Casa e Construção

Smart House: como aproveitar sua casa inteligente?

Melicio Machado
Escrito por Melicio Machado em 06/04/2018
Smart House: como aproveitar sua casa inteligente?
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

A ideia de “viver no futuro”, como vemos nos filmes e seriados de ficção científica, está se tornando uma realidade cada vez mais presente em nosso mundo. A tecnologia caminha a passos largos e já oferece várias soluções para ter uma Smart House — casa inteligente.

Ficou entusiasmado com a notícia? Então, nosso artigo foi feito para você! Descubra mais sobre a automação residencial, suas características e seus benefícios a seguir!

1. O que é uma Smart House?

O conceito smart (inteligente) já é conhecido de quem gosta de acompanhar as novidades tecnológicas. Os celulares, antes só para ligações telefônicas, hoje são smartphones que permitem carregar nas mãos um universo de informações e de soluções, um verdadeiro computador de bolso.

Já as televisões, que há duas décadas eram grandes, pesadas, necessitando de antenas internas e externas (e até mesmo um pedacinho de esponja de aço) para sintonizar meia dúzia de canais, agora podem se gabar das novas formas e funções. Leves, finas, com telas grandes de qualidade muito superior, elas se conectam à internet e também conquistaram o status de smart TVs.

Portanto, não é exagero imaginar que outros itens da casa se desenvolveram e se atualizaram para criar a Smart House, um espaço repleto de soluções automatizadas para os mais diversos fins. Com um pouco de investimento nos itens e serviços corretos, é possível administrar a casa de forma mais fácil e eficiente.

2. Quais as principais características das casas inteligentes?

Agora que já definimos o que é uma casa inteligente, chegou o momento de saber quais os principais pontos que elevam a categoria do seu lar ao patamar de Smart House. São eles:

2.1. Controle remoto ou facilitado

Imagina acordar de manhã com o café já prontinho no bule mais um pão quente e fresquinho? Ou voltar para casa à noite sem bater nos móveis até chegar ao interruptor para ligar a luz? Ainda: grama aparada sempre, sem precisar gastar o domingo brigando com o cortador.

Casas inteligentes têm todas essas e outras soluções, dependendo da sua necessidade ou desejo. Existem sensores de movimento, timers e controles acionados a partir do seu smartphone para muitas das tarefas que facilitam a administração do lar. E o melhor: não é necessário estar presente, executando as tarefas manualmente. Você pode programar tudo de longe, por meio de um aplicativo.

2.2. Soluções inteligentes

Só que para poder controlar de forma remota o cortador de grama, a cafeteira ou a máquina de pão, é preciso contar com soluções e máquinas inteligentes.

Hoje em dia, os eletrodomésticos e portáteis têm cada vez mais possibilidade de programação. Há refrigeradores equipados com computadores nos quais são registradas a entrada e a saída de produtos. O iogurte está perto da validade ou o leite acabou? Ele avisa para você.

Mas as soluções inteligentes não param por aí. A tecnologia das Smart Houses também são aplicadas à casa, focado em soluções sustentáveis.Por exemplo: a água usada no banho pode ser reaproveitada nos vasos sanitários, para dar descarga.

Outra possibilidade está no aproveitamento das diferentes tecnologias para a parte elétrica. Dá para integrar sistemas eólicos e solares para armazenar energia e diminuir o consumo dos meios tradicionais. Uma maravilha!

3. Quais os benefícios das Smart Houses na rotina familiar?

Fica fácil perceber como o investimento para transformar sua casa em uma Smart House vale a pena. São inúmeros benefícios, para você, para a família, a comunidade e o futuro do planeta. Confira os principais:

3.1. Redução das tarefas domésticas

Ninguém quer perder tempo precioso em casa preso, realizando tarefas domésticas, certo? É preciso aproveitar cada hora para curtir em família, com os amigos. Afinal, você não investiu em uma linda residência, em um espaço com estrutura fantástica para ficar lavando louça, conferindo os itens da geladeira ou esperando a máquina de lavar terminar o ciclo, não é mesmo?

Reduzir o tempo que passamos nas rotinas domésticas é um dos maiores benefícios da automação residencial. Assim, você organiza a rotina para incluir mais momentos de lazer, deixando as máquinas fazendo o trabalho pesado.

3.2. Maior economia no lar

Outro ponto positivo da Smart House diz respeito às contas. Acabaram-se as desculpas de lâmpadas ligadas durante o dia inteiro ou pela noite adentro por esquecimento. Basta colocar sensores para que as lâmpadas apenas acendam quando houver movimento, liguem apenas ao escurecer ou mesmo programar para que sejam desligadas depois de certo horário.

Da mesma forma, você aproveita os impactos positivos da tecnologia verde nas contas. Reaproveitamento e captação de água diminuem o consumo e você cuida da sua horta sem peso na consciência. Os meios alternativos para gerar eletricidade também vão garantir que todos os pequenos prazeres (piso aquecido, piscina com controle de temperatura) sejam aproveitados sem estresses.

3.3. Maior segurança do lar

Abordamos muitas questões que envolvem a rotina do lar, porém, um outro benefício das Smart Houses é a segurança. Existem circuitos sem fio e que podem ser controlados de qualquer lugar. Viajou e recebeu uma mensagem de um vizinho que disse ter percebido um movimento suspeito dentro da sua casa? Você checa o circuito de câmeras e aciona o condomínio, caso necessário.

Além disso, já que é possível programar e controlar as luzes e o som, criando a sensação de que tem gente em casa mesmo quando estiver fora a trabalho ou curtindo as férias, com luzes em diferentes ambientes e até mesmo ligando a TV ou o som em períodos específicos.

3.4. Conforto e qualidade de vida

Por fim, não poderíamos deixar de falar sobre a tecnologia como forte aliada do nosso bem-estar. Investir em soluções que facilitem a administração da rotina tira dos seus ombros o peso de pequenos afazeres que estressam e consomem o tempo que temos para sermos felizes.

Inovações que diminuam as contas e garantam um dia a dia mais leve são fundamentais para melhorar a qualidade de vida e proporcionar o descanso do corpo e da mente. Assim, você consegue superar os obstáculos que já existem e transformar cada minuto no lar em momento de prazer.

Curtiu descobrir mais sobre o investimento em tecnologia e aproveitar tudo o que uma Smart House tem a oferecer? Esperamos que sim!

Para outras dicas de bem-estar, assim como de decoração e escolha do espaço perfeito para viver, assine nossa newsletter gratuita e receba no seu e-mail materiais exclusivos!