Casa e Construção

O que é preciso saber antes de fazer o alicerce de casa

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 02/10/2021
O que é preciso saber antes de fazer o alicerce de casa
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Pense bem: existe algo mais importante na construção de um imóvel do que o alicerce de casa? Certamente não. Essa fundação tem a responsabilidade de suportar todo o peso da unidade, além de garantir o nivelamento da edificação no terreno. Ou seja, é imprescindível para o sucesso da obra — e para manter sua construção em pé!

Mas o que considerar ao fazer esse processo de distribuição de cargas no solo? Neste post, vamos mostrar a você o que é preciso saber antes de desenvolver o sistema de fundações que constituirá a base de sua casa!

O que é necessário para fazer o alicerce de uma casa?

Separamos alguns conhecimentos necessários para realizar a fundação de uma casa. Saiba abaixo.

A escolha do tipo de fundação

Existem diversos tipos de fundação, como a superficial (que tem profundidade de escavação inferior a 3 metros e que costuma utilizar sapatas ou radier) e a profunda (profundidade maior do que 3 metros e que usa tubulões, estacas ou os chamados caixões).

A opção por um outro modelo de alicerce de casa depende do tipo de solo do seu terreno. Como descobri-lo? Você pode:

  • analisar o grau de compactação das camadas por meio de técnicas como sondagem a trado (broca), sondagem à percussão e sondagem rotativa e mista (que diagnostica o perfil geológico do subsolo, sua formação rochosa, além de eventuais alagados e afloramento de rochas);
  • visitar obras em andamento na vizinhança, verificando as soluções adotadas e as características identificadas nesses terrenos (eles podem dizer muito sobre seu próprio local de construção);
  • recolher amostras das camadas do solo para estudo de resistência.

Análise da viabilidade da obra

Feito isso, o ponto zero da construção de um imóvel é a pesquisa junto à prefeitura. Verifique se há limitações legais que seu processo construtivo deve sofrer: qual o recuo permitido até a frente da sua casa, por onde deve passar a rede elétrica, se há alguma árvore a ser mantida na fachada de sua residência: tudo deve ser analisado, a fim de evitar multas ou reconstruções posteriores.

Gabarito/Marcação

Trata-se do processo de definição do local onde a propriedade será construída, o que se dá por meio da colocação de um cercado de madeira retangular indicando a localização exata do alicerce de casa, das paredes e da estrutura (use o prumo para testar o alinhamento das estacas).

Essa demarcação deve ser feita com distanciamento mínimo de 1 metro da construção efetiva; é sobre esse isolamento que serão delimitadas (com arames e pregos) as posições das paredes e das valas de fundação. É uma fase de planejamento que antecede à escavação.

Escavação

Marcações devidamente realizadas, é hora de fazer perfurações para mapear o terreno, em busca de porções firmes que possam abrigar as estruturas de ferro e aço envolvidas em concreto, os chamados baldrames. É importante destacar que deverá haver uniformidade no nivelamento das valas, bem como que a profundidade mínima dessas escavações deve ser de 30 cm.

Camada de brita

Antes de fixar a armadura das sapatas (gaiolas), é imprescindível utilizar uma camada de brita compactada no fundo da vala, reforçando a resistência do solo. Uma vez que essa camada extra seja fixada no terreno, você pode providenciar os esqueletos que vão fortalecer as sapatas de seu futuro imóvel.

Para quem está confuso com os termos, vamos deixar claro que sapata é um elemento de concreto armado (geralmente quadrado ou retangular), posicionado de forma que todas as tensões da construção sejam depositadas pela sua armadura, e não pelo concreto.

Já o bloco de fundação é uma base semelhante a um pedestal, que absorve a carga e a distribui pela edificação sem a necessidade de armadura (similar ao radier, placa que abarca toda a área construtiva e também distribui as tensões uniformemente ao longo do terreno).

Dúvidas terminológicas sanadas, voltemos ao nosso passo a passo do alicerce de casa. O ponto de atenção agora são as armaduras das sapatas e do baldrame.

Armaduras do baldrame/sapatas

Essas armaduras deverão ser fixadas sobre a área que recebeu o reforço de concreto no solo. Esses esqueletos de aço (vigas) devem ser devidamente envolvidos por tábuas, preparando o baldrame para a fase de concretagem. Não se esqueça de que sistemas hidráulicos e elétricos devem ser passados por dentro das estruturas antes da concretagem, ok?

Impermeabilização do solo

O fato de considerarmos que uma simples infiltração no alicerce de casa pode colocar por água abaixo todo seu trabalho, já é motivo suficientemente forte para ter cuidado especial com essa fase de solidificação do alicerce da casa, concorda?

Pois é, quando a água se infiltra no concreto, sua armadura, seus revestimentos e alvenarias podem ser comprometidos com a proliferação de fungos ou bolores, além da perda da resistência dos materiais utilizados (com a consequente redução da vida útil da edificação como um todo).

Para evitar esse transtorno, o ideal é usar impermeabilizantes à base de concreto ou com base asfáltica na fase construtiva final, no intuito de evitar que uma eventual infiltração que venha do solo chegue às paredes da residência. Essa umidade pode ser oriunda das chuvas, lavagens, de banhos, entre outras causas.

Vale a pena lembrar que os gastos com uma boa impermeabilização (feita durante o andamento das obras) não chegam a 2% do custo total da construção. Por outro lado, quando esse trabalho é realizado após o diagnóstico de infiltrações, essa despesa costuma superar os 10%. Existem produtos específicos para a impermeabilização de baldrames.

Compactação do solo com brita/aplicação de camada lisa de concreto (contrapiso)

Por fim, a resistência e a diminuição do risco de umidade são fortalecidas com a compactação do solo com brita, bem como com a aplicação de uma camada de concreto nivelada (contrapiso), que vai deixar seu imóvel pronto para receber o piso.

Você já percebeu que uma simples técnica construtiva equivocada, implementada por uma construtora sem experiência no mercado, já é o bastante para colocar em risco a qualidade do imóvel, trazendo à residência infiltrações, degradações precoces do concreto e até mesmo riscos de desabamentos, certo?

Dessa forma, antes de comprar imóvel, é essencial pesquisar com atenção o know-how da empresa envolvida com a edificação, além de sua política de responsabilidade ambiental e inovação de seus projetos.

Erros que devem ser evitados ao se fazer o alicerce da casa 

Na construção do imóvel podem surgir diversos problemas decorrentes da má elaboração de projetos, execuções sem a análise de profissionais adequados, uso de material de qualidade baixa, equipamentos com defeitos, entre outros. 

Se não houver um planejamento bem definido ou aplicar soluções improvisadas para resolver problemas, as reformas tendem a se tornar um aborrecimento a longo prazo. 

Pensando nisso, para que você não tenha dores de cabeça durante a elaboração do seu alicerce, elencamos os erros mais comuns a fim de evitá-los. Continue lendo e fique atento às dicas a seguir. 

Não elaborar o projeto 

É importante que nunca deixe de fazer o projeto antes de dar início a obra. Apesar de reduzir os custos iniciais, não contar com um projeto bem definido e específico para a planta do lugar resulta em deformações e fissuras no alicerce, que prejudicam a qualidade da edificação. 

Você acaba gastando ainda mais com reparos e reformas. Executar uma construção sem um plano de trabalho, tomando como base somente suas experiências como construtor em obras é um erro muito recorrente e prejudicial para o resultado. O projeto é a primeira providência para executar o alicerce. 

Não realizar análise do solo 

É preciso fazer a análise e sondagem do terreno para entender qual a capacidade de construção que o local tem. Esse processo fornece dados essenciais sobre o ambiente, como tipo de solo, umidade, resistência e o nível do lençol freático, que comumente são ignorados, erro que pode causar danos graves à obra. 

Com isso, o projetista tem a capacidade de avaliar qual seria o alicerce indicado para o terreno e se vai ser necessário fazer ensaios adicionais para aprofundar as análises e conclusivas, a fim de fornecer segurança e economia para o trabalho. 

Ferragens aparentes nas vigas baldrames 

A viga baldrame é um dos elementos presente no projeto estrutural e, portanto, para desempenhar seu papel de sustentar a base e não provocar problemas nas construções, suas ferragens precisam estar cobertas por uma camada de concreto de pelo menos 3 centímetros e a alvenaria deve ser feita com blocos de concreto estruturais ou tijolos maciços. 

Um grande erro recorrente nas obras é a presença de ferragens expostas nas vigas baldrames. Isso ocorre durante a concretagem desse material, quando deveriam estar cobertas com 3 cm de concreto. 

Se elas não tiverem uma camada de proteção, não vão cumprir o seu papel estrutural, ficando à mercê de corrosão, danos estéticos e a longo prazo, estruturais. 

Uso de tijolos maciços não requeimados 

Normalmente, os construtores buscam por tijolos maciços não requeimados devido ao seu valor inferior. Contudo, seu preço é somente 10% menor do que os requeimados. 

Dessa maneira, a economia não vale tanto a pena, até porque esse material pode comprometer a qualidade do alicerce, gerando problemas como umidade recorrente. Utilizar tijolos furados também pode interferir de forma negativa na estrutura da obra

Ao escolher esses tipos de tijolos para alvenaria de nivelamento, durante o processo de compressão pelo peso das paredes, eles vão ser esmagados. 

Consequentemente, a base em que foi realizada a impermeabilização vai se desfazer, causando problemas de infiltração devido aos danos. Isso não só prejudica a estrutura, como também afeta toda a edificação e a saúde dos habitantes. 

Portanto, o ideal é não usar em nenhuma hipótese tijolos furados ou não requeimados para a alvenaria de nivelamento. Esses materiais aumentam de forma considerável os problemas da construção, resultando em mais patologias do que o esperado. 

Utilização de blocos de cerâmicos estruturais 

A utilização de blocos de cerâmicos também não é uma boa opção para fazer as alvenarias de nivelamento. O fato desse material ser estrutural não o faz resistente, ele tem uma capacidade mediana para controlar a umidade. 

Ele também pode se dissolver na capa de impermeabilização que está sendo feita e, assim, não vai funcionar da forma esperada, gerando infiltrações na obra e futuramente causar danos na estrutura. 

Uso de tinta inadequado ou impermeabilização mal feita 

Ao aplicar uma tinta imprópria para uma superfície, você vai ter como resultado uma textura diferente do esperado e, com o passar do tempo, pode surgir manchas e variação de cor no local. Assim, é recomendado que sempre respeite as indicações de uso de cada material. 

A pintura não é feita somente para a beleza do edifício, ela tem o papel de prevenir a degradação das estruturas pelas ações da natureza e do tempo. 

Nesse sentido, para conservar a obra, é importante estabelecer um período para o retoque, consultando sempre a necessidade de reaplicar os impermeabilizantes junto dos profissionais responsabilizados pela edificação. 

A impermeabilização pode ser a fonte de diversos problemas em pisos e paredes quando a construção é mal executada, como ferrugem, apodrecimento de materiais, surgimento de bolores e manchas, descolamento de tinta e rebocos, danos no sistema da fundação e entre outros. 

Trata-se de uma lista extensa, pois é uma etapa que precisa ser feita com muita atenção, qualquer erro pode afetar todo trabalho feito. 

No mercado existem diversas opções desse material, desde os que são incorporados à argamassa até os que são aplicados de modo direto nas superfícies construídas. É essencial ter conhecimento sobre os tipos de impermeabilizantes que podem ser utilizados no projeto. 

Ausência de inspeção na obra 

Ruídos na comunicação entre operários e contratantes é algo comum em obras. Entretanto, é muito importante fiscalizar de forma rigorosa a execução do trabalho para garantir um ótimo resultado. 

Um ponto crítico dessa falta de sintonia é a espessura da base e contrapiso, que deve ser analisada com bastante atenção antes de receber os acabamentos finais. 

Problemas com infiltrações tendem a surgir se o encanamento, impermeabilização ou escoamento de água são realizados sem vistoria. Os gastos posteriores podem ser ainda maiores caso o projeto seja entregue mal planejado ou realizado com descuido. 

Conte com um intermediário de alta competência para realizar o trabalho, ele vai ser responsável pelo controle de qualidade. 

Agora, você entende os elementos necessários para fazer o alicerce de uma casa e conhece os principais erros que são cometidos durante a construção, tendo em mãos informações primordiais para obter sucesso em sua obra. Gostou das informações que trouxemos? Então, deixamos o convite para que compartilhe com seus amigos do Facebook, Instagram e Twitter os seus novos conhecimentos.