Condomínio Horizontais

7 critérios a serem considerados ao comprar lote

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 16/06/2021
7 critérios a serem considerados ao comprar lote
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Para evitar desgastes futuros e garantir uma negociação de sucesso, alguns cuidados são essenciais na hora de comprar lote. Antes de fechar o negócio é preciso avaliar cada detalhe que envolve esse tipo de transação. Considerar questões ligadas às condições do solo, à legislação ambiental e o regimento vigente do município são cruciais na aquisição de um imóvel novo.

No entanto, os critérios para fazer tal investimento não se limitam apenas a esses. Por essa razão, vamos apresentar 7 valiosas dicas que devem ser consideradas ao comprar lote. Afinal, a escolha de um bom terreno é um dos passos fundamentais para construir a casa dos seus sonhos. Então, confira os cuidados que deve ter antes de fechar esse tipo de negócio. 

Aproveite a leitura!

1. Pesquise sobre a infraestrutura da região

O primeiro ponto importante é avaliar a infraestrutura da região. Pesquise sobre o abastecimento de água, as condições de saneamento básico, a estrutura da rede de esgoto e se a concessionária de luz presta um bom serviço na área. Essas são algumas das necessidades básicas que não podem ser ignoradas, pois esses serviços influenciam diretamente o bem-estar e a qualidade de vida de sua família.

Outra questão a ser considerada ao comprar lote é em relação ao transporte público. Quando há esses serviços, geralmente, as ruas são pavimentadas, iluminadas e a tendência é que haja mais comércios e serviços no local. Faça uma pesquisa e descubra se nas imediações da região que pretende investir têm escolas, supermercados, hospitais, padarias e outras comodidades que considerar relevante.

2. Confira se não é área de preservação

Se o lote à venda for muito arborizado, convém pesquisar se não são árvores de mata nativa e se realmente há permissão para desmatar e construir no local. Infelizmente, há muitos corretores e profissionais mal-intencionados. Não é incomum oferecerem terrenos em áreas de preservação ambiental a preços abaixo da média para atrair compradores desatentos.

Portanto, esteja alerta quanto a isso e verifique na prefeitura se não há restrições na área. Em regiões com árvores nativas não é permitido desmatar e nem construir devido à legislação ambiental. Essas áreas são consideradas patrimônios ambientais e devem ser protegidas e preservadas por lei. 

Às vezes, é possível conseguir uma Licença para construir com um projeto que preservem as árvores. Mas isso é bem trabalhoso e exige uma série de documentos para a liberação da obra. Portanto, convém comprar lote em regiões com permissão para construir e que não tenham essas limitações.

3. Avalie se a documentação está em dia

Antes de investir dinheiro em algum terreno, o ideal é verificar a documentação para avaliar a situação do bem que pretende adquirir. Antes de tudo, procure um cartório de registro de imóveis e peça o número de matrícula. Por meio desse documento você saberá todo o histórico do lote.

Junto ao Registro de Imóveis, você poderá ter acesso ao registro do loteamento, obter informações sobre as licenças e, inclusive conferir os trâmites da aprovação do projeto. Se houver alguma pendência ou irregularidade, a compra do bem não será efetivada. Também é recomendável, consultar o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) para obter informações sobre a idoneidade da construtora e o perfil da empresa corretora

4. Observe se a topografia é favorável ao projeto

A avaliação da topografia é o quarto aspecto mais importante ao comprar lote. Conforme a localização do terreno e as condições do solo da região, o lote pode ser nivelado à rua. Porém, a topografia pode ser em aclive, quando sobe em direção ao fundo ou em declive. No segundo caso, o fundo do terreno fica abaixo do nível da rua.

Analisar essas situações ajuda a definir o tipo de projeto a ser elaborado, pois, em terrenos inclinados, por exemplo, um bom projetista pode aproveitar essas características e evitar gastos com aterros ou a perda de espaço por grandes cortes de terra. Tais processos podem deixar a obra mais cara, principalmente se houver necessidade de suportes de drenagem ou de contenção de barreiras.

5. Analise as condições do solo

Além dos aspectos topográficos, ainda há outros fatores que devem ser observados antes de “bater o martelo” e assinar o contrato de compra e venda com a corretora. Há aspectos geológicos próprios do lugar que influenciam as condições do solo e o tipo de projeto que deverá ser desenhado para a construção.

No Brasil, geralmente os terrenos são compostos por areia, argila e silte. Por isso, é necessário avaliar as concentrações distintas desses componentes e classificar o solo em argiloso, arenoso ou siltoso, além de definir se há ou não a presença de água. Disso depende a resistência do solo e o quanto de cargas de fundação ele será capaz de suportar.

6. Considere as características da região

As características da região também devem ser analisadas antes de decidir pela compra de um terreno. Vale destacar, entretanto, que não se pode pensar em infraestrutura somente no ponto de vista das opções de lazer, comércio e serviços. Também é necessário observar as condições de segurança do local, se há policiamento intensivo e pesquisar sobre índices de violência.

Há outras situações que também podem gerar incômodos: converse com os vizinhos e descubra se há som alto em bares ou casas noturnas nas proximidades. Analise, pois, o entorno da região e veja como são os bairros vizinhos. Visite o local em dias e horários diferentes para conhecer as condições do trânsito e observar outros detalhes que podem comprometer a sua decisão de investir.

7. Informe-se sobre o zoneamento e as respectivas limitações

O zoneamento deve ser observado, pois ele é a referência para divisão do município em pequenas áreas e definir o que pode ser construído nesses espaços. Por exemplo, há locais que só se permitem construir casas, em outros, apenas edifícios e assim por diante. Ter essa informação é importante para estipular se o seu projeto de construção está de acordo com as permissões do zoneamento.

Pode-se concluir, por fim, que a decisão de comprar lote depende de fatores que são extremamente relevantes para o sucesso da negociação. Por essa razão, a adoção das nossas dicas podem ser um diferencial positivo na garantia de um bom negócio e também para a prevenção de arrependimentos e de problemas futuros.

Gostou dessas dicas? Teria alguma sugestão a mais a acrescentar? Então, não se intimide: deixe sua opinião e participe de nosso artigo!