convívio social

Saiba mais sobre a importância do convívio social para crianças e idosos

Manter boas relações interpessoais é fundamental para uma boa qualidade de vida e, para quem já está na famosa “terceira idade”, isso pode ser ainda mais relevante. Sendo assim, aprender um pouco mais sobre a importância do convívio social para crianças e idosos pode ser bastante interessante.

Essa é uma conjuntura muito profícua e que ajuda a trazer mais saúde, favorecendo o bem-estar de todos os envolvidos mesmo sem demandar grandes esforços nem proporcionar nenhum dano. Confira o conteúdo a seguir, descubra alguns dos maiores benefícios e veja algumas dicas para estimular esse tipo de convivência!

Simulador Laredo

Motivos para promover o convívio social para crianças e idosos

Para começar esse conteúdo, vamos mostrar alguns dos principais motivos para que você não deixe de estimular o convívio social para crianças e idosos, tanto se você tiver filhos quanto algum idoso na sua família. Descubra, ao continuar lendo, algumas excelentes razões para fazer isso!

Gera mais motivação para ambos

Um dos principais motivos para o convívio social para crianças e idosos é que isso gera mais motivação a todos, sobretudo para quem já está na época da terceira idade. Infelizmente, é bastante comum que idosos não se sintam tão estimulados a realizar atividades diárias, e isso ocorre pelos mais diversos motivos.

Uma causa que pode ser evitada com essa convivência é justamente a ausência de amigos próximos, o que poderia fazer com que os mais velhos perdessem um pouco do interesse e do seu prazer por atividades rotineiras, mesmo aquelas que antes eram consideradas agradáveis.

Melhora a qualidade de vida

O convívio social é fundamental em qualquer época da vida, mas para pessoas na terceira idade isso pode ser ainda mais imprescindível. Ao manter um relacionamento de amizade e convivência com crianças e todo o universo que as envolve, o indivíduo se sente mais feliz e disposto, aumentando sua autoestima e contribuindo para o seu bem-estar.

A socialização, nesse caso, terá um papel de trazer mais e mais sorrisos. Dessa forma, o organismo liberará uma substância chamada endorfina, que é responsável pela sensação de felicidade e é capaz de ativar o sistema imunológico, promover relaxamento, aliviar dores e combater o estresse, a ansiedade e a depressão.

Aprimora a saúde física e mental

Quando um idoso tem uma convivência com crianças, ele fica mais motivado para a realização das mais diversas atividades, o que ajuda a aprimorar a saúde física e a mental. Na medida do possível, o ideal é sair e ir a parques, clubes e praças, mas um condomínio fechado de boa qualidade pode ser uma excepcional alternativa.

Nesses locais, existem ambientes interessantes, que permitem que se faça toda sorte de atividades que promovem o fortalecimento do organismo e reduzem as chances do desenvolvimento de diversas doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson. Por isso, essa é uma forte tendência do setor imobiliário.

Tour Virtual no Thai Residence

Desenvolve a inteligência das crianças

As crianças são sedentas por aprender e, em linhas gerais, não é difícil perceber que o ser humano tende a ficar mais sábio conforme o tempo vai passando. Sendo assim, aproveitar os conhecimentos adquiridos por alguém que se encontra na terceira idade por ser um coadjuvante interessante na educação informal dos seus filhos.

Certamente, eles ouvirão histórias muito interessantes e poderão aprender mais sobre os mais diversos campos e áreas, inclusive com ensinamentos imprescindíveis para a formação do caráter, coisa que já começará a se desenhar a partir do momento em que uma relação de confiança, carinho e amizade for sendo constituída.

Dicas para o convívio social entre crianças e idosos

Agora que você aprendeu já um pouco mais sobre a importância do convívio social envolvendo crianças e idosos, chegou a hora de conhecer algumas dicas efetivas para que essa ação não fique apenas no campo das ideias e se torne, efetivamente, algo prático e recorrente. Confira a seguir como fazer isso!

More onde esse convívio é estimulado

A ideia de residir em condomínios que se preocupam com essa questão, por exemplo, pode ser muito proveitosa para aumentar o convívio social de todos os membros da família. Felizmente, nos dias de hoje, as melhores urbanizadoras estão mais focadas com a qualidade de vida e costumam promover espaços que contribuem para ocasiões aprazíveis.

Boa parte dos projetos atuais conta com ambientes como áreas verdes, playgrounds, quadras e piscinas, que podem fazer com que as pessoas se sintam mais motivadas e interessadas em experimentar momentos de diversão, lazer e entretenimento, sem a necessidade de ter que ter que ir para longe de casa ou sequer sair da segurança do ambiente interno.

Estimule as crianças a brincar ao ar livre

Outra atitude essencial para aprimorar essa convivência é não deixar as crianças restritas apenas aos brinquedos tecnológicos, como os aplicativos de celular, os videogames e outros gadgets muito comuns nos dias atuais. Mesmo que a automação seja um fator importante no estilo de vida de vocês, é preciso oferecer outras opções para os pequenos.

É justamente nesses momentos que poderá haver uma boa inteiração com as pessoas da terceira idade, principalmente se for um idoso conhecido, como um vizinho de condomínio ou de rua. Esse relacionamento é muito saudável e, não raro, acaba contribuindo para que crianças amadureçam seu vocabulário e suas habilidades sociais.

Participe de atividades voltadas para idosos

Por fim, você não deve deixar de participar de atividades que sejam voltados para o público da terceira idade. E, para estimular a convivência dos seus filhos com esse público tão interessante, carente e que tem tanto a ensinar, é preciso, logicamente, levá-los junto com você a esses eventos, sempre que possível.

Boas alternativas, por exemplo, são as igrejas locais, os centros comunitários ou mesmo bibliotecas, que apostam em qualidade de vida e no contato humano como um diferencial para trazer mais alegria. Se você quiser, sua família também pode se envolver na organização ou em um programa de voluntariado regional.

Gostou de aprender a importância do convívio social entre crianças e idosos? Ficou interessado em morar em um local assim? Então, entre em contato com a nossa empresa e conheça os empreendimentos disponibilizados pela Laredo!

Posts relacionados