Guia completo para você acertar

Um guia gratuito para você acertar na escolha e compra de um lote.

BAIXAR EBOOK GRÁTIS
Categorias: Casa e Construção

Entenda a importância da acessibilidade na construção civil!

Assim como a arquitetura sustentável, a arquitetura inclusiva é (ainda bem) um caminho sem volta. Mas para tratar do assunto com a profundidade que ele merece, primeiramente, é preciso entender o que é acessibilidade.

Acessibilidade pode ser descrita como o ato de tornar possível às pessoas com quaisquer limitações, permanentes ou temporárias, o exercício de sua autonomia. O direito de ir e vir, por exemplo, depende da acessibilidade na construção civil.

Para compreender a importância disso, acompanhe o post e conheça os principais avanços e os alcances da acessibilidade nos projetos arquitetônicos.

O que determina a Lei da Acessibilidade no Brasil?

O Decreto 5.296/04, que atualizou aquela que ficou conhecida como Lei da Acessibilidade, normatiza os critérios para a promoção da acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Desde então, a urbanização de vias e a construção de instalações (públicas ou privadas) devem se basear nos pressupostos do desenho universal.

Esse conceito foi criado na década de 1960, nos Estados Unidos, sob o intuito de definir um padrão de ambientes e produtos que servissem a todos, sem a necessidade de adaptações, minimizando riscos e esforços independentemente das habilidades.

No Brasil, tem servido de base para as regras que orientam as construções. Conforto, funcionalidade e segurança são pré-requisitos do desenho universal. Assim, além de democratizar a autonomia, ele valoriza o desenvolvimento ao longo da vida.

Por exemplo, ambientes que obedecem ao desenho universal acompanham o crescimento das crianças que, quando pequenas, não têm acesso e, portanto, não conseguem manipular objetos que lhes são perigosos.

Ao mesmo tempo, as especificações do desenho universal facilitam a rotina em situações provisórias, mas que comprometem a mobilidade, como quando há necessidade de repousar por conta de uma fratura, de uma gestação de risco etc.

Como os critérios para construir são padronizados?

Os parâmetros para o dimensionamento, aplicação e manutenção de tudo o que diz respeito às adaptações em prol da acessibilidade devem seguir às determinações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Os critérios para a adaptação de edificações, ambientes, mobiliários e equipamentos urbanos são determinados pela ABNT NBR 9050:2004 e estão em constante atualização.

A ABNT NBR 16537:2016, por exemplo, previu a instalação de pisos táteis e alertas para obstáculos. Porém, a arquitetura é apenas parte da verdadeira acessibilidade. A tomada de consciência e a empatia são tão ou mais importantes, afinal, de nada adiantam os tais pisos táteis se as pessoas que não precisam atrapalharem o caminho adaptado.

Como viabilizar a acessibilidade na construção civil?

No último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, 45,6 milhões de pessoas haviam declarado alguma deficiência (motora, visual, auditiva ou mental). À época, isso representava quase um quarto da população.

Para melhorar o dia a dia, há uma série de adaptações que proporcionam conforto, segurança e autonomia, independentemente do tipo de limitação. Barras de apoio, por exemplo, são um equipamento curinga e servem para pessoas com deficiência, idosos, entre outros.

Como só agrega benefícios, investir em mobilidade vale a pena em qualquer imóvel. É, inclusive, uma maneira de valorizá-lo no mercado imobiliário por meio de um investimento baixo. Se dispensadas as tecnologias sofisticadas, o custo para atender às normativas corresponde um adicional mínimo ao valor de uma obra convencional.

Para economizar, o ideal é definir as medidas pertinentes à acessibilidade ainda no projeto, antes do início da construção. Se preferir fazê-las aos poucos, priorize a suíte. Para se inspirar, veja 9 elementos que tornam o lar mais acessível:

1. Rampas de acesso

Para determiná-las adequadamente, considera-se a altura do desnível e o comprimento da projeção horizontal. Para garantir a autonomia de cadeirantes, não devem ter inclinação maior que 8%.

Para inclinações entre 6,25% e 8,33%, recomenda-se a criação de patamares para o descanso (a cada 50m). Quando não há espaço suficiente, pode-se promover a circulação vertical com plataformas elevatórias ou elevadores residenciais.

2. Passagens e vãos

As áreas de circulação devem ter largura mínima de 90cm. Os dormitórios precisam de, pelo menos, 1,50m de diâmetro livre, para permitir o giro completo das cadeiras de roda. O movimento é importante para a pessoa manobrar e se deitar sem ajuda.

3. Portas e aberturas

O espaço entre os batentes das portas precisam ser mais largos, com pelo menos 90cm. Modelos de correr devem ter trilhos apenas na parte superior. Quanto mais fácil for o trajeto de cadeirantes e usuários de andador ou bengala, melhor.

4. Escadarias

A inclinação transversal não deve exceder 1% em escadas internas e 2% em externas. Já a largura deve ser proporcional ao fluxo de pessoas. Em áreas de uso comum, o mínimo admissível é 1,20m. Corrimãos e guarda-corpos devem ser fixados na parede.

5. Pisos antiderrapantes

Os revestimentos usados em toda a construção, principalmente em áreas molhadas, devem ser antiderrapantes, de modo a prevenir escorregões e acidentes domésticos. Desníveis sempre devem ser evitados. Por isso, o uso de tapetes é desaconselhado.

6. Barras de apoio

Instaladas nas paredes dos banheiros, especialmente no box, dão firmeza para os movimentos e permitem ficar sozinho em um ambiente íntimo.

As barras devem ser inteiramente de aço inox, material resistente à corrosão, e ter empunhadura ergonômica, para não prender o braço do usuário entre ela e a parede.

7. Luzes com sensor de movimento

Instaladas dentro e fora de casa, elas acendem quando o sensor detecta o movimento, tornando o ir e vir noturno muito mais seguro. Durante o dia, em qualquer construção o ideal é tirar o maior proveito possível da iluminação natural.

8. Mecanismos de acionamento

Tomadas e interruptores; interfone; quadro de luz; registros, torneiras e válvulas de descargas; maçanetas e comandos de janelas, entre outros devem ter mecanismos de acionamento adaptado (como alavancas), em altura compatível com a ABNT.

9. Tecnologias de automação

A automação residencial permite controlar os ambientes por meio do comando de voz ou do uso de interfaces que reúnem uma série de funcionalidades, como a abertura das cortinas, regulagem da temperatura do ar-condicionado e muito mais.

Em relação à decoração, qual é o estilo mais acessível?

No quesito acessibilidade, o estilo minimalista se mostra vantajoso. Quanto mais clean, com poucos e bons móveis posicionados sem atravancar as passagens, melhor.

A marcenaria deve ter cantos arredondados e os estofados, como colchão e sofá, espuma rígida. Se quiser investir em um item de peso na decoração, opte por um belo espelho inclinado, o que facilita a visualização por cadeirantes.

Ambientes integrados, outra característica do estilo, são ideais. Na cozinha, por exemplo, uma ilha de apoio facilita a manipulação dos utensílios durante os preparos. A pia deve ter um vão livre alto o suficiente para o posicionamento da cadeira, bem como altura do tampo compatível.

Por fim, a melhor maneira de acertar na construção de uma casa adaptada é ouvir a opinião do principal interessado. Quem tem de lidar com as dificuldades pode dizer o que realmente funciona.

Assim, o planejamento direcionado à acessibilidade na construção civil transforma o dia a dia de pessoas com deficiência e, ao mesmo tempo, a dinâmica da comunidade da qual fazem parte. Pequenas medidas geram autonomia e impactam profundamente na qualidade de vida de todos os envolvidos.

Para continuar por dentro do que há de mais interessante no universo imobiliário, assine nossa newsletter!

Melicio Machado

Deixe um comentário
Compartilhe

Últimos posts

Custo de construção: o que levar em conta na hora de construir?

Realizar o sonho de ter a casa própria envolve planejamento, seja para financiar um imóvel…

% dias atrás

Como saber qual o momento certo para comprar imóvel? Confira

Qual é o melhor momento para comprar imóvel? Essa é a pergunta que muita gente…

% dias atrás

Por que registrar imóvel? Saiba o que é preciso fazer

Registrar imóvel é fundamental para comprovar a propriedade de um bem imóvel e serve como…

% dias atrás

Como funciona análise de crédito no financiamento imobiliário?

Realizar o sonho da casa própria requer, muitas vezes, parcelar a compra desse bem. É…

% dias atrás

Decoração com plantas: confira 5 dicas

A decoração com plantas é uma tendência que chegou para ficar. Além de deixar os…

% dias atrás

Casa com conceito aberto: entenda o que é e quais as vantagens.

Quando falamos do mercado imobiliário brasileiro, uma coisa inegável é a grande variedade de unidades…

% dias atrás