Descubra os benefícios de investir em casas personalizadas

Descubra os benefícios de investir em casas personalizadas

Quantas vezes você já se pegou admirando uma casa de capa de revista e, por mais bela que fosse, pensou que não serviria para seu estilo de vida? Essa conclusão reflete o fato de que um lar é muito mais do que uma obra de arte arquitetônica. Para funcionar, ele precisa atender aos anseios dos moradores — o que passa pelo aspecto estético, mas vai muito além dele.

Se você pretende investir em uma obra que traga mais qualidade de vida para o dia a dia da sua família, está na hora de conhecer os diferenciais das casas personalizadas. Confira!

O que são casas personalizadas?

Casas personalizadas são imóveis projetados a partir do perfil dos moradores, com base na quantidade e na faixa etária das pessoas que vão habitá-las, bem como suas profissões, seus hábitos, seus hobbies e, ainda, seus planos para o futuro.

Na prática, em vez de a família se mudar para uma residência pronta e se adaptar às suas estruturas, é preciso que o construtor projete o local a partir de seus desejos, suas necessidades e sua capacidade financeira. Para entender como as casas personalizadas podem transformar a qualidade de vida dos moradores, confira quatro exemplos de moradias eficientes a seguir.

 

Casas para famílias com idosos

Para evitar quedas, nada melhor do que casas térreas — livres de escadas, degraus e desníveis. Nelas, é importante que os pisos sejam antiderrapantes e que os banheiros tenham barras de apoio instaladas.

Além disso, deve-se investir em uma boa iluminação, indispensável para executar atividades ao entardecer, como artesanato, cozinha, leitura e outras. Para tornar o dia a dia mais agradável e ajudar os idosos a passarem o tempo, pode-se prever o cultivo de uma horta ou de um jardim.

A localização da residência também é importante, especialmente para idosos que moram sozinhos ou passam o dia todo sem companhia. Em condomínios fechados, as estruturas de uso coletivo propiciam a criação de laços de amizade com a vizinhança e afastam a sensação de isolamento.

Além disso, é importante que a região tenha vias com calçadas bem assentadas. Isso é fundamental para ajudar a prevenir tombos e consequentes fraturas.

Casas para pessoas com dificuldade de locomoção

Para estimular a autonomia, as casas devem ser acessíveis, ou seja, sem barreiras. Imóveis térreos, com portas e corredores mais largos, além de rampas de acesso, são ideais. Banheiros com barras de apoio, louças e metais adaptados também são imprescindíveis.

Os móveis devem ser dispostos de maneira que permitam trafegar entre os ambientes sem esbarrar neles. Já os tapetes, pelo risco de enroscar nos calçados, devem ser evitados.

Ao mesmo tempo, ter uma infraestrutura externa que favoreça a prática de atividades físicas, especialmente ao ar livre, é um fator importante para ajudar na reabilitação das aptidões físicas.

Casas para famílias que gostam de receber os amigos

Para receber bem, nada melhor do que ter um espaço gourmet integrado às áreas de estar. Sem paredes para dividir os ambientes, o responsável por preparar os petiscos consegue visualizar e interagir com os convidados sentados em outro cômodo.

Para mobiliá-lo, invista em peças confortáveis e resistentes a manchas. Se o ambiente for aberto, certifique-se de que os itens são resistentes à ação de intempéries. Também é importante ter um lavabo bem decorado, cujo estilo deve estar em harmonia com o do ambiente.

Casas para famílias com crianças e animais de estimação

Para colaborar com o desenvolvimento infantil, a casa deve ter recursos que façam as crianças trocarem as telas de tablets, smartphones e similares por brincadeiras cheias de movimento.

Moradias com áreas de lazer, com direito a quintal, gramado ou piscina, favorecem o convívio entre pais e filhos, bem como ajudam a torná-los mais sociáveis — já que eles ficarão acostumados a receber os colegas para brincar.

Além disso, o espaço extra é ideal para quem tem animais de estimação, pois evita que fiquem presos dentro de casa. Sabe-se que o convívio de crianças e pets é outro fator importante na formação dos pequenos.

Como montar ambientes de acordo com o perfil dos moradores?

Para que atendam aos desejos e às necessidades dos moradores, os ambientes personalizados precisam ser bem planejados. O projeto arquitetônico e a decoração de interiores devem levar em conta o estilo de vida da família, em momentos de trabalho ou de lazer. Assim:

  • quem trabalha ou estuda em casa precisa de um home office funcional;
  • aqueles que gostam de oferecer festas intimistas devem apostar na versatilidade de um lounge;
  • se o morador não abre mão de relaxar, pode ter um espaço de meditação ou mesmo uma sauna;
  • para um cinéfilo, o ideal é montar uma sala de cinema confortável e com boa acústica.

Como garantir que um imóvel seja personalizado e atemporal?

Ter um bom arquiteto, mão de obra especializada e materiais de boa qualidade faz que o investimento no projeto tenha vida útil longa, pois evita construções datadas e que necessitam de reformas em pouco tempo.

Nesse sentido, vale a pena investir em tecnologias que confiram conforto, segurança e sustentabilidade ao imóvel. Dessa forma, enquanto protegem sua casa, preservam o meio ambiente, ajudam a economizar nas contas de água e luz e, ainda, valorizam o patrimônio.

Qual é a importância de investir na decoração e no paisagismo?

A decoração de interiores traz personalidade aos ambientes — principalmente os internos. Por isso, tem papel tanto funcional quanto estético. De maneira geral, sua importância está ligada à sensação de bem-estar.

Já o paisagismo traz vida para as áreas externas. Mais do que considerar apenas o gosto dos moradores, porém, o paisagista exalta as características da vegetação local enquanto a emprega de maneira estética e funcional, de forma a criar sombras, formar barreiras visuais e assim por diante.

Entendeu por que investir em casas personalizadas é o melhor negócio para quem está em busca de mais qualidade de vida com o melhor custo-benefício?

Para saber como iniciar uma obra que atenda aos desejos e às necessidades da sua família, entre em contato conosco! Teremos prazer em ajudá-lo a encontrar a maneira mais indicada de realizar seus sonhos!

Posts relacionados