construtora de confiança

Saiba como escolher uma construtora de confiança!

O mercado imobiliário começa a assistir a uma retomada do crescimento em todo o país. Taxas de financiamento atrativas, maior estabilidade econômica e grande variedade de ofertas são alguns fatores que tornam interessante o momento para quem quer trocar de casa, sair do caos dos centros urbanos ou realizar o sonho de ter seu primeiro imóvel.

Mas na hora de buscar uma oportunidade de mercado, vem a dúvida: como encontrar uma construtora de confiança? Este post vai ajudar você a entender o que deve ser levado em consideração ao escolher a empresa que será responsável por materializar seu sonho! Confira agora!

Saiba a diferença entre construtora e incorporadora

É importante entender que nem sempre a empresa que faz o planejamento imobiliário é a que executa a obra. Isso exige do comprador uma pesquisa mais aprofundada sobre quem vai efetivamente construir seu imóvel e quais terceirizações ocorrerão. Afinal, não adianta adquirir uma casa em condomínio fechado de uma incorporadora famosa no mercado se não há uma construtora de confiança envolvida na edificação.

A incorporadora é a “mente pensante” do empreendimento. É ela que identifica oportunidades, articula o risco imobiliário, escolhe e negocia o terreno, formula o projeto, regulariza o registro imobiliário e faz os lançamentos e as vendas.

A construtora será contratada para fazer a edificação em si mesma (execução da obra). É ela quem vai “colocar a mão na massa”, contratando mão de obra e maquinário, responsabilizando-se pela qualidade física da obra e pelo cumprimento dos prazos de execução.

Existem muitas empresas que atuam como construtora e incorporadora (simultaneamente). Ou seja, elas centralizam sobre si todas as etapas do projeto, da planta ao acabamento. É importante ter consciência dessa diferenciação porque algumas incorporadoras subcontratam a construtora. Nesses casos, é preciso ficar atento para saber se construtora envolvida no projeto é de confiança.

Dê preferência a quem vai além da construção: urbanização é fundamental

Enquanto a construtora/incorporadora tem como foco as limitações físicas da própria planta, uma urbanizadora vai adiante. Ela se preocupa com todo o planejamento urbano dos arredores da área construída, centralizando suas atenções em um modelo construtivo que esteja inserido dentro de um projeto mais ambicioso, de modernização da região, criação de um ecossistema urbano de bem-estar e respeito/integração ao meio ambiente.

Não por acaso, os lançamentos das melhores urbanizadoras englobam ações de reflorestamento, reuso da água e fontes de energia alternativa. Uma urbanizadora trabalha para desenvolver regiões com alto potencial de valorização em sinergia plena com a natureza.

Pesquise as obras anteriores da construtora e sua reputação no mercado

Visite outras obras da construtora; converse com clientes que adquiriram produtos da empresa; faça uma investigação criteriosa sobre sua reputação no mercado e busque opiniões de quem já adquiriu uma unidade: todo esse trabalho de estudo requer tempo e é essencial para não errar na escolha da construtora de confiança. Mas como fazer tudo isso, na prática?

Você pode começar acessando sites de reclamação e de defesa do consumidor (como Reclame Aqui, Consumidor, Proteste, Idec e Procon de seu estado). Analise o volume de queixas da construtora em relação à média do mercado. Leia o teor das insatisfações, comparando sempre com os pares do segmento.

Você deve também entrar nas redes sociais da empresa e estudar qual o teor das interações dos clientes nas páginas. Se possível, entre em contato direto com esses consumidores, questionando o que houve de errado e como a empresa se portou na resolução do caso.

Por fim, vá a campo visitando algumas obras da construtora. Verifique como é a organização do canteiro de obras, o cuidado dos trabalhadores na execução dos trabalhos, a limpeza do espaço, a tecnologia utilizada e o cumprimento das normas de segurança.

Você pode também entrar em contato com o SAC da empresa para sentir diretamente como é o tratamento ao cliente.

Pesquise o histórico e o know-how dos arquitetos/engenheiros responsáveis pelo projeto

A complexidade das obras na construção civil faz com que a responsabilidade de um projeto recaia sobre diversos profissionais, cada um segundo a sua especialização. Dessa forma, uma construtora de confiança certamente terá um arquiteto incumbido de conceber o projeto, definindo a divisão das áreas e uso dos espaços.

Haverá também engenheiros que ficarão com a atribuição de dimensionar a melhor forma de execução da obra, bem como de correlacionar sistemas hidráulicos e elétricos dentro do projeto definido, por exemplo. Você deve solicitar a relação dos profissionais envolvidos nessas etapas, pesquisando posteriormente qual o currículo (formação e experiência) de cada um deles. A qualidade da mão de obra diz muito sobre o resultado final.

Verifique qual a relação da construtora com a legislação

Avalie se a empresa tem alvará de construção e “habite-se” da obra (emitidos pela prefeitura), bem como certidão negativa de débitos com o INSS. Dê uma pesquisada no site do Tribunal Regional do Trabalho para saber a quantidade de processos trabalhistas movidos por empregados contra a construtora, o que pode sinalizar seu respeito aos valores éticos-profissionais e cumprimento das normas de segurança do trabalho.

Uma construtora de confiança deve ainda exibir ao pretenso comprador o memorial descritivo, o qual informa todos os detalhes da construção. Em se tratando de imóvel comprado na planta, peça também ao corretor uma cópia do “Instrumento de Promessa de Contrato de Compra e Venda” para estudar minuciosamente suas cláusulas (se preciso, com o auxílio de um advogado).

Procure informações sobre certificações e reconhecimentos da instituição

Existem algumas certificações relevantes na construção civil e que indicam se estamos lidando com uma construtora de confiança. Veja algumas delas!

Certificação LEED

Criada pelo U.S. Green Building Council (USGBC), a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é um reconhecimento internacional que atesta a expertise da construtora em matéria de eficiência energética/hídrica, bem como sua contribuição para a diminuição dos gases do efeito estufa.

PBQP-H

Sigla para “Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat”, o PBQP-H é uma certificação criada pelo governo federal em 1991 com o objetivo de estimular a melhoria da qualidade construtiva e a modernização das obras no país.

Trata-se de um certificado difícil de ser obtido, cuja análise se baseia na qualidade da matéria-prima utilizada, qualificação profissional, inovação tecnológica e atenção à sustentabilidade.

ISO 9001

Semelhante ao PBQP-H, a ISO 9001 é também uma certificação ligada à qualidade e credibilidade da construtora. Entretanto, existem algumas diferenças entre os dois reconhecimentos.

A ISO 9001 também analisa a organização dos processos, a interação com o consumidor, bem como e qualidade dos serviços oferecidos. Além disso, enquanto a ISO é uma norma internacional, o PBQP-H é um programa do governo federal, pré-requisito para participação da construtora em programas de habitação pública, como Minha Casa, Minha Vida.

Agora que você tem uma espécie de bússola para encontrar uma construtora de confiança, entre agora em contato conosco e conheça nosso portfólio! Com 20 anos de mercado, 1,3 milhões de m2 urbanizados e um extenso mix de projetos que unem tecnologia de ponta e interação com o meio ambiente, a Laredo Urbanizadora tem certamente o empreendimento ideal às necessidades de sua família!