banheiro planejado

Como fazer um banheiro planejado? Confira 6 dicas!

Embora uma boa propriedade deva ser composta de uma harmonia adequada de todos os ambientes, existem alguns cômodos que fazem um pouco mais de diferença em nossa rotina quando são bem projetados. Por esse motivo, você não pode deixar de conhecer essas dicas que preparamos sobre como fazer um banheiro planejado.

Lembre-se que, nesse local, você nem sempre terá uma ampla metragem disponível, o que reforça que uma escolha adequada de materiais, design, cores e demais detalhes são ainda mais cruciais para deixar esse espaço perfeito para suas expectativas. Confira o conteúdo a seguir e descubra como fazer isso.

1. Aprenda a escolher a cuba ideal

Um dos primeiros passos para a construção de um banheiro planejado é a escolha da cuba ideal, afinal, esse é um dos acessórios mais importantes e relevantes para esse tipo de ambiente. Para fazer isso do jeito certo, você deve considerar as dimensões do local, pois existem diversos modelos, com formatos e tamanhos diferentes.

Também é preciso estar atento quanto ao tipo, pois cada cuba se encaixa de uma maneira diferente com o design. As de apoio, por exemplo, são as que ficam aparentes, em cima da bancada ou armário. Geralmente, essa alternativa não tem o recorte para a torneira, ou seja, você terá que utilizar uma mais alta ou saindo da parede.

Já as cubas de embutir costumam ser um pouco mais discretas, pois a maior parte do seu volume fica dentro dos armários. Porém, isso reduz o espaço para armazenamento. Para banheiros menores, uma boa escolha pode ser a cuba de semi-encaixe, que fica com uma parte prolongada para frente da bancada.

2. Considere comprar móveis planejados

Os móveis planejados são uma escolha certeira para boa parte dos arquitetos e designers de interiores hoje em dia. Isso porque apresentam um excelente custo-benefício, uma vez que, mesmo que saiam mais caro em um primeiro momento, são itens que valorizam o ambiente e otimizam o espaço, criando um cômodo muito mais funcional.

Ao fazer essa escolha, você não correrá o risco, por exemplo, de ter um gabinete que seja tão grande que atrapalhe a abertura da porta ou que simplesmente acabe com a área de circulação. Também é uma forma, por exemplo, de utilizar com maestria os cantos que são chanfrados por causa do sistema hidráulico.

3. Utilize piso que seja de fácil limpeza

A praticidade é uma característica muito desejável nos dias de hoje e isso também precisa fazer parte da obra de construção de um banheiro planejado. É preciso considerar que esse é um cômodo multifuncional, ou seja, que é utilizado para várias finalidades diferentes, como o banho, a maquiagem, a higiene pessoal e muito mais.

Sendo assim, é natural que existam materiais diferentes e, eventualmente, alguns pequenos acidentes na rotina. Com isso, é essencial que você aposte em um piso que, além de combinar com os outros itens de design, seja de fácil limpeza, até mesmo para que o local fique mais bonito por muito mais tempo.

Existem muitas opções, como o porcelanato, que parece ser o mais comum atualmente, uma vez que une praticidade e beleza. Para outras pessoas, utilizar a cerâmica ou o ladrilho hidráulico parece ser a melhor escolha, mas as pastilhas e o cimento queimado impermeabilizado também estão em alta no mercado.

4. Saiba avaliar bem as tonalidades

As tonalidades fazem parte de uma boa decoração, qualquer que seja o ambiente. Em um banheiro planejado, a coisa não muda de figura, e as cores podem mudar a percepção que você e os outros moradores têm daquele espaço. Não é novidade para ninguém que os tons claros, como o branco e o bege, favorecem áreas pequenas.

Sendo assim, se você não tem muita metragem sobrando ou se a janela do lugar não deixa passar muita luminosidade natural, o ideal é optar por cores mais abertas ou luminosas, pois elas refletem a luz com mais intensidade do que as outras nuances. Isso cria uma impressão natural e uma percepção de amplitude.

Além disso, gradações mais alvas costumam ser percebidas pela psique humana como algo associado à limpeza e à assepsia, o que é recomendável para um lugar no qual fazemos a nossa higiene pessoal e tomamos banho. Já as matizes escuras podem ser usadas pontualmente para criar um contraste e causar a sensação de sofisticação.

5. Não deixe de comprar um bom vaso

O vaso sanitário, obviamente, também deve fazer parte de um bom banheiro planejado. Por isso, se você deseja ter um ambiente perfeito, é essencial refletir bem sobre qual o modelo deseja ter. Mais do que uma cor que equilibre bem com o resto da estética do local, o vaso pode ser um artigo de design e até mesmo de automação.

Existem opções que apresentam um visual arrojado, mas podem não ser tão confortáveis e funcionais durante o uso. Também temos alternativas com sistema duplo de descarga, que economizam água e estão em sintonia com os preceitos de sustentabilidade. Use a internet para pesquisar e escolha algo que combine com o seu perfil.

6. Aproveite bem os espaços disponíveis

Nós já falamos que os móveis planejados ajudam a aproveitar melhor a metragem do banheiro, mas existem outras ações pontuais que podem fazer com que você utilize bem todos os espaços. Uma boa alternativa para isso, por exemplo, é apostar em belos nichos de marcenaria e em uma discreta prateleira sobre o vaso.

Paredes livres ou mesmo alguns centímetros disponíveis dão a chance de colocar artigos de decoração e aromatizadores, deixando a bancada livre para o porta escovas de dente e saboneteira, por exemplo. As caixas organizadoras e as bandejas para os cosméticos completam o ambiente, ajudando na arrumação dos seus pertences pessoais.

Seguindo essas dicas, você já sabe como fazer um banheiro planejado. Desse modo, poderá utilizar esse cômodo de uma maneira funcional, prática, mas que não deixe de lado a beleza e as melhores alternativas de design que o mercado oferece!

Gostou de aprender como fazer um banheiro planejado? Então confira também nosso outro artigo com dicas para decorar um banheiro de casal moderno!