Condomínio Horizontais

7 bons motivos para morar em casa!

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 09/12/2020
7 bons motivos para morar em casa!
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

A decisão pelo estilo de residência sempre vem acompanhada de vantagens e desvantagens. Morar em casa pode ter certos benefícios que os apartamentos não garantem. Nesse sentido, o ideal é avaliar os critérios que você considera mais relevantes para a sua grande decisão em comprar uma casa contemporânea ou um imóvel em um estilo mais peculiar.

Tendo isso em vista, selecionamos algumas vantagens de se morar em uma casa. Como o ato de decidir entre casa ou apartamento pode ser um dilema para a maioria das pessoas, o objetivo deste material é explicar os sete principais benefícios que podem ser desfrutados ao escolher morar em casa. Continue lendo e veja quais são!

1. Sem taxas de condomínio

Uma das primeiras vantagens de morar em casa se refere ao quesito economia: ao contrário de quem reside em apartamento, o proprietário não precisa se preocupar com taxas de condomínio, exceto em casas que são construídas em condomínios horizontais. Desse modo, a não obrigatoriedade de pagar condomínios pode representar uma boa economia no orçamento doméstico.

2. Maior privacidade

Residir em apartamento ou em condomínios horizontais com muitos outros edifícios pode reduzir a privacidade da família. Ao contrário de quem decide morar em casa, em apartamentos há maiores possibilidades de olhares ou ouvidos curiosos quanto ao que acontece no ambiente do seu lar. Além do mais, investir em uma casa assegura vantagens como maior liberdade e privacidade que você e sua família merecem.

Outra vantagem de comprar ou alugar uma casa é a possibilidade de realizar ajustes na decoração ou na infraestrutura, conforme a sua preferência. Como você é o proprietário do espaço, há possibilidade de modificar a casa assim como desejar, desde que obtenha autorização legal para isso.

Há, ainda, outras vantagens como não precisar se preocupar com música alta e nem com gritos ensurdecedores de vizinhos, como pode acontecer com quem reside em apartamento. Logo, quando comparado ao apartamento, morar em casa tem vantagens substanciais e pode simbolizar maiores chances de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar de quem faz essa opção.

3. Possibilidade de cultivar um jardim

Se você gosta de terrenos espaçosos, ambientes bucólicos, com plantas e flores e se considera amante da natureza, não tenha dúvida: é hora de adquirir sua casa própria e cultivar um belo jardim. Além de embelezar o ambiente e trazer ar fresco para a sua casa, cuidar de plantas também é uma excelente atividade para preencher o tempo ocioso e relaxar a mente. Os minutos dedicados à jardinagem e à exposição do corpo à luz solar trazem importantes benefícios à saúde mental e física.

4. Menos barulho

A maioria dos investidores nesse tipo de imóvel defende essa opção porque gostam de ter mais tranquilidade e viver em um ambiente mais silencioso. Um dos grandes benefícios é que não é necessário conviver com o barulho dos vizinhos dos andares superiores ou que moram ao lado. Com frequência, essas situações produzem estresse, ansiedade e podem atrapalhar até mesmo a produtividade acadêmica ou profissional.

Por isso, ainda que em casas exista alguma eventual possibilidade de acontecer barulhos, a chance de ter som de móveis sendo arrastados, latidos de cães ou de crianças chorando são bem menores. Mas vale ressaltar que viver em casa também se torna uma alternativa para famílias grandes, e que são barulhentas por natureza. Afinal, quem não gosta de ser incomodado também não deve incomodar, concorda?

5. Possibilidade de ter animal de estimação

Na maioria dos prédio não é permitido ter animais de estimação, principalmente aqueles de grande porte e que fazem barulho. Dessa maneira, ao alugar ou adquirir sua casa própria, você pode presentear as crianças com um pet e proporcionar mais alegria à rotina de seus filhos. Crianças que cuidam de animais de estimação são mais alegres e sociáveis do que aquelas que não têm esse privilégio.

Assim, ao morar em casa, o proprietário pode reservar um espaço até mesmo para a construção de um canil, por exemplo. Uma casa com quintal espaçoso possibilita cuidar de quantos animais for possível, até mesmo de cães de grande porte ou de aves exóticas permitidas pelas entidades ambientais.

6. Área de lazer privativa

Por mais que existam apartamentos em luxuosos condomínios verticais, com beleza exuberante e um conforto acima do padrão, nada se compara à possibilidade de ter sua área de lazer privativa. Comparando-se, minimamente, os espaços destinados ao lazer, pode-se afirmar que as casas ainda apresentam a vantagem de ter espaço externo.

Outro aspecto relevante é que em áreas de lazer de prédios, alguns moradores se sentem enclausurados, sem liberdade para se movimentar com tranquilidade, o que pode até prejudicar o estado emocional. Já em casas, a garantia de um cantinho privativo, personalizado à sua maneira, com piscina, churrasqueira e salão de jogos tornam o ambiente bem mais aconchegante e tranquilo.

7. Mais espaço para reunir os amigos

Para pessoas que adoram interação social e casa cheia de amigos, a melhor opção é morar em casa. Quem tem esse perfil e gosta de se manter sempre unido à família e aos amigos, o ideal é fazer investimentos em uma casa. Obviamente, é preciso salientar que neste período de pandemia é necessário cumprir os protocolos de isolamento social para a proteção da saúde.

Mas a boa notícia é que os desafios impostos pela pandemia de Covid-19 serão superados muito em breve. Isso possibilitará o retorno às atividades de rotina, sobretudo no que se refere às relações sociais. Sob essa perspectiva, a possibilidade de curtir ainda mais o espaço e o conforto de uma casa — e compartilhar bons momentos com os amigos — será muito maior após essa fase.

Por fim, vale destacar que muitas são as vantagens de morar em casa e de poder desfrutar de privilégios diferenciados. Entretanto, a decisão entre investir em casa ou em apartamento não é nada fácil. Portanto, o ideal é salientar os fatores positivos que podem influenciar essa escolha e, desse modo, fazer a opção mais adequada à sua expectativa.

Agora é com você: assine a nossa newsletter e receba, em seu e-mail, nossos conteúdos com dicas e sugestões sobre como sobre morar bem!