Bem estar e Integração

Viva como em The Hamptons! Conheça o estilo das casas de uma das regiões mais chiques do mundo

Melicio Machado
Escrito por Melicio Machado em 07/12/2017
Viva como em The Hamptons! Conheça o estilo das casas de uma das regiões mais chiques do mundo
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Quem vai construir a própria casa sabe a importância de escolher cada detalhe, seja a arquitetura, o estilo, o design ou a decoração para criar o ambiente de sonhos. Luxo e conforto costumam ser as principais preocupações, por isso é normal buscar inspiração para acertar nas escolhas. As moradias de The Hamptons podem ser uma ótima resposta.

Quer conhecer tudo sobre esse maravilhoso estilo? Confira o post!

The Hamptons — um lugar, um estilo de vida

The Hamptons é uma pequena região composta por vilas na cidade de Southampton, em Long Island, no estado de Nova Iorque. O lugar, próximo à exclusiva ilha de Manhattan, se tornou famoso por ser o destino de verão de muitos milionários e celebridades que, como Steven Spielberg, Madonna, Beyoncé e a família Kennedy, aproveitam suas belas praias para descansar e curtir a vida.

O lugar também é conhecido por ser usado como locação de diversos filmes, como a comédia romântica Alguém tem que Ceder, com Jack Nicholson, Diane Keaton e Keanu Reeves. Também é lá onde se passava o seriado Revenge, entre os anos 2011 e 2015.

Só que não é preciso comprar uma casa nos Estados Unidos para conseguir desfrutar do estilo The Hamptons. Com cuidado e bom gosto, é possível importar as principais características e integrá-las ao seu lugar. Para tanto, é preciso saber quais os aspectos arquitetônicos, de design e decoração que o compõe. Separamos, abaixo, os principais para você conhecer.

Arquitetura

O primeiro passo é prestar atenção aos aspectos que costumam compor uma construção dessa região. Separamos os principais elementos, incluindo sugestões de acabamento, para uma morada à la Hamptons:

  • janelas grandes: para aproveitar a luminosidade natural e também — no caso das moradias próximas à praia — as belas vistas do oceano e das ondas;
  • fachada revestida com madeira: chamadas em inglês de weatherboards, é o revestimento com madeira tratada (e pintada, na maior parte dos casos) das paredes externas. É uma forma de proteção contra o ar salgado do mar;
  • telhas shingle: resistentes, essa cobertura era feita de madeira ou pedra em formato retangular que, quando sobrepostas, criam o estilo característico dos telhados em The Hamptons;
  • cerca branca de madeira: uma das características mais famosas, não apenas desse estilo, mas das casas de subúrbio norte-americanas, as cercas de madeira são a maneira perfeita para garantir divisão do terreno de uma forma despojada e elegante;
  • Batentes, portas e janelas de vidro e madeira branca: as paredes e telhados são geralmente coloridas (cinzas e azuis), contrastando com o branco nesses itens;
  • revestimento com pedras rústicas: usado geralmente para revestir a coluna da lareira, ele pode ser também usado para detalhes em paredes externas.

Outro ponto que merece atenção é a divisão da construção. É comum ter grandes salas para viver e entreter — com muitas festas, coquetéis e jantar entre amigos —, uma cozinha grande com ilha, bancada e uma mesa próxima à janela (café da manhã com vista).

Os quartos também costumam ser espaçosos e com a integração de diferentes áreas — home office, banheiro, closet. Muitos preferem ter um quarto para receber os convidados, que durante o verão fazem questão de visitar para um fim de semana junto à natureza e longe da correria dos centros urbanos.

Isso não significa que você precisa usar tudo isso na hora de fazer o seu lar. Na verdade, o mais interessante é usar esses elementos arquitetônicos característicos e aproveitar ao máximo o seu lote, integrando-os aos seus gostos e estilo pessoal.

Design e decoração

O segundo aspecto para se inspirar nas construções de The Hamptons é o design e a decoração dessas casas. Muitas pessoas confundem o estilo com o Provençal francês, mas existem grandes diferenças para se prestar atenção.

Embora ambos os estilos façam uso de paletas de cores neutras e leves (azuis, verdes, brancos), somados ao chão de madeira, o Hamptons Home Style investe em casas com jogos de telhados altos.

Outro ponto que separa o design francês é o uso de decks e varandas grandes (muitas vezes, acima do pavimento térreo), seja para aproveitar a vista, a brisa do mar ou para oferecer um delicioso espaço para o banho de sol com privacidade.

No que diz respeito aos elementos decorativos, itens que falem sobre mar, oceano e pesca são preferidos pelas casas norte-americanas. Cordas, conchas, anzóis e areia imperam, fazendo a irresistível combinação com as listras azuis e brancas no revestimento dos sofás, poltronas, almofadas e cortinas.

Outras estampas geométricas simples também são bem-vindas e podem criar lindas composições com motivos orientais e florais, gerando quebras que ajudam a atrair o olhar e dar um colorido personalizado a cada ambiente.

Os móveis feitos com cordas e fibras naturais também são presença constante em The Hamptons. Contudo, é interessante notar o contraste entre elementos e móveis rústicos com outros de linhas simples, quadradas e sóbrias — que lembram bastante o estilo escandinavo.

Os projetos de iluminação também merecem atenção especial. Grandes luminárias pendentes de vidro e latão são bastante comuns, até mesmo para quem não tem um pé direito duplo. Nesses casos, grandes lustres arredondados (mas sem muitos enfeites) podem ser a escolha certa para a iluminação, com luxo, elegância e simplicidade.

Uma das coisas mais importantes para se ter em mente na hora de montar a sua casa ao estilo The Hamptons é ter o foco no conforto de seus moradores, sem abrir mão da beleza e do estilo. Se os tons de azuis não foram os favoritos, por exemplo, você pode trocá-los por outros tons leves, como cinzas e verdes. Ou quem sabe usar toques tropicais e coloridos brasileiros para trazer os Hamptons para as terras tupiniquins.

Gostou de conhecer mais sobre esse lindo — e famoso — estilo de casa? Esperamos que sim! Que tal aproveitar a oportunidade para ajudar outras pessoas que também estejam buscando uma forma chique e elegante para construir a nova morada? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais, marque seus amigos e familiares e os ajude a ter um lar perfeito!