Bem estar e Integração

Entenda os benefícios da caminhada e como inseri-la na sua rotina!

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 04/03/2020
Entenda os benefícios da caminhada e como inseri-la na sua rotina!
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Alguns hábitos podem ser implementados em sua rotina para que o seu dia a dia seja mais produtivo, além de contribuírem para o bem-estar de um modo geral.

Cuidar da alimentação, beber água com frequência (o ideal é que um adulto consuma cerca de dois litros por dia), reservar um tempo só para você e estar próximo de entes queridos são exemplos de práticas que podem ser adotadas. Além disso, conhecer os benefícios da caminhada também contribuirá para que você possa ter uma rotina bem mais plena e saudável.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo, a fim de que você saiba quais são as vantagens da caminhada e melhore a sua qualidade de vida. Boa leitura!

Quais os benefícios da caminhada para o organismo?

A seguir, confira quais são os principais benefícios da caminhada para o seu corpo e descubra por que essa atividade pode ser tão positiva!

Melhora a circulação sanguínea

Caminhar por volta de 40 minutos por dia vai permitir que a sua circulação trabalhe mais, o que acarretará uma diminuição da pressão. Também haverá maior bombeamento do sangue para o pulmão, permitindo uma oxigenação de todo o corpo.

Caso você opte por uma vida sedentária e deixe o seu sistema parado por um longo período, consequentemente, vai haver uma piora no fluxo sanguíneo, causando retenção de líquido e aumentando as chances de doenças cardiovasculares.

Combate a obesidade

Há algumas medidas simples que podem ser adotadas para a prevenção da obesidade. Entre elas, está a caminhada. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, em 2019, esse problema atingiu 67,8% da população do país, um dos maiores índices dos últimos 13 anos. Esse é um dado grave, já que a obesidade traz vários riscos para a saúde do indivíduo.

Alguns fatores deixam as pessoas mais propensas a esse problema, como:

  • genética — caso alguém da família já tenha desenvolvido a obesidade, é preciso estar atento aos sinais;
  • estilo de vida — como a obesidade tende a se agravar devido a um estilo de vida com alimentação desregulada e sedentarismo, alguns hábitos precisam ser modificados dentro da própria casa;
  • problemas médicos — ansiedade, depressão e alguns remédios para curar determinadas doenças podem afetar o metabolismo, aumentando as chances de desenvolver a obesidade;
  • problemas relacionados ao sono — seja pela falta dele ou por seu excesso.

Além de praticar exercícios físicos, como a caminhada, também é preciso se preocupar em manter uma alimentação saudável, conhecer os nutrientes, frequentar um nutricionista para uma reeducação alimentar, entre outras atitudes.

Reduz o estresse e a ansiedade

O estresse e a ansiedade são alguns dos maiores problemas para os profissionais, especialmente devido à rotina corrida dos centros urbanos e à pressão enfrentada em suas atividades diárias. Alguns hábitos podem ser aplicados para prevenir esses males, como o controle da respiração e a prática de yoga e meditação. Também é recomendando evitar pensamentos negativos e manter o foco e a organização no ambiente de trabalho.

Praticar exercícios físicos também contribui efetivamente para o controle do estresse e da ansiedade, justamente porque essa atividade tende a elevar a produção de serotonina, hormônio responsável pelo prazer e bem-estar.

Além disso, você pode utilizar a prática para ser um momento só seu, no qual vai refletir sobre as suas atividades do dia a dia, entender todos aqueles pontos que lhe fazem bem e definir outras questões que não estão contribuindo para a sua satisfação pessoal.

Dá energia

Principalmente para quem não está passando por um bom momento no trabalho, pois se sente desmotivado para cumprir as tarefas e sem engajamento para correr atrás do melhor para as suas funções, é preciso buscar por atividades que proporcionem mais energia e produtividade nesse contexto.

A caminhada é uma delas, sendo indicada até mesmo em contraponto aos exercícios mais intensos. Esses últimos tendem a cansar e a provocar maior euforia, duas características não buscadas por quem sofre com essas particularidades apresentadas.

Melhora a qualidade do sono

A prática de exercícios físicos, como a caminhada, vai permitir uma melhoria na qualidade no sono. No entanto, o cuidado aqui é para que o exercício não seja feito no período noturno, pois isso trará como consequência uma maior agitação, o que pode causar um efeito contrário.

Por essa razão, o ideal é que a caminhada seja feita nas primeiras horas da manhã. Programe a sua rotina para acordar um pouco mais cedo e faça a atividade nas proximidades de sua casa, pois isso vai permitir que até mesmo a produtividade no trabalho seja mais positiva.

Como adotar essa prática?

Para que você incorpore a rotina dos exercícios físicos em sua agenda, basta seguir alguns passos simples. Conforme abordado, organize o seu dia a dia para que a caminhada seja feita nas primeiras horas do dia. Além disso, você também tem a possibilidade de chamar alguém de sua própria casa para essa prática, uma vez que ter uma companhia vai ajudar no processo e melhorar o relacionamento em família.

É preciso, ainda, ter atenção caso você tenha algum problema nas regiões do corpo que serão afetadas pela caminhada (pernas e joelho, por exemplo). Nesses casos, é preciso que um profissional da área seja consultado.

Outra sugestão é ter um controle quanto ao tempo destinado para a atividade. Caso você seja totalmente sedentário, não queira iniciar a prática por um período muito grande, justamente porque isso vai afetar negativamente o seu corpo e o deixará desmotivado.

No começo, o indicado é que você faça a caminhada 3 vezes por semana, por um período de 10 minutos. A partir daí, é possível aumentar a duração de 5 em 5 minutos, semanalmente, até que você adquira ritmo e o seu corpo se acostume com o exercício. Assim, você vai usufruir de todos os benefícios apresentados, além de preservar a saúde do seu organismo.

Neste conteúdo, você entendeu um pouco mais sobre os benefícios da caminhada. O ideal é contar com um espaço que proporcione ambientes próprios para essa atividade, como um condomínio. Dessa forma, você poderá otimizar o seu tempo, sem precisar fazer grandes deslocamentos a fim de encontrar um ambiente que seja confortável para essa prática.

Este conteúdo foi útil para você? Caso queira ter acesso a outras dicas e publicações, basta curtir a nossa página do Facebook!