Bem estar e Integração

Animais em condomínio:  5 pontos de atenção para uma boa convivência com vizinhos

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 24/01/2022
Animais em condomínio:  5 pontos de atenção para uma boa convivência com vizinhos
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Animais em condomínio é sempre um assunto polêmico que rende muito pano para manga. Uns amam, outros não concordam tanto assim. A verdade é que a Lei prevê que isso não pode ser proibido, mas sim que regras a respeito devem ser determinadas, monitoradas e seguidas.

A seguir, explicaremos um pouco mais sobre como garantir uma boa convivência com os pets no condomínio. Quer entender melhor? Continue lendo e confira 5 pontos de atenção!

1. Siga as normas do condomínio

Primeiro passo para uma boa convivência com animais, principalmente cachorros, em condomínio é conhecer quais são as normas e regras a esse respeito. Você deve pedir para a pessoa responsável uma cópia e conferir o que pode e o que não pode ser feito.

Afinal, conhecendo seus deveres, você pode cumpri-los, evitando problemas e reclamações. Por outro lado, você vai ficar por dentro do que é seu direito também, usufruindo deles e não sofrendo nenhuma privação.

2. Use guia nas áreas compartilhadas

Mesmo que seu cachorro seja manso e pequeno, é importante usar guia ou coleira quando você estiver transitando com ele pelo condomínio. Mesmo no seu colo, ele pode escapar e acabar incomodando alguém.

Embora a maioria das pessoas não veja problema em brincar com um cachorrinho, é sempre bom prevenir desavenças e notificações. Seu cachorro pode ser inofensivo, mas se ele assustar a criança do seu vizinho, mesmo que seja querendo brincar, isso pode dar muita dor de cabeça!

3. Mantenha a higiene do ambiente

Esse é um problema bastante comum: gente que não recolhe o cocô do cachorro nem se importa de limpar a sujeira que ele faz. Especialmente se o condomínio tem espaço para pets ou permite que você circule, sempre se preocupe com a higiene.

Lembre-se de que os espaços são comuns a todos e, depois de você, outros irão aproveitar o mesmo local. Ao cuidar da manutenção do espaço nesse sentido, você também colabora para que essa seja a cultura de todos os moradores, melhorando o ambiente para todos.

4. Conheça os outros pais de pet

Isso pode parecer um detalhe bobo, mas não é. Ter amizade com os vizinhos é muito relevante para ter maior qualidade de vida onde você mora. No caso da convivência com pets, vocês podem se juntar para sugerir melhorias, por exemplo.

Outro ponto legal de citar é que donos de pets identificam os desafios enfrentados, então é possível melhorar o gerenciamento de conflitos, pois, um problema que você tem hoje pode ter sido algo que seu vizinho já passou e já resolveu, entende?

5. Não deixe seu bichinho ficar estressado

Bichinho estressado em condomínio é quase uma receita para problemas. Quando seu cachorro não está bem, ele vai dar mais trabalho, latir mais, destruir mais coisas dentro de casa e levar esse comportamento para fora, mesmo que seja por pura agitação.

Então, garanta o lazer do seu pet, levando ele para passear regularmente, brincando com ele, deixando ele socializar com os outros pets (viu como é importante conhecer os outros donos de cachorro?) e garantindo que o condomínio seja bom para ele também!

Tenha voz ativa na organização da convivência

Vale a pena salientar essa ideia: o que falta para que a convivência dos animais em condomínio seja melhor? Junte-se com a organização do local e os outros donos de pets, bem como demais moradores para encontrar soluções e pontos que podem ser aprimorados. Você mora no condomínio e deve ter voz ativa, combinado?

Para ter acesso a mais dicas de como melhorar a convivência e ter mais qualidade de vida, não deixe de acompanhar a Laredo Urbanizadora nas redes sociais, estamos no Instagram e no Facebook!