6-influenciadores-digitais-que-falam-sobre-saude-e-qualidade-de-vida

6 influenciadores digitais que falam sobre saúde e qualidade de vida

A tecnologia trouxe muitas facilidades para a nossa vida e mudou a forma como nos relacionamos, especialmente quando falamos das redes sociais.

Graças à internet, é possível ter acesso gratuito a dicas de saúde e qualidade de vida dadas por profissionais de diferentes áreas do conhecimento, da gastronomia à psiquiatria.

Saúde e qualidade de vida para todos os perfis

Nutricionistas, chefs de cozinha, médicos, psicólogos, psiquiatras e estudiosos de áreas ligadas ao bem-estar e à saúde alimentam sites e perfis nas redes sociais com valiosos conteúdos que podem ajudar você a se cuidar mais, a melhorar sua qualidade de vida e a tornar sua rotina mais equilibrada, seja com dicas de alimentação, de saúde ou de comportamento.

Conheça influenciadores que fazem sucesso 

Abaixo, nós listamos 6 desses profissionais e seus perfis que merecem ser seguidos por você:

1. Bela Gil (@belagil)

A apresentadora do programa Bela Cozinha, do canal GNT, é adepta de uma alimentação saudável, que resgata alimentos da cozinha tradicional brasileira.

Chef e nutricionista, Bela Gil combina diferentes tipos de alimentação natural, como a vegetariana, a vegana e a macrobiótica (seguida por seu pai, o cantor Gilberto Gil).

Para ela, o próprio alimento pode atuar como um remédio, se a alimentação for equilibrada e pensada para fortalecer o bem-estar físico e mental, já que corpo e mente estão diretamente conectados. Por essa razão, ela também reforça a importância de cuidar da mente e da paz interior.

Bela Gil ainda defende que a indústria alimentícia divulgue, de forma mais transparente, informações sobre o que comemos, pois isso é fundamental para a conscientização e educação alimentar da população.

Em seu perfil no Instagram, ela compartilha receitas e apresenta diversos ingredientes naturais, alguns deles desconhecidos da maioria dos brasileiros. Suas fotos também encantam pela beleza e naturalidade. Ela também possui uma página no Facebook e um canal de vídeos no YouTube.

2. Dr. Drauzio Varella (@sitedrauziovarella)

Médico experiente e escritor com diversos livros publicados, o doutor Drauzio Varella ficou nacionalmente conhecido após ganhar um quadro no programa Fantástico, da Rede Globo.

Em suas séries especiais na emissora, o cancerologista já falou sobre temas como primeiros socorros, combate ao tabagismo, transplantes, gravidez e planejamento familiar, entre outros.

Fora da televisão, ele mantém presença ativa na internet: além de um site com textos explicativos sobre o tratamento e prevenção de diversas doenças, ele possui uma página no Facebook, um perfil no Instagram e um canal no YouTube.

Em suas redes, ele divulga informações sobre saúde, dá dicas de leitura, fala sobre mitos e verdades na saúde e ainda responde dúvidas de seus seguidores. Paralelamente, compartilha suas experiências como corredor e maratonista.

O médico trabalhou durante uma década com a população carcerária da Casa de Detenção do Carandiru e é um dos pioneiros no tratamento de aids no Brasil.

3. Tua Saúde (@tuasaude)

Presente em praticamente todas as redes sociais, o site Tua Saúde reúne informações úteis de temas como nutrição, saúde, bem-estar e autoestima, em uma linguagem simples, clara e acessível ao público.

O conteúdo do site é divulgado em diferentes formatos: textos, listas, fotos e vídeos, também disponíveis no canal no YouTube, na página no Facebook e nos perfis no Instagram e Twitter. Alguns desses conteúdos são interativos ou trazem mensagens divertidas, com um toque de leveza e bom humor.

As orientações e curiosidades abordam assuntos como doenças, exames, remédios, benefícios nutricionais de alimentos naturais, receitas saudáveis, prática correta de exercícios, tratamentos da medicina alternativa e tradicional.

4. Fãs de Psicanálise (@fasdapsicanalise)

Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), instituição ligada à ONU, o Brasil é o país mais depressivo da América Latina. O “país do carnaval” está longe de ser um paraíso de alegrias, sendo também recordista em casos de transtornos de ansiedade.

O site Fãs de Psicanálise é mantido por diversos profissionais da área que colaboram para mudar essa realidade.

Por meio de artigos publicados no site, de postagens no Instagram, Twitter, Facebook e de vídeos no YouTube, são abordados temas como amor próprio, autoestima, família, relacionamentos pessoais e profissionais, sexualidade, doenças mentais e comportamentais, tratamentos, entre outros.

O conteúdo disponibilizado pela equipe técnica, colaboradores e parceiros também inclui dicas de literatura, cinema e testes que ajudam no processo de autoconhecimento.

Os profissionais lembram, contudo, que o intuito do projeto é informar e que este não substitui a opinião de um profissional de saúde, um diagnóstico médico nem os tratamentos.

5. Saúde Curiosa (@SaudeCuriosa)

O site Saúde Curiosa aborda diferentes temas, como dieta, gravidez, atividade física, beleza e bem-estar.

Os conteúdos são divulgados em diferentes formatos no site, no Facebook e no YouTube. Informações sobre como identificar determinadas doenças, quais os tratamentos disponíveis no mercado, mitos e verdades sobre saúde e beleza, receitas saudáveis e dicas de remédios caseiros são compartilhados com os seguidores.

O conteúdo ainda permite que o leitor faça testes para identificar se ele apresenta os sintomas típicos de determinadas doenças. Mas as informações servem apenas como orientação geral e não substituem a consulta regular de um médico e o tratamento prescrito por um profissional.

6. Mundo da Psicologia (@mundodapsi)

Diversos psicólogos e outros profissionais da saúde mantêm o blog Mundo da Psicologia, que oferece conteúdos com enfoque especial em temas ligados à psicologia e saúde mental.

Também presente nas redes sociais, o trabalho divulga técnicas e conhecimentos específicos da área para o público geral, em uma linguagem acessível e didática nos perfis no Twitter, Instagram, Facebook e YouTube. 

Dividido por categorias, o blog trata de temas curiosos (como o significado dos sonhos); fatos importantes, como a relação entre a saúde e o sono de qualidade; e assuntos delicados, como suicídios na adolescência.

Para tratar de questões mais complexas, alguns assuntos são abordados de forma mais aprofundada, com a ajuda de recursos elaborados, como infográficos. Filmes e séries de televisão são analisados sob o ponto de vista psicológico dos personagens para exemplificar alguns traços comportamentais.

Gostou da seleção que fizemos para levar a você mais conhecimento acessível sobre saúde e qualidade de vida?

Para acompanhar o conteúdo produzido por esses influenciadores, você pode seguir cada um deles em suas páginas ou sites. E, para continuar recebendo dicas de qualidade de vida como as deste post, basta seguir o nosso blog nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.

Posts relacionados