Bem estar e Integração

Brincadeiras para os dias de chuva: como manter as crianças entretidas?

Melicio Machado
Escrito por Melicio Machado em 21/09/2018
Brincadeiras para os dias de chuva: como manter as crianças entretidas?
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Quando pensamos em crianças se divertindo, logo vêm à cabeça imagens da garotada brincando em áreas verdes, no mar ou na piscina, em um dia de sol brilhante e céu azul, certo? Mas nem sempre podemos contar com esse belo cenário. Nesses momentos, é bom ter ideias de brincadeiras para os dias de chuva.

Afinal, não é porque está chovendo que as crianças precisam ficar entediadas dentro de casa. Há opções de atividades fora ou mesmo na residência que podem distrair os pequenos enquanto o tempo está feio.

Jogos, brincadeiras, desafios, disputas e gincanas podem ser realizados sem precisar sair de casa, ali mesmo na sala de estar, cozinha, varanda, quarto ou qualquer outro ambiente doméstico. Os pais podem aproveitar esse momento com os filhos para propor atividades que desenvolvam a criatividade, a confiança e a autonomia dos pequenos.

Confira neste post sete dicas de brincadeiras e atividades para manter os pequenos animados mesmo nos dias chuvosos!

Teatro de fantoches

Já pensou em montar um teatrinho no meio da sua sala de estar para os pequenos? Basta utilizar fantoches que já tenham em casa ou improvisar, com muita criatividade e materiais disponíveis no dia a dia: meias, potes de iogurte, palitos de picolé, brinquedos antigos, pedaços de tecidos e retalhos, linhas, botões, canetinhas e material de pintura.

Com um pouco de imaginação, é possível criar personagens para as crianças darem vida a seus próprios espetáculos.

Pintando o sete

Sua menina não precisa ser uma Frida Kahlo, nem o seu garoto tem de ser um Pablo Picasso, mas a pintura pode ajudar a criançada a se expressar melhor e revelar muito mais do que você imagina sobre seus filhos.

Todo mundo sabe que faz bem deixar as crianças se sujarem um pouco enquanto se divertem. Mas a sua casa não precisa ficar uma bagunça, não é mesmo?

Forre a área com jornais antigos ou saquinhos plásticos. E então separe os pincéis, as folhas em branco, as tintas e deixe o seu pequeno colocar para fora o artista que ele pode ser!

Todos na cozinha

Com a fama dos programas de culinária na televisão, a criançada anda cada vez mais empolgada com a ideia de experimentar novas receitas — algumas até muito elaboradas para a sua idade.

Cozinhar em família pode ser uma atividade muito divertida e que ainda pode ajudar os pais a ensinar aos filhos a importância de uma alimentação balanceada. Pegue o seu mini chef e divirtam-se entre as panelas!

Jogos de tabuleiro

Esses jogos são muito úteis para ajudar no aprendizado da criança, pois desenvolvem aspectos cognitivos e trabalham a concentração, a atenção e o raciocínio lógico.

Deste modo, podem ser educativos e auxiliar a criança a reforçar conteúdos aprendidos na escola, como as habilidades matemáticas. Outro fator positivo é que esse tipo de atividade é uma ótima opção para promover a interação entre as crianças e contribuir para fortalecer os vínculos entre os familiares.

Quebra-cabeça

Assim como os jogos de tabuleiro, os brinquedos de quebra-cabeça podem servir para as crianças testarem suas habilidades cognitivas e ajudar nas capacidades de concentração e de raciocínio.

Outro ponto importante que a atividade ajuda a trabalhar é a paciência da criança, que terá de localizar as peças e encaixá-las uma a uma, corretamente, para formar a figura desejada.

Pausa para a leitura

Quem disse que, nos dias de chuva, precisam estar em casa você, as crianças e ninguém mais? Você e sua família podem convidar fadas, criaturas misteriosas, magos, reis, rainhas e princesas para transformar a sua sala de estar em um verdadeiro reino encantado!

Tire aquele livro que estava esquecido na estante ou o gibi preferido do seu filho e comece a narrar a trama. Faça uma maratona de histórias com a criançada. Vocês podem revezar a leitura, com cada um lendo um trecho da obra para o outro espectador.

Não economize na dramaticidade! Use a entonação da voz para criar climas de mistério e aventura.

Jogo da mímica

Advinha só qual jogo ainda é capaz de divertir toda a família? A brincadeira de desvendar o que está sendo imitado é um clássico dos jogos infantis e faz a alegria de crianças e adultos.

O sistema é bem simples e não precisa de objetos especiais nem uma estrutura especial para praticar. Basta o primeiro participante escolher o tema que vai imitar diante dos demais.

Vale o nome de um filme, um livro, uma fruta, um animal, um país, uma lenda, um super-herói, uma novela ou o que mais a imaginação ditar. Os jogadores na plateia precisam adivinhar a mímica. Quem acertar primeiro vai para o mesmo lugar e faz a imitação.

Passeios e atrações culturais com a criançada

Nem sempre as crianças gostam das brincadeiras dentro de casa e até os adultos podem se sentir muito chateados em ter que ficar enclausurados em um dia de chuva. Mas não precisa ser assim para os pequenos, nem para os mais velhos.

Há também a possibilidade de encarar o mau tempo e sair para levar a criançada em atrações culturais e para praticar outras atividades. Mesmo em ambientes fechados eles podem se divertir, interagir com outras crianças e aprender.

Aproveite para levar os pequenos ao teatro para ver um espetáculo infantil ou curtir um filme de animação, aventura ou fantasia no cinema. Que tal assistir a números de mágica ou malabarismos em um circo ao lado do seu filho? Você também pode pesquisar sobre exposições para ir com a criançada em um museu ou fazer atividades esportivas, como escalada ou boliche.

Mas se quando o tempo fechar você preferir mesmo ficar em casa com a criançada, não tem problema! Como vimos, não faltam boas opções de brincadeiras para os dias de chuva que cabem dentro do próprio lar.

Um ótimo argumento para convencer seu filho de que brincar em casa também pode ser divertido é ter um espaço mais lúdico dentro da própria residência. Que tal se aventurar na decoração e dar ao quarto infantil um toque de magia, criatividade e diversão? Descubra como no artigo que preparamos para você. Boa leitura!