Arquitetura e Design

Sanca invertida: quais são os cuidados para este tipo de acabamento?

Cláudia Dunkel
Escrito por Cláudia Dunkel em 28/06/2019
Sanca invertida: quais são os cuidados para este tipo de acabamento?
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Quando falamos em design e decoração, investir em um bom projeto é algo fundamental para conseguir deixar os ambientes mais bonitos e aconchegantes nos mais variados cômodos de uma casa. Por isso mesmo, você não pode deixar de saber o que é a sanca invertida e quais são os cuidados para este tipo de acabamento.

Essa é uma alternativa que vem ganhando bastante espaço no mercado atual e promete dar, ao mesmo tempo, um toque de modernidade, mas sem perder a elegância e o estilo que o seu imóvel demanda. Ficou interessado em aprender mais sobre essa escolha? Então não deixe de conferir esse conteúdo que preparamos sobre ela!

Afinal, o que é uma sanca de gesso?

A sanca de gesso é um acabamento feito com esse tipo de material e que é modelada, na maioria das vezes, como uma maneira de trazer mais beleza para o teto de uma propriedade, permitindo, dependendo do caso, um projeto de iluminação que torne o ambiente mais moderno e atraente.

Em linhas gerais, mesmo tendo um efeito muito positivo no design de qualquer espaço, as sancas de gesso são de fácil instalação e baixo custo, sobretudo quando feitas por um profissional especializado. Elas podem ser lisas ou decoradas, abertas, fechadas ou invertidas, estando cada vez mais presentes em imóveis residenciais e comerciais.

Quais os tipos de sancas de gesso?

Fechada

A sanca de gesso fechada nada mais é do que uma placa de gesso contínua, que fica mais baixa que o forro ou a laje do cômodo. Ela leva esse nome porque faz todo o contorno do ambiente e, por conta disso, só possibilita um projeto de iluminação direta, com circuitos de luz distribuídos por meio de spots, que podem ser direcionáveis.

Como não tem nenhum tipo de abertura, a sanca de gesso fechada não permite o uso de alguns elementos, como as lâmpadas fluorescentes tubulares, as fitas de LED ou as mangueiras de luz, por exemplo. Em linhas gerais, funcionam melhor em locais com um pé direito alto, como casas ou prédios mais antigos.

Aberta

A sanca de gesso aberta tem um padrão similar ao da fechada, com a diferença de que ela possibilita o uso da iluminação indireta, uma vez que há espaços abertos para embutir, por exemplo, as lâmpadas fluorescentes tubulares e as mangueiras de luz. Também é possível distribuir spots na parte rebaixada.

Dessa maneira, os projetos podem contar com uma iluminação difusa e direcionável, pois a moldura fica voltada para o centro dos ambientes e, no vão criado, pode-se voltar as luzes de forma que elas se reflitam no forro e iluminem o cômodo, fazendo um efeito bastante charmoso e aconchegante.

Invertida

A sanca invertida vem sendo bastante utilizada pelos arquitetos nos dias de hoje. Ela é constituída por um afastamento de alguns centímetros da parede, gerando um efeito de “teto flutuante” e criando vãos que ficam nas laterais, voltados para as paredes, avivando o espaço, realçando e valorizando os locais desejados.

É uma alternativa que não cria poluição visual e tem o diferencial de trazer uma atmosfera de acolhimento e bem-estar, com a combinação de spots e lâmpadas fluorescentes com as fitas de LED e os cordões de luz, enfatizando os contornos com bastante modernidade e elegância, desde que esteja alinhada ao estilo do projeto.

Que cuidados ter com a sanca invertida?

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre as opções disponíveis no mercado e conheceu um pouco melhor sobre os diferenciais de cada escolha, chegou a hora de descobrir quais são os cuidados que a sanca de gesso invertida demanda para deixar o ambiente bonito por muito mais tempo. Veja abaixo alguns deles.

Faça um projeto de iluminação

O primeiro dos cuidados que você não pode deixar de ter com a sanca invertida é fazer um bom projeto de iluminação. Afinal, pouco adianta investir tempo e dinheiro nesse tipo de acabamento se a luminosidade não for adequada para o ambiente e se os spots não realçaram os pontos altos da decoração do local.

Lembre-se que, mais do que um mero item de decoração, a sanca de gesso invertida é uma forma inteligente de trabalhar as fontes de luz, que precisam ser bem pensadas desde antes da obra. Dessa maneira, não deixe de fazer um estudo sobre as cores e os seus efeitos na ampliação dos espaços e na ênfase das características do imóvel.

Observe bem o nivelamento

Como dissemos ao longo desse conteúdo, um dos benefícios de utilizar a sanca gesso invertida é que ela tem uma boa capacidade decorativa, complementando a iluminação de uma maneira suave e elegante em qualquer ambiente. No entanto, logicamente, todo esse resultado vai por água abaixo se o projeto não for bem executado.

Eventuais desnivelamentos podem minar o ambiente, trazendo uma aparência de desleixo e de baixa qualidade. Obtenha inspirações com diferentes designers e consulte profissionais gabaritados para conseguir os melhores projetos, mas lembre-se que a execução precisa ser de alta precisão, até para não gastar dinheiro à toa.

Retire tudo para a instalação

Um dos grandes desafios de qualquer obra ou alteração estética que seja feita no setor imobiliário é que, em linhas gerais, isso causa uma quantidade imensa de sujeira. Com o gesso não é diferente e esse material pode se espalhar facilmente por uma propriedade, com o menor sinal de vento no local.

Dessa forma, é muito importante retirar tudo para a instalação da sanca. Além disso, depois de instalada, a sua limpeza deve ser muito bem pensada e feita com cuidado, principalmente com o uso de um pincel delicado ou um espanador limpo para retirar as impurezas, pois esse é um material frágil e que não pode entrar em contato com a água.

Como você pôde ver, a sanca de gesso invertida é uma alternativa excelente para a sua casa, esteja ela na fase de construção, esteja já pronta, caso você queira trazer mais sofisticação e conforto para os ambientes.

Gostou de aprender mais sobre a sanca invertida? Então que tal assinar, de maneira inteiramente gratuita, a nossa newsletter?