Condomínio Horizontais

Esclareça suas dúvidas sobre comprar um lote em Aracaju

Áurea Ávila
Escrito por Áurea Ávila em 16/01/2019
Esclareça suas dúvidas sobre comprar um lote em Aracaju
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

O setor imobiliário de Sergipe vem apresentando excelentes perspectivas de crescimento, especialmente em função da procura que o estado vem recebendo por pessoas em busca de mais tranquilidade e qualidade de vida. Por isso mesmo, tirar as suas dúvidas sobre comprar um lote em Aracaju pode ser muito interessante.

Muita gente, quando quer investir no ramo, mira em casas ou apartamentos, mas o fato é que um terreno que ainda não conta com nenhuma construção deve ser encarado como uma boa oportunidade ou mesmo como uma “tela em branco”. Ficou interessado? Então, confira o conteúdo a seguir!

1. Vale a pena o investimento?

Uma das perguntas que você pode estar se fazendo ao pensar sobre comprar um lote em Aracaju, é se esse investimento realmente vale à pena. No entanto, a resposta para esse questionamento é bastante simples, visto que esse tipo de propriedade é uma das que tem o melhor potencial de valorização no setor imobiliário.

Essa realidade é ainda mais notável quando pensamos no mercado da capital sergipana, que vem apresentando um potencial de crescimento elevado e tende, não apenas remunerar bem quem pensa em uma eventual revenda no futuro ou em ganhar renda passiva com locação, mas também quem busca um local aprazível e tranquilo para viver.

Atualmente, para ter uma ideia do empreendimento, existem no mercado simuladores de boa qualidade, como o da Laredo. Ele ajuda a saber, com bastante precisão, qual é o investimento necessário para a compra do lote, para a elaboração do projeto e até mesmo para a construção da casa, além do tipo de imóvel e do entorno que mais atendem suas necessidades.

2. Quais cuidados são necessários antes de adquirir um lote em Aracaju?

Faça uma visita ao local

O primeiro passo para comprar um lote em Aracaju é separar um horário na agenda para fazer uma visita ao local da obra. Isso é muito importante não apenas para compreender os projetos que a empresa responsável tem para a área, como também para perceber se você e sua família gostam do bairro e das adjacências.

É importante, por exemplo, que o empreendimento esteja posicionado perto dos principais serviços e áreas de lazer, principalmente se você tem filhos pequenos. Verifique a proximidade de alguns estabelecimentos, como supermercados, padarias, farmácias, restaurantes, escolas, academias de ginástica e assim por diante.

Escolha uma empresa idônea

A empresa responsável pela obra e pela gestão do loteamento tem um papel absolutamente importante no sucesso ou no fracasso do empreendimento. Por isso mesmo, se deseja comprar um lote em Aracaju, você não pode deixar de procurar informações sobre a sua atuação no mercado de imóveis da cidade.

Pesquise, por exemplo, se ela teve problemas em outros loteamentos ou se tudo foi entregue de acordo com o prometido, em datas compatíveis com o que é previsto em nossa legislação. Além de buscar a opinião de antigos clientes, você também pode fazer da internet uma poderosa aliada, procurando fóruns e blogs sobre o tema.

Observe a inclinação do lote

Se você conversar com um engenheiro ou um arquiteto, eles provavelmente falarão que, hoje em dia, é possível construir com segurança em qualquer tipo de terreno. No entanto, embora isso seja uma verdade do ponto de vista técnico, algumas características podem encarecer consideravelmente a obra, deixando menos interessante economicamente.

A declividade é um fator importante. Locais íngremes, por exemplo, embora possam custar menos que um terreno plano em um primeiro momento, pode dar alguma dor de cabeça no futuro. Por isso, o ideal é buscar um lugar já nivelado ou que apresente pequenas variações em declive ou aclive, para que você possa construir sem dificuldades.

3. Quais vantagens em ter um lote em Aracaju?

Possivelmente, a maior vantagem de comprar um lote em Aracaju é que você gera patrimônio, o que é muito interessante em um país como o Brasil, no qual a economia costuma sofrer oscilações e o mercado imobiliário se mostra como um dos setores mais sólidos, seguros e valorizados, mesmo com o passar dos anos.

Além disso, os terrenos têm um tremendo potencial e permitem que você monte um projeto de acordo com as suas demandas e expectativas, além dos anseios e necessidades da sua família. Você pode construir de acordo com as suas possibilidades financeiras do momento, passando cada etapa sem sacrificar o seu orçamento.

4. O posicionamento do lote realmente é relevante?

Muita gente debate sobre a importância do posicionamento do lote e esse é um dos temas que mais causa discussões em termos de compra de propriedades. Em linhas gerais, a frente voltada para o norte sempre foi a favorita dos engenheiros e arquitetos das cidades do hemisfério sul, por conta da incidência de raios solares.

Assim, a unidade não receberá luz de menos, o que predisporia o desenvolvimento de mofo, bem como não teria sol em excesso, uma vez que, no verão, a sombra seria abundante. No entanto, com o advento de equipamentos de refrigeração e técnicas de construção, dá para ter residências bem confortáveis, voltadas para qualquer direção.

5. Como ter segurança ao comprar o lote?

Como dissemos, para comprar um lote em segurança, a primeira atitude é verificar se a empresa que está lançando o condomínio é realmente idônea e conhecida no mercado, com um histórico ilibado. Já pensando no quesito da segurança, estar dentro de um condomínio é mais interessante em comparação com um lote individual.

Aproveite também para verificar a correção jurídica e financeira do empreendimento, assim como a sua regularização. Você pode fazer isso checando a documentação e as licenças, além de solicitar as certidões negativas de protesto, as cíveis, as de execuções fiscais e de ações federais, por exemplo.

6. É melhor comprar um lote ou um imóvel pronto em Aracaju? Por quê?

Muita gente fala que adquirir um lote é mais vantajoso que comprar um imóvel pronto e, embora essa afirmação tenha um fundo de verdade, as duas opções podem ser positivas. O benefício de um terreno, como dissemos, é que, além de custar pouco e ter um ótimo potencial de valorização, você pode construir de acordo com o seu orçamento.

Sendo assim, comprar um lote em Aracaju é uma oportunidade incrível de, mesmo com recursos mais modestos, fazer um excelente investimento, construir patrimônio para sua família e se tornar o dono de uma bela casa no futuro!

Esclareceu suas dúvidas sobre comprar um lote em Aracaju? Ficou interessado em adquirir um terreno com uma empresa idônea? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco!