Bem estar e Integração

Descubra o que é o novo urbanismo e quais os seus pilares

Digital Laredo
Escrito por Digital Laredo em 26/09/2022
Descubra o que é o novo urbanismo e quais os seus pilares
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Todo mundo sabe que, com o passar do tempo, o mercado imobiliário vai adotando novas tendências e se adaptando, de maneira que seja possível atender melhor às demandas, expectativas e anseios de uma sociedade cada vez mais exigente. Por isso, descobrir o que é o novo urbanismo e aprender quais são os seus pilares é algo que pode ser muito interessante.

Trata-se de um movimento que vem ganhando muito espaço e segue de encontro à demanda atual de mais sustentabilidade e racionalidade, fazendo com que as cidades passem a ser projetadas e planejadas com mais inteligência, focando bastante na qualidade de vida. Ficou interessado? Continue sua leitura e aprenda mais sobre o assunto!

Afinal, o que é novo urbanismo?

De uma forma resumida, podemos definir o novo urbanismo como um movimento de design urbano, cujo mote principal é o de promover hábitos de vida mais saudáveis, a adoção de medidas sustentáveis e que valorizem o senso de comunidade nas pessoas. A ideia é aumentar o coletivismo e, a longo prazo, transformar positivamente a nossa sociedade.

O conceito não é propriamente recente, tendo surgido na década de 1980 ou mesmo antes, como uma resposta ao processo de extrema urbanização nos Estados Unidos, se configurando como uma iniciativa de um grupo de profissionais americanos da área, focados em resolver estes problemas e aumentar a integração das cidades com seus habitantes.

Quais os pilares do novo urbanismo?

Basicamente, o novo urbanismo tem dez pilares. Entre os mais conhecidos, podemos destacar a priorização do “deslocamento a pé”, a “conectividade” e o “uso misto”, todos relacionados à mobilidade urbana e suas soluções. O conceito também preconiza a “variedade de imóveis” e “arquitetura de qualidade”, com ênfase na beleza e no conforto humano.

O movimento valoriza o princípio da “típica estrutura de vizinhança” e “densidade aumentada”, com uma utilização mais eficaz dos serviços e recursos para criar um lugar mais conveniente. Completam os pilares o “transporte verde”, a “sustentabilidade” e a “qualidade de vida”, gerando locais que enriquecem as atividades do dia a dia as pessoas.

Quais cidades seguem o conceito do novo urbanismo?

Nos dias de hoje, já contamos com algumas regiões seguem o conceito do novo urbanismo. Uma das que mais se destacam é Copenhague, na Dinamarca. Ela foi considerada, por exemplo, como a “cidade mais caminhável do mundo”, focando em ciclovias e diversas áreas verdes distribuídas por um tecido urbano compacto.

No Brasil, também contamos com bons exemplos, dentre os quais podemos destacar o bairro planejado de Pedra Branca, localizado na cidade de Palhoça, que fica na Grande Florianópolis. É um empreendimento imobiliário com forte espírito comunitário, onde as pessoas podem morar, trabalhar, estudar e relaxar, tudo em perfeita harmonia com o meio ambiente.

Como você pôde ver, o novo urbanismo não apenas é uma tendência forte para os próximos anos, como deve se configurar, mais cedo ou mais tarde, como o padrão de desenvolvimento para os principais centros urbanos do planeta.

Gostou de descobrir o que é o novo urbanismo e os seus pilares? Então compartilhe este artigo com seus amigos nas redes sociais para que eles também entendam sobre o assunto!