Casa e Construção

Pé-direito alto, baixo ou duplo: entenda as diferenças e saiba como escolher!

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 12/08/2020
Pé-direito alto, baixo ou duplo: entenda as diferenças e saiba como escolher!
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

O setor imobiliário vive em constante evolução e está sempre se adequando às novas necessidades, demandas e expectativas que a sociedade gera com o passar do tempo. A decoração é um dos segmentos que mais reflete essa realidade e, por isso, você não pode deixar de saber o que é um pé-direito alto, baixo ou duplo.

As plantas baixas e projetos de construção escolhem essas característica em sintonia com diversos fatores, uma vez que há uma implicação direta na sensação de conforto visual, amplitude e na instalação de luminárias, spots e outros dispositivos. Continue lendo este conteúdo e aprenda mais sobre o tema!

Afinal, o que é um pé direito?

O famoso pé direito, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é simplesmente a altura da parede de um local. A sua definição correta é: a distância vertical entre o piso e o teto de um determinado ambiente. O curioso nome tem a sua origem na unidade de medida utilizada nos Estados Unidos e no Reino Unido, que é feita em pés.

No universo da construção civil, da arquitetura e do design de interiores, é muito importante dominar esse conceito, pois ele tem uma influência direta na percepção de amplitude e profundidade dos cômodos, além de influenciar em vários outros aspectos, como a circulação de ar, iluminação e passagem de componentes elétricos.

Quais são os tipos de pé direito?

Agora que você já compreendeu melhor a origem do termo e o próprio conceito de pé-direito, chegou a hora de descobrir quais são os principais tipos e de que maneira eles influenciam o ambiente e até o estilo de vida dos moradores. Confira abaixo alguns exemplos mais recorrentes nos imóveis brasileiros!

Pé-direito baixo

O pé-direito baixo, como o próprio nome já diz, é o que apresenta uma altura mais diminuta. Logicamente, essa medida pode variar, mas ela é considerada pequena quando gira em torno de 2 metros e 30 centímetros. Isso faz com que o ambiente fique mais apertado, mas também pode passar uma sensação de aconchego e intimidade.

Em linhas gerais, essas dimensões são usadas em empreendimentos que prezam por praticidade e dinâmica, como em conjugados e pequenos apartamentos. Mais especificamente, algumas áreas combinam melhor com essa escolha, como banheiros e corredores, que demandam maior proximidade com a iluminação.

Pé-direito alto

O chamado pé-direito alto é bastante celebrado no mercado imobiliário e citado como um diferencial pelos corretores que desejam vender um imóvel. Assim como os outros tipos, a altura aqui não é estipulada de forma exata, mas podemos considerar um pé-direito alto aquele que tem aproximadamente 3 metros, ou mais.

Isso proporciona uma maior sensação de amplitude e permite uma boa circulação de ar, combinando com ambiente sofisticados e um design diferenciado. Entretanto, nesses casos, o arquiteto precisa conseguir um bom equilíbrio entre os móveis, lâmpadas e acessórios utilizados, para que o local se torne aconchegante.

Pé-direito duplo

Agora chegou a hora de falarmos sobre o valorizado pé-direito duplo, que chega a ter duas vezes a altura de um pavimento, atingindo mais de 5 ou 6 metros em um só ambiente. Esse é um aspecto luxuoso, mais comumente encontrado em imóveis de alto padrão, como mansões, casas em condomínios luxuosos e apartamentos de cobertura.

Embora essa característica cause um impacto muito interessante do ponto de vista visual, ela também demanda um trabalho bastante minucioso por parte dos arquitetos, decoradores e até dos moradores. É preciso fazer um ótimo projeto para o local, além de preenchê-lo com itens decorativos e caprichar na hora da limpeza.

Como escolher o pé-direito ideal para você?

Depois de conhecer muito bem o conceito de pé-direito e descobrir quais são os principais tipos disponíveis no mercado, chegou a hora de observar algumas dicas úteis para que você decida qual é a melhor alternativa para as características do seu imóvel e o seu perfil. Continue lendo e descubra!

Considere o tamanho do imóvel

O primeiro passo para escolher o pé-direito ideal consiste em avaliar o tamanho do seu imóvel. Afinal, como dissemos nos tópicos acima, isso influencia diretamente na decoração e na maneira que o ambiente será percebido. Pense, por exemplo, que não faz sentido um cômodo com 3 metros de largura e 6 de pé-direito, não é mesmo?

As casas, por exemplo, costumam ser versáteis nesse ponto, pois possibilitam maiores mudanças e tendem a casar bem com alturas consideráveis. Os banheiros e lavabos, por outro lado, podem passar um maior aconchego com um teto mais baixo. Se você morar em um apartamento, é bem provável que a única mudança viável seja colocar gesso.

Descubra o trajeto do sistema elétrico

Você pode até não saber , mas os rebaixamentos de gesso são muito utilizados como um meio de passagem para tubos de fiação, especialmente em unidades mais antigas e que precisaram passar por uma atualização nesse aspecto. Obviamente, isso deve ser feito por um profissional, com o máximo de segurança e seguindo as especificações.

Outra tendência muito forte de decoração consiste no uso de spots e iluminação embutida, que dão um charme todo especial a um lugar. Mais uma vez, para que isso seja feito, é preciso apostar no rebaixamento, sendo essa uma alternativa comum para escritórios, banheiros, lavabos, áreas de serviço e até varandas.

Conte com a ajuda de um profissional

Por fim, para ter o melhor resultado na escolha do pé-direito, você pode (e deve) procurar ajuda de um profissional da área. Um arquiteto, engenheiro, decorador e até mesmo os corretores entendem melhor desses detalhes, podendo passar uma orientação mais estratégica sobre cada cômodo e possibilidade.

Mesmo que você ache que isso vai ser um gasto de dinheiro, o fato é que o conhecimento permite que você não perca seu tempo com projetos inviáveis ou incompatíveis com o seu estilo de vida. Assim, ao tomar a decisão do que pretende fazer, você terá um bom resultado, com o melhor custo-benefício.

Depois de ler este conteúdo, você não só aprendeu o que é um pé-direito alto, baixo ou duplo, como também aprendeu tudo o que você precisa para fazer a escolha perfeita para o seu imóvel!

Gostou de aprender mais sobre pé-direito? Quer contar com ajuda de quem entende do assunto? Então, entre em contato conosco!