Bem estar e Integração

Confira nossas 7 dicas sobre o que fazer em São Cristóvão/SE!

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 27/09/2021
Confira nossas 7 dicas sobre o que fazer em São Cristóvão/SE!
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Saber o que fazer em São Cristóvão, cidade localizada bem próximo a Aracaju, possibilita um verdadeiro mergulho na história e na cultura do Brasil. O município tem um valioso conjunto arquitetônico, está a apenas 23 km da capital, é a quarta cidade mais antiga do país e é um local onde história, arquitetura e tradições culturais se misturam.

Mediante isso, vamos listar as 7 maiores opções de passeio em São Cristóvão, o município sergipano que abriga um dos maiores patrimônios histórico-culturais do estado. Veja, então, quais são os lugares que você deve visitar para conhecer um pouco da cultura e da tradição de um povo que muito influenciou a formação cultural brasileira.

Aproveite a leitura!

1. Reserve tempo para ir à Praça São Francisco

A Praça São Francisco foi um presente para São Cristóvão em 2010, ano em que o município completou 420 anos. Essa cidade histórica foi edificada em meados de 1600, quando o Brasil era dominado pela Espanha e Portugal devido à União Ibérica. Por essa razão, a praça tem traços urbanísticos e arquitetônicos em um estilo que retrata a cultura espanhola.

Porém, a arquitetura da praça é contornada por diferentes construções barrocas que remontam estilos dominantes desse período que marcou os séculos 17 e 18, principalmente o Barroco português. A Praça São Francisco é parte integrante do Centro Histórico da cidade que também reúne outros monumentos. 

Os mais importantes são a Igreja e o Convento de São Francisco, o antigo Palácio Provincial, a Santa Casa de Misericórdia, algumas igrejas, além de construções residenciais com fachadas estilosas. Esse conjunto arquitetônico foi edificado em diferentes períodos históricos, o que torna São Cristóvão um importante marco histórico e cultural de Sergipe. Essa praça foi tombada como Patrimônio Mundial da Unesco.

2. Visite o Museu Histórico de Sergipe

Além de observar o estilo do traçado das ruas e praças e as belezas da arquitetura das construções centenárias, ainda há várias opções de museus que guardam relíquias, segredos e mistérios da história da cidade. Logo, ao listar o que fazer em São Cristóvão, inclua uma visitinha aos museus.

Um dos locais com acervos importantes é o Museu Histórico de Sergipe, que guarda peças de artistas locais, de colecionadores e também materiais de valor cultural doados pela população. Entre as relíquias pertencentes ao acervo do Museu Histórico de Sergipe, destaca-se o famoso quadro de Horácio Hora, com Ceci e Peri, famosos personagens do romancista nordestino José de Alencar.

O prédio que abriga o Museu Histórico de Sergipe é o antigo Palácio Provincial, uma construção no estilo barroco do fim do século 18. Em 1860, quando D. Pedro I visitou Sergipe, ele ficou hospedado nesse palácio. Atualmente, é possível visitar as exposições permanentes e as temporárias. Devido ao período de pandemia, as visitas são agendadas previamente e monitoradas.

3. Vá ao Museu de Arte Sacra

O Museu da Arte Sacra é uma das opções para quem pesquisa sobre o que fazer em São Cristóvão. Ele fica dentro do salão da Ordem Terceira de São Francisco, bem ao lado do convento. O Museu de Arte Sacra de São Cristóvão se destaca pela excelência de seu acervo, composto por valiosas obras de arte vinculadas à religião.

São mais de quinhentas peças com a temática do catolicismo e que retratam o período que vai do século 17 ao 20. O que chama a atenção é que, apesar da época em que foram produzidas, as peças ainda estão muito bem conservadas. O museu funciona de terça a sexta-feira e oferece visita guiada por estudantes de escolas públicas do município.

4. Conheça o Museu da Polícia Militar do Estado de Sergipe

Esse museu foi criado em 1969 em Aracaju, mas desde 2012 foi transferido para São Cristóvão. Alguns acreditam que a transferência objetivou incluir esse Museu nos monumentos que formam o patrimônio histórico de São Cristóvão. Durante a visitação, é possível ver diversas armas antigas da polícia, fardamentos, equipamentos e até documentos oficiais.

5. Inclua a Casa do Folclore em seu roteiro

Na cidade de São Cristóvão, as manifestações artísticas mais tradicionais e que representam o folclore local são o Reisado, Chegança e Samba de Coco. Esses eventos estão ativos, mas, por enquanto, estão suspensos em virtude da necessidade de cumprir com o isolamento social.

São Cristóvão é uma cidade com muitos artistas voltados para a arte sacra e também para a manutenção das tradições culturais do lugar. No município, assim como as artes plásticas, a música, a dança e o teatro têm representantes nacionalmente reconhecidos. 

6. Aprecie a visão do Cristo Redentor

O monumento ao Cristo Redentor tem quase 100 metros de altura e está localizado em São Gonçalo, local mais elevado de São Cristóvão. O Cristo Redentor está apenas a 2 km do Centro Histórico e é muito fácil de ser visualizado. Sua construção remonta o ano de 1599, quando a Companhia de Jesus construiu o Colégio São Gonçalo e uma Capela para as missas.

7. Experimente a culinária regional

Quando se descobre o que fazer em São Cristóvão, é possível perceber que há muito mais que os inúmeros e significativos prédios e construções históricas. Quem aprecia uma boa gastronomia certamente verá que a culinária local é parte importante do perfil de uma cidade marcada pela tradição histórica.

Em São Cristóvão, a gastronomia é famosa e agrada tanto os turistas como os moradores da cidade e de outras regiões do estado de Sergipe. Primeiramente, é preciso falar da deliciosa “queijadinha de São Cristóvão”, um doce típico português, cuja receita original permanece guardada a sete chaves.

A queijada é uma das iguarias gastronômicas portuguesas muito famosa e tradicional em São Cristóvão. Por isso, inclua em sua visita a Casa da Queijada, situada na Praça Getúlio Vargas. Também há opções de vinhos, licores, balas e biscoitos como o bricelet. Curiosamente, a queijada não possui queijo. Apesar do nome, ela é semelhante a um bolinho com coco ralado.

Por fim, vale ressaltar que há muitas opções interessantes para quem procura o que fazer em São Cristóvão. Não há dúvidas de que esse é um destino com um alto valor histórico, artístico e cultural. Inclua, pois, essa cidade em seu roteiro e aproveite as nossas dicas como garantia de bons momentos e aprendizado.

Você gostou de nosso artigo? Assine a nossa newsletter e receba mais novidades em seu e-mail!