Conheça os benefícios do gás natural para casa

Conheça os benefícios do gás natural para casa

Quem busca soluções sustentáveis e que geram mais conforto, eficiência e praticidade no dia a dia da família deve considerar o uso do gás natural para casa. As vantagens impactam em diversos momentos, da realização das tarefas domésticas ao aproveitamento das estruturas de lazer. O melhor é que, para que tudo isso seja obtido sem incidir no aumento da conta de luz, basta que o consumo seja feito de maneira consciente — o que tem relação direta com o conceito de energia limpa.

Vale lembrar que o gás natural é uma alternativa energética de origem fóssil (proveniente da matéria orgânica em decomposição, encontrada no solo), cuja queima não gera fumaça negra nem fuligem.

Sua combustão não polui o meio ambiente, pois libera, basicamente, vapor d’água e gás carbônico (CO2) — naturalmente dispersado pela natureza, mas em quantidade inferior a de outras fontes energéticas, contribuindo para o combate ao efeito estufa.

Para quem ainda tem dúvidas se o investimento vale a pena, conheça os benefícios do gás natural e saiba como tirar o melhor proveito dessa tecnologia!

Como o gás natural para casa pode ser aproveitado?

O gás natural impacta, positivamente, no cotidiano doméstico. Além disso, sua pureza e eficiência ajudam a conservar os equipamentos e eletrodomésticos, de fogões, churrasqueiras e lareiras a chuveiros, piscinas e saunas, entre outros.

Confira 7 benefícios e diferentes aplicações do gás natural e veja como ele transforma a maneira de a família desfrutar do lar:

1. Água quente à disposição

A primeira vantagem do gás natural para casa são os incomparáveis banhos quentes, relaxantes e sempre com uma ducha abundante, os quais permitem mandar todo o estresse por água abaixo.

Se deseja deixar o momento ainda mais especial, com ares de spa, invista em um toalheiro a gás. O acessório mantém as toalhas aquecidas e evita o mau cheiro decorrente da umidade.

Outro benefício da água morna é facilitar a limpeza doméstica, podendo ser usada na lava-louças e na máquina de lavar roupas, por exemplo.

2. Chama azul otimiza os cozimentos

Forte e constante, sem variações na qualidade, a chama azul do gás natural facilita o preparo dos alimentos. Além disso, por ser encanado, o fornecimento contínuo evita que o forno se apague na hora errada.

Outra vantagem é que não é preciso comprar nem arrumar um espaço para colocar o antigo e desajeitado botijão de gás, o que deixa a cozinha muito mais espaçosa e moderna.

3. Pisos aquecidos nos ambientes íntimos

O aquecimento do piso é feito por meio da instalação de um sistema radiante, deixando-o agradável e permitindo que os moradores andem descalços, inclusive, em dias mais frios, relaxando os pés após a jornada de trabalho.

Como é embutido no contrapiso, o sistema não ocupa espaço nem interfere na decoração dos quartos e outros ambientes, sendo muito mais vantajoso e discreto do que os aquecedores elétricos.

4. Roupas bem cuidadas

Ter uma secadora a gás natural permite lavar suas roupas sempre que desejar, independentemente do clima. O aparelho pode ser instalado em áreas pequenas e consegue dar conta de uma boa quantidade de peças por vez.

Outra vantagem é que muitas roupas, especialmente de cama e de banho, podem ir da secadora direto para o closet, dispensando a necessidade do uso ferro de passar, o que gera economia de tempo e de energia elétrica.

5. Churrasco sem resíduos e fumaça

A temperatura da churrasqueira a gás pode ser regulada, se adaptando ao tipo de alimento assado — o que resulta em preparos muito mais saborosos.

Com acendimento automático, o equipamento dispensa o uso de substâncias inflamáveis e não produz fumaça nem fuligem. Dessa forma, a área gourmet permanece muito mais limpa e agradável.

6. Lareira automatizada e sem sujeira

Lareiras a gás têm design moderno e deixam as salas de estar muito mais elegantes do que as tradicionais versões a lenha. Da escolha da temperatura à altura da chama, tudo é automatizado e regulado pelo controle remoto.

Entre as opções de revestimentos, há texturas de madeiras, de pedras, de tijolos e muito mais. O aquecedor fica restrito à parte interna e não interfere na estética.

7. Piscina aproveitável o ano inteiro

Para quem tem filhos, as férias de inverno, geralmente passadas em casa, serão muito mais divertidas, pois é possível deixar a televisão, o videogame e o smartphone de lado e brincar na piscina, ao ar livre, sempre que desejar.

Os adultos, por sua vez, podem aproveitar para usá-la para a prática esportiva, alternando as braçadas no lar com as idas à academia de ginástica.

Por fim, além dos benefícios que traz à família, uma piscina aquecida é o tipo de recurso que valoriza o imóvel, sendo um bom investimento.

 

Como economizar no uso do gás natural canalizado?

Utilizados de maneira correta, os equipamentos a gás se tornam mais eficientes — o que é importante, principalmente, nos meses mais frios, quando o consumo tende a aumentar.

Com relação aos aquecedores, evite deixá-los sempre no máximo, e temperar com água fria leva ao desperdício de gás e de água. Para ajustar a temperatura do banho, deve-se controlar a quantidade de gás.

Quanto ao uso do fogão, certifique-se de que os queimadores estão limpos e bem regulados. Chama amarela é sinal de que algo está errado, o que aumenta o consumo de gás.

Para verificar as condições de queima e exaustão, garantindo a segurança e o funcionamento adequado, as instalações e equipamentos precisam passar por uma inspeção técnica a cada dois anos.

Como é realizado o pagamento do gás natural?

O pagamento do gás natural é feito somente após o consumo e por meio de uma conta individual — inclusive para quem mora em condomínios.

A opção pelo débito automático é mais um facilitador, pois previne que o fornecimento seja cortado por conta de esquecimentos.

Se você tem alguma dúvida, dica ou conhece outras vantagens do uso do gás natural para casa, conte para a gente. Teremos prazer em ajudar e/ou trocar informações sobre essa alternativa energética que reúne sustentabilidade e eficiência e vem, cada vez mais, conquistando moradores por todo o Brasil. Fique à vontade e deixe seu comentário no post!

Posts relacionados