Um guia gratuito para você acertar na escolha e compra de um lote.
Saber como escolher a iluminação para a casa é fundamental. Além de funcionais, as lâmpadas e luminárias são capazes de transmitir sensações e de valorizar a decoração.
Entretanto, diversos fatores devem ser considerados no momento de elaborar o projeto da residência, como a proporção de lâmpadas em relação ao espaço, a temperatura da luz, a localização das luminárias, as características do ambiente, entre outros.
Por isso, o mais indicado é contar com a ajuda de um profissional especializado. No entanto, existem diversas regrinhas e dicas que todos deveriam conhecer. Quer saber quais são? Então, continue com gente e aprenda a valorizar a iluminação de sua casa!
Escolher a iluminação de acordo com o ambiente é imprescindível, afinal, cada espaço tem as suas necessidades especiais. O ideal é que o quarto, por exemplo, receba luzes suaves e aconchegantes. O mesmo não ocorre com a cozinha, que deve ser bem clara.
Por isso, o primeiro passo é fazer um projeto personalizado para cada cômodo. É claro, porém, que os seus gostos pessoais devem ser levados em consideração. Por isso, pense nas sensações que você deseja despertar em todos os cantinhos de sua casa.
Para ajudá-lo, separamos as particularidades de alguns ambientes. Confira!
A sala de estar é o cômodo onde relaxamos após um dia cansativo, vemos TV e recebemos amigos. Por essas razões, o ideal é que ela receba uma iluminação agradável e aconchegante.
A melhor maneira de obter esse efeito é investindo na iluminação indireta — que direciona o fluxo luminoso para o teto e espalha-se por todo o ambiente. Outra forma de criar uma sensação de aconchego é apostando em abajures e luminárias de piso.
Para destacar a decoração do ambiente, recomendamos a utilização da iluminação focal (ou direta) em alguns pontos específicos (objetos decorativos, estantes, aparadores etc.).
Entretanto, não exagere na quantidade e nunca coloque lâmpadas refletoras em cima do sofá, de poltronas e pufes, já que elas podem incomodar quem sentar nesses locais.
Assim como a sala, o quarto pede uma iluminação aconchegante e suave. Por isso, a luz uniforme e a indireta são as que dão melhores resultados nesse ambiente.
Você pode investir em abajures, luminárias (as com filtro de acrílico e vidro fosco são excelentes opções) em cima de um criado-mudo, por exemplo. Nesse caso, apenas tome cuidado para não projetar a luz na cabeceira da cama e atrapalhar o usuário.
Como realizamos diversas atividades no quarto — ler, ver TV, dormir, arrumar-se, descansar etc. —, o ideal é investir na dimerização. Dessa forma, é possível controlar a temperatura e a intensidade da luz de acordo com as tarefas que serão desenvolvidas.
A cozinha é um local que merece uma iluminação clara e intensa, já que precisamos enxergar com precisão os alimentos. Por isso, o melhor é optar por lâmpadas brancas com alto Índice de Reprodução da Cor (IRC) — como LED, halógenas e incandescentes.
Para que a iluminação seja ainda mais eficiente, uma dica é usar fitas de LED próximas às bancadas de trabalho (embaixo de armários, por exemplo). Além de melhorar a experiência de quem está cozinhado, esse recurso cria um efeito decorativo incrível!
Ah, vale destacar que quando a cozinha é integrada a outro ambiente, como a sala de jantar, o ideal é utilizar a mesma temperatura de cor nos dois cômodos.
Se você gosta de criar diferentes cenas de iluminação, a sala de jantar é o lugar ideal! Nesse ambiente, é possível brincar com diversos efeitos dependendo da ocasião — reunião com amigos, almoço em família, jantar romântico e refeições do dia a dia.
Você pode investir em dois focos de luz (vindos do teto) em cima da mesa para criar uma atmosfera intimista, por exemplo. Já para um ambiente todo iluminado, uma opção é a lâmpada difusa sobre o móvel — ideal para um almoço em família.
Veja outras opções:
Geralmente, os banheiros são os ambientes onde as pessoas mais cometem erros de iluminação. O problema é que, instalando luzes inadequadas, você poderá criar sombras no espelho, atrapalhando a experiência de quem se maquia ou faz a barba, por exemplo.
O ideal é que o local receba uma luz uniforme e intensa, principalmente perto da bancada da pia. Apesar do efeito decorativo, a luz de camarim deve ser evitada, já que ela cria sombras e tem uma temperatura muito intensa — fazendo com que o usuário transpire com facilidade. Nesse cômodo, uma boa opção são as lâmpadas difusoras.
Sem dúvidas, a área externa é o ambiente que tem mais opções no que diz respeito à iluminação. Aqui, você pode utilizar o recurso para incrementar decorações já existentes.
As arandelas, por exemplo, são ótimos recursos para dar destaque a objetos específicos, como estátuas, chafarizes, jardins verticais e pequenas plantas. Elas também são indicadas para a fachada de casas, já que iluminam o espaço de forma sutil.
Para não errar, o ideal é definir alguns pontos de interesse da área externa. Se você tem uma vegetação bonita, por exemplo, as luzes devem ser direcionadas a ela. Já quem tem uma linda piscina pode investir em iluminação por fibra ótica, por exemplo.
Em todo caso, vale destacar que existem alguns pontos da área externa que devem receber uma luz clara e intensa. É o caso de corredores, garagens, escadas e degraus.
Veja, abaixo, outras informações que podem ajudá-lo a escolher a iluminação ideal para a sua casa:
Agora que você já aprendeu algumas dicas para ajustar e fazer boas escolhas em termos de luminosidade para a sua casa, chegou a hora de conhecer algumas das principais tendências de iluminação para as decorações nos próximos anos. Leia o conteúdo abaixo e confira quais são elas.
Não é novidade para ninguém que o uso de LED vem crescendo exponencialmente nos últimos anos e, definitivamente, você deve considerar essa opção na hora de aprender como escolher a iluminação certa para a sua casa. Essa é uma escolha certeira, que vai embelezar os seus projetos e deixar a sua conta de luz muito mais barata.
Uma novidade quanto ao LED é a sua combinação com as tecnologias de automação disponíveis no mercado, agindo também na luminosidade dos ambientes sociais, como salas de estar e cozinhas americanas. Com o controle remoto do interruptor, por exemplo, é possível economizar ainda mais.
A fita de LED é outra forte tendência, que consegue deixar qualquer espaço com a atmosfera desejada. Ela é feita de um material flexível e que está disponível em cores variadas, conferindo muitas possibilidades de personalização. Um designer ou um arquiteto de boa qualidade podem causar muito impacto com o seu uso.
É possível, por exemplo, acentuar detalhes importantes na decoração, como quadros, móveis ou espelhos, assim como pisos e vitrines. Normalmente, a fita de LED é utilizada como luz indireta, mas as diferentes tonalidades e intensidades podem ser controladas, ajustando-se de acordo com a ocasião.
Não é novidade para ninguém que a maioria dos projetos atuais tem dado um valor para a sustentabilidade, até porque a construção civil é um conhecido poluidor do meio ambiente e as pessoas não querem mais ser coniventes com empresas e serviços que impactem negativamente a natureza do planeta.
Essa preocupação vem contribuindo para que os projetos de iluminação reflitam práticas mais inteligentes, com o uso de equipamentos que gastem menos energia, que não sujem o solo e também que sejam recicláveis. O melhor de tudo é que, dependendo do produto, isso ainda pode trazer um ar moderno e “cool” para o imóvel.
As luminárias de LED, como dissemos, estão em alta, pelo seu baixo consumo energético e pela sua maior durabilidade. A novidade é combinar essas lâmpadas com luminárias de bambu ou outros itens com um apelo eco friendly. Vale lembrar que esses produtos não devem usar componentes químicos pesados em sua composição.
Os projetos luminotécnicos estão ficando cada vez mais interessantes e oferecem boas opções para quem busca mais estilo e tecnologia em sua residência. Com eles, você pode proporcionar uma experiência muito interessante para os visitantes e, como morador, estar em um ambiente moderno e de acordo com seu gosto pessoal.
Uma das possibilidades, por exemplo, é a de alterar a temperatura das cores das luzes. Dessa forma, você pode mudar a decoração de acordo com o seu humor ou com um evento que você esteja fazendo na sua propriedade. Quer dar uma festa? Então, que tal apostar no jogo de contraste entre as nuances quentes e frias?
Isso pode ser útil até para a sua saúde e qualidade de vida. Uma gradação mais amarelada, por exemplo, parece ser mais confortável para espaços voltados para a leitura recreativa, o descanso e o relaxamento. Por outro lado, matizes mais gélidas são perfeitas para aumentar a concentração e destacar as definições e as texturas.
O uso de spots também já é uma tendência bem consolidada em muitos projetos de decoração, mas é uma opção que deve ganhar ainda mais espaço nos próximos anos, tanto pela sua beleza quanto pela versatilidade. Além de tudo, pode ser uma boa escolha para quem quer gastar pouco, visto que casa bem com lâmpadas de LED.
Os trilhos são, portanto, uma alternativa barata e econômica, que não exige uma grande obra para a sua instalação e que permite direcionar a claridade e trazer um excelente destaque para onde você bem desejar. Dessa forma, mesmo que você queira mudar um móvel ou objeto de lugar, não terá que alterar o sistema de iluminação.
Os rasgos de luz estão em alta e representam outra das maiores tendências de iluminação para as decorações. O seu ponto forte é a versatilidade, visto que eles vão bem em diversos ambientes, como a cozinha, a sala de estar, os quartos e, praticamente, todos os cômodos internos de uma casa.
Esse tipo de opção é valorizada com a criação de uma abertura no teto com gesso, formando uma espécie de desenho. Nesse local, são utilizadas as fitas de LED, que trazem uma aparência bastante clean e substituem as lâmpadas tradicionais, que gastam mais energia, esquentam e não trazem nenhum aspecto moderno.
Definitivamente, a decoração industrial voltou com tudo e tem boas chances de ganhar ainda mais espaço no setor imobiliário nos próximos anos. Esse estilo marcante vem se fazendo presente em móveis, na construção civil, nos objetos, e, principalmente, na iluminação de casas e apartamentos nos grandes centros urbanos.
Os projetos atuais estão incluindo vários estilos de luminárias feitas em cobre, sobretudo, das peças que abusam de formatos retilíneos e angulares, transformando completamente o visual de quartos ou salas de estar, possibilitando a criação de um incrível jogo de luzes e sombra, por exemplo.
Por fim, o aproveitamento cada vez maior da claridade natural é outra das grandes tendências de iluminação para as decorações do momento e está em sintonia não apenas com os preceitos de sustentabilidade, mas com aplicações modernas dos projetos de arquitetura de luxo e alto padrão.
As plantas e os arquitetos estão apostando em grandes janelas de vidro, que podem ir praticamente do chão ao teto, ou, até mesmo, em madeiras vazadas. Tudo isso é usado com simplicidade, sobretudo, no que tange às linhas, formas, curvas e adornos, que estão cada vez mais suaves.
Como percebemos, a iluminação tem um papel importantíssimo em uma casa. Além de criar diferentes efeitos, ela é a responsável pelo conforto e pela elegância de um ambiente.
Agora que você já sabe como escolher a iluminação certa para o seu lar, assine nossa newsletter e receba diversas dicas sobre decoração, construção e muito mais!
Nos dias de hoje, onde a urbanização avança a passos largos, a conexão com a…
Escolher onde morar é uma decisão que vai muito além de simplesmente encontrar um imóvel…
Se você pensa em adquirir um imóvel ou lote, é fundamental entender as opções disponíveis.…
Decidir o local do seu novo lar é sempre uma tarefa difícil. Para muitos,…
Cultivar um jardim na casa de praia é uma forma de manter a natureza ainda…
Viver de forma integrada com a natureza pode ser uma experiência enriquecedora para o seu…
Deixe um comentário