importante para definir os passeios, afinal, tudo é para eles!

Brinque junto com as crianças

Não há nada melhor do que propiciar boas memórias ao seu pequeno, concorda? Vivenciar junto com as crianças os momentos de brincadeira garante que elas se sintam importantes, já que você está deixando os compromissos adultos de lado para apenas se divertir junto. Além disso, em momentos assim, diversas memórias especiais são criadas.

Falando em memórias, do que você lembra de ter brincado na infância? Apresente os seus costumes de criança, incentivando as brincadeiras antigas. Aproveite também para passar um tempo próximo à natureza, tirando esse momento para ter contato direto com as crianças e ficar distante das telas e interações tecnológicas.

Invista em um ambiente propício

Lembre-se de que, para vivenciar todos os momentos incríveis que citamos neste post, é necessário que você e suas crianças tenham espaço à disposição. Investir em uma moradia que ofereça espaço para brincar e viver com conforto é uma das melhores pedidas.

Habitar em um espaço que ofereça uma maior interação é pensar na qualidade de vida da sua família inteira! Você sabia que um dos principais diferenciais da Laredo Urbanizadora é justamente viabilizar moradias que garantam a satisfação e conforto dos moradores?

Diferenciais Laredo

A Laredo Urbanizadora também pode ajudar na consolidação de uma infância divertida para a garotada. Isso porque os imóveis que são construídos pela nossa equipe possuem um conceito único. Focamos especialmente em criar bons momento para os habitantes e suas respectivas famílias.

Repensar a rotina da criançada e trabalhar a construção de uma infância divertida para elas é de extrema importância não só para torná-las crianças ativas, mas para, futuramente, serem cidadãos formados, felizes e satisfeitos com a vida pessoal.

Já deu para perceber a importância de incluir as nossas dicas na vivência da sua família, não é mesmo? Além de aplicar os truques do post, você não pode se esquecer de entrar em contato com a nossa equipe.

Nós, da Laredo Urbanizadora, estamos à disposição para mostrar como o nosso trabalho pode construir o cenário ideal para uma vida feliz de todos os integrantes da sua família!