Condomínio Horizontais

Terreno em condomínio horizontal: quais cuidados ter ao escolher um?

Melicio Machado
Escrito por Melicio Machado em 28/09/2018
Terreno em condomínio horizontal: quais cuidados ter ao escolher um?
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Se avaliar um imóvel pronto não é algo simples, a compra de um lote exige ainda mais reflexão. Afinal, as características do terreno podem tanto facilitar como inviabilizar o estilo de vida pretendido.

Para ajudar quem se encontra nessa busca, este post mostra o que é importante ao escolher um terreno em condomínio horizontal. Para morar bem e deixar um bom patrimônio para a família, siga as dicas a seguir.

Dessa forma, o retorno sobre o investimento será melhor do que você imagina!

Como acertar na escolha de um terreno em um condomínio horizontal?

O lote ideal deve reunir as condições necessárias para viabilizar o projeto construtivo e, ao mesmo tempo, atender aos gostos e necessidades dos futuros moradores. Caso contrário, existem duas saídas:

  • conformar-se em abrir mão de itens que desejava e aceitar os possíveis entraves na rotina doméstica;
  • contratar um escritório de arquitetura suficientemente competente para driblar as adversidades do terreno e oferecer soluções que atendam às expectativas — arcando com o custo que esse tipo de desafio implica.

Além disso, existem os reflexos na qualidade de vida da família. Um loteamento em uma zona de expansão urbana garante que o imóvel será bem localizado. Já a infraestrutura de condomínios de alto padrão proporciona diversas facilidades.

Por outro lado, um terreno onde não haja políticas voltadas para o desenvolvimento urbano e/ou sem os diferenciais que um condomínio de qualidade oferece acarretará uma série de dificuldades no dia a dia.

Dessa forma, para acertar na escolha de um terreno em condomínio horizontal, não se iluda: você já vai gastar bem menos para construir uma casa personalizada, do jeito como sempre sonhou, do que se adquirisse um imóvel similar pronto.

Querer economizar na escolha do lote, abrindo mão da qualidade em troca de uma pechincha, não vale a pena. Além de gastos extras na obra, pode-se colocar em risco a qualidade de vida da família (por falta de infraestrutura no entorno, por exemplo).

Quais são os cuidados para escolher um lote ideal?

Para quem pretende morar bem, alguns requisitos são imprescindíveis. Confira alguns cuidados que devem ser levados em conta na escolha de um terreno em condomínio horizontal:

Valor do metro quadrado

O preço de um terreno em condomínio horizontal deve ser analisado à luz dos benefícios que o empreendimento oferecerá em comparação a um lote de tamanho e localização semelhantes, mas situado em um bairro aberto.

Infraestrutura e serviços

Ainda que a segurança reforçada e o uso de tecnologias eficientes, entre outros diferenciais, deixem o empreendimento mais caro, eles compensam.

Também é preciso verificar se há bons serviços de comunicação (telefonia, internet e televisão) disponíveis na área.

Documentação em dia

No cartório de registro de imóveis, verifique a certidão negativa de ônus e alienações. Além disso, confira se o terreno está em uma área permitida e se sua localização é a mesma que consta na planta.

Visitas estratégicas

Para conhecer a realidade da região, varie os períodos de idas ao terreno, tanto em dias úteis quanto nos fins de semana. Não deixe de visitá-lo, pelo menos uma vez, à noite para avaliar a iluminação das vias.

Histórico da empresa

Peça referências sobre os loteamentos já lançados pela empresa. Ao mesmo tempo, veja se há protestos em órgãos de defesa do consumidor, como o Procon. Se existirem, verifique o motivo e de que maneira a empresa lida com os problemas.

Consulte o Creci

No Conselho Regional de Corretores (Creci), é possível obter mais informações sobre a idoneidade da urbanizadora ou incorporadora responsável pelo loteamento.

Quais diferenciais um bom condomínio horizontal deve oferecer?

Morar em um empreendimento que não ofereça o que a sua família necessita, ou seja, que equivalha a um terreno aberto, não vale o gasto mensal com a taxa condominial. Por isso, alguns diferenciais não podem faltar:

Localização

O terreno deve ser atendido por serviços públicos (iluminação, saneamento, serviços de comunicação etc.) e ter boa acessibilidade (com vias pavimentadas e integradas à malha urbana).

Além dos benefícios diretos na qualidade de vida dos moradores, isso gera atratividade para comércio e serviços, tornando o entorno ainda melhor.

Tamanho

A dimensão do terreno deve ser compatível com o projeto arquitetônico pretendido, considerando sua taxa de ocupação (porcentagem máxima passível de ser construída).

Topografia

O tipo de solo, inclinação, vegetação, entre outras características, impacta nos custos da obra. Se possível, leve um engenheiro para avaliar o terreno com você.

Orientação solar

Nas regiões mais quentes, a face leste é mais valorizada, pois privilegia o sol da manhã e deixa os imóveis mais frescos ao longo do dia.

Regras para uso do solo

Atente para as regras de uso e ocupação do solo. Se existirem árvores de espécies protegidas, o corte é proibido. Em outros casos, pode-se fazer uma compensação.

Segurança

A existência de uma portaria 24 horas garante que apenas pessoas conhecidas entrem nas dependências do condomínio.

Além disso, o uso de sistemas de segurança, como cercas elétricas e câmeras de monitoramento, assim como uma equipe especializada para fazer a ronda interna, ajudam a inibir ações de criminosos.

Infraestrutura de lazer

O empreendimento deve oferecer opções para a prática esportiva e de lazer para crianças, adolescentes e adultos, dispensando a necessidade de pagar academias e/ou manter títulos em clubes da região.

Quadras, playgrounds, salas de ginástica, piscinas, salões de jogos e de festas, entre outros espaços, são diferenciais em comum nos condomínios-clubes.

Custo da taxa condominial

O valor do condomínio deve ser avaliado com base no que o empreendimento oferece: portaria, sistemas de segurança, tecnologias para uso eficiente dos recursos naturais (energia solar fotovoltaica, aquecimento solar e reaproveitamento de água), lazer etc.

Quais são as garantias de que o negócio vale a pena?

Um terreno em condomínio horizontal, principalmente de alto padrão, tem elevado potencial de valorização no mercado imobiliário.

Além das normas de zoneamento, os imóveis precisam respeitar as determinações do empreendimento em relação a:

  • tamanho da área construída;
  • gabarito (limite de altura);
  • afastamento frontal (recuo em relação à calçada);
  • afastamentos laterais (distância das construções vizinhas);
  • características dos muros e calçadas.

Isso evita alterações em fachadas, entre outras mudanças, que destoem do padrão do condomínio. Também não há risco de prédio, comércio ou indústria se instalar nos terrenos vizinhos, assegurando o sossego dos moradores e a insolação abundante.

Por fim, a manutenção das vias e das áreas de uso coletivo está sempre em dia, evitando que degradações decorrentes do tempo desvalorizem o patrimônio.

Agora, que você conhece os cuidados fundamentais ao escolher um terreno em condomínio horizontal, procure um empreendimento que esteja à altura de suas expectativas. Quando o imóvel for finalmente concluído, a sua família poderá desfrutar do estilo de vida com o qual sempre sonhou!

Para não perder tempo visitando loteamentos que deixam a desejar, entre em contato conosco. Estamos prontos para ajudá-lo a encontrar o lote que procura!