casa dos sonhos

Casa dos sonhos: comprar pronta ou construir uma?

Quem nunca pensou em ter a casa dos sonhos e viver momentos inesquecíveis com a própria família nesse espaço? Esse é um desejo recorrente, mas que não é fácil de ser conquistado, sobretudo em razão dos preços de aquisição de imóveis. Por isso, é fundamental aprender a decidir entre comprar tudo pronto e construir.

As duas alternativas têm vantagens importantes, mas também aspectos negativos, que precisam ser avaliados antes que qualquer decisão seja tomada. Afinal, essa escolha deve estar em consonância com o perfil de quem vai fazer a aquisição, bem como com seu orçamento e suas necessidades. Confira o conteúdo a seguir e descubra como fazer isso!

Simulador Laredo. Clique e conheça nossos projetos!

É melhor comprar a casa dos sonhos pronta ou construir?

O setor imobiliário tradicional é bastante conhecido, já que todos precisam de um lugar para viver. Esse é um mercado que se mantém constante e aquecido na maioria dos países: ou seja, em geral, é uma alternativa sólida para quem procura investir e ter um pouco mais de segurança no futuro.

Entretanto, as casas e os apartamentos podem ter preços elevados, principalmente nas grandes cidades. Nesse cenário, muitos já apostam em uma outra possibilidade: construir por conta própria. Que tal investir em um terreno ou em um lote e construir a casa dos sonhos?

Por que construir é uma boa opção?

Análise das necessidades e demandas da família

A primeira razão por que construir é a boa opção para ter a casa dos sonhos é que essa alternativa permite que, de maneira tranquila e sem pressa, se analisem cuidadosamente as prioridades, as expectativas e os anseios, assim como as necessidades e as demandas da família.

Isso quer dizer que, se o indivíduo tem muitos filhos, talvez seja uma boa ideia prever um número maior de quartos e banheiros. Da mesma maneira, se gostar de receber amigos e parentes, uma área social ampla pode ser imprescindível. Já para os amantes de animais de estimação, um quintal grande sempre será bem-vindo.

Possibilidade de contratar profissionais qualificados

A compra de um imóvel pronto normalmente não é barata. Isso porque, na precificação do bem, entram não apenas os custos de materiais, profissionais e projeto, mas também a margem de lucro que a construtora aplica para obter seu próprio rendimento.

Quando se constrói por conta própria, isso não acontece. E o motivo é simples: não há uma empresa de grande porte para entrar na equação. Dessa forma, é possível contratar excelentes profissionais, como um ótimo engenheiro, um arquiteto confiável, um decorador atencioso e até mesmo um designer de interiores dedicado — um especialista que está em alta no momento — para ter a casa do jeito que se idealizou!

Execução e acompanhamento do projeto do início ao fim

Um dos maiores benefícios de construir um imóvel desde o início, mas que poucos consideram, é o fato de que se pode acompanhar a execução de todas as fases do projeto. É fácil perceber que, em uma casa e em um apartamento já finalizados, isso é impossível — ou seja, em geral, é preciso aceitar tudo do jeito que vem e raramente há chance de mudar algum aspecto.

Já quando é o próprio indivíduo quem constrói, o cenário é completamente diferente. Tem-se, dessa forma, a possibilidade de fazer mudanças no decorrer do processo, especialmente quando se percebe que algo não está exatamente como se quer ou que existem pontos que podem ser aprimorados. Isso é crucial para ter um resultado final plenamente satisfatório.

Planeje sua casa! Clique aqui e baixe o e-book

Reuniões constantes com a equipe

Mesmo quem não é empreiteiro nem nunca teve contato com nada que lembre o mercado imobiliário ou a construção civil, pode fazer reuniões frequentes com os profissionais que atuam na construção. Aliás, é fundamental que essa possibilidade seja bastante aproveitada ao longo do processo.

Além de contratar bons profissionais (engenheiro, arquiteto, decorador ou designer), é importante garantir que haja encontros para que, durante as conversas, seja possível expressar os principais desejos e as necessidades fundamentais dos futuros moradores. Além disso, a cada etapa executada, é importante debater os aspectos mais relevantes, em busca de um desempenho cada vez melhor.

Construção de acordo com a renda e o orçamento

Para muitos, a maior vantagem de construir a casa dos sonhos desde sua fundação é que essa escolha permite executar cada fase de acordo com as possibilidades financeiras do proprietário. Em outras palavras, não é preciso ter um grande aporte inicial, como quando se decide comprar uma casa ou um apartamento já prontos ou que são construídos por terceiros.

Para edificar o próprio imóvel, pode-se juntar uma quantia para, inicialmente, apenas adquirir o lote. Uma segunda etapa pode envolver obter o montante necessário para a construção — e, para essa fase, não há datas preestabelecidas. Ao receber o décimo-terceiro, por exemplo, pode-se fazer a fundação. Da mesma forma, se houver um aumento de salário, as obras podem ser aceleradas.

Obter as vantagens de morar em um condomínio

Outra vantagem de começar do zero é poder construir a propriedade dos sonhos em um lote adquirido em um empreendimento residencial. Muito comuns nos dias de hoje, são conhecidos como condomínios fechados e vistos, muitas vezes, como oásis de paz, diversão, tranquilidade e qualidade de vida.

Dessa maneira, mesmo quem mora em grandes centros urbanos não precisa se preocupar com a criminalidade e a segurança da família. Isso porque, além de todo o aparato de vigilância, existem espaços internos para entretenimento — o que permite que se desfrute de todo o lazer possível, a poucos metros de casa.

Como você pôde ver ao longo deste conteúdo, construir a casa dos sonhos pode ser uma possibilidade muito mais interessante e até mesmo mais simples do que se imagina. Especialmente quando se encontra uma empresa e um condomínio que oferecem lotes com infraestrutura de boa qualidade para a família.

Gostou de aprender um pouco mais sobre a possibilidade de construir a casa dos sonhos desde o começo? Então, aproveite a visita aqui no blog para conferir este outro post: ele trata justamente sobre esse assunto e pode ajudar a esclarecer suas dúvidas!

Posts relacionados