Condomínio Horizontais

5 principais vantagens de morar em um condomínio inteligente

Melicio Machado
Escrito por Melicio Machado em 19/10/2018
5 principais vantagens de morar em um condomínio inteligente
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

No que diz respeito a morar bem, os condomínios horizontais de alto padrão se destacam pelo bom custo-benefício, pois reúnem o que há de melhor nos prédios com a liberdade das casas.

O bacana é que, para atender às exigências da vida moderna, esse modelo de habitação tem recebido cada vez mais recursos tecnológicos.

Se você está em busca do lar ideal, acompanhe o post e descubra como é viver em um condomínio inteligente!

O que é um condomínio inteligente?

Um condomínio inteligente é um empreendimento projetado para oferecer o máximo de segurança, praticidade e economia para os condôminos.

Para chegar lá, cada solução é planejada ainda na fase dos projetos (antes do início das obras), com o objetivo de otimizar a eficiência do condomínio quando ele estiver em pleno funcionamento.

Quais são suas principais características?

À primeira vista, quem entra em um condomínio inteligente não percebe seus diferenciais em relação a um empreendimento comum.

Mas ainda que boa parte da inteligência atribuída ao projeto não apareça, alguns recursos tecnológicos estão sempre presentes. Confira:

Soluções eficientes

Além de materiais de construção de origens sustentáveis, os quais geram menos impacto no meio ambiente, um condomínio inteligente reúne uma série de soluções para o uso racional dos recursos naturais em suas áreas comuns.

Por exemplo: há painéis para geração de energia solar fotovoltaica, sistemas de aquecimento solar, cisternas para o reaproveitamento das águas pluviais, entre outros.

O tratamento dos efluentes também é uma preocupação. Para isso, contam com pequenas estações onde o esgoto gerado é transformado em água tratada, a qual pode ser usada na limpeza das áreas comuns, descarga dos vasos sanitários etc.

Automação

A utilização de lâmpadas de LED, mais econômicas e duráveis, aliada ao emprego de sensores de presença, colabora ainda mais para a economia de energia elétrica — cuja infraestrutura, cada vez mais, é feita por cabeamento subterrâneo.

Outro bom investimento são os irrigadores automatizados para gramados e jardins, que além de evitarem o desperdício de água, garantem a rega na medida certa, preservando a saúde da vegetação.

Também existem sensores de monitoramento para os equipamentos usados no condomínio. Em caso de interrupção no funcionamento, o zelador recebe uma mensagem no seu celular e pode tomar as medidas cabíveis o quanto antes.

Comunicação eficiente

Em um condomínio inteligente, a instalação das redes de comunicação (fibra óptica para uma internet com alta velocidade, por exemplo) busca oferecer o melhor serviço para os futuros usuários, beneficiando, principalmente, quem exerce trabalho remoto.

Além disso, uma internet rápida, assim como geradores ou nobreaks (que mantêm o funcionamento das tecnologias caso falte luz), é imprescindível para o funcionamento dos sistemas de segurança e portaria eletrônica.

Monitoramento

Com o monitoramento 24 horas das câmeras de vigilância, posicionadas em pontos estratégicos do condomínio, movimentações consideradas suspeitas (a partir de parâmetros definidos previamente) são alertadas à equipe de segurança responsável.

Assim, esses profissionais se deslocam até o perímetro indicado e, se necessário, acionam as autoridades policiais.

Recentemente, além das câmeras fixas, drones equipados com visão noturna também têm sido usados para monitorar loteamentos extensos.

Portaria com guarita blindada

Ainda pouco comum em condomínios horizontais, a portaria com guarita blindada já é uma realidade em empreendimentos de alto padrão, como o Kenoa Residence.

Graças à estrutura reforçada — com vidros resistentes, inclusive, a tiros —, em caso de uma tentativa de assalto ou de qualquer movimentação estranha, o porteiro pode agir e chamar, imediatamente, a polícia.

Identificação biométrica

A liberação do acesso aos moradores e funcionários de um condomínio inteligente pode ser feita por meio da impressão digital, da face, da voz ou da íris (menos comum), por meio de um cadastro prévio no sistema.

Com isso, ex-funcionários (com cópias de chaves, senhas ou cartões de acesso) ou visitas inesperadas (parentes e amigos) só poderão entrar mediante a autorização do condômino, único autorizado a liberar o acesso.

Interfones com atendimento remoto

Independentemente de estar, ou não, em casa, interfones com atendimento remoto permitem controlar, mesmo à distância, quem pode entrar na residência.

Isso evita que as crianças liberem a entrada de vizinhos sem o conhecimento dos pais, por exemplo, ao mesmo tempo em que acaba com as longas esperas na portaria.

Para funcionar, uma central transfere as chamadas no interfone, automaticamente, para os celulares dos proprietários, por meio de um sistema PABX. O sistema possibilita, ainda, gravar as conversas, registrando dias, horários e a durações.

Reservas online das áreas comuns

Por meio de plataformas online e aplicativos, a consulta de datas, capacidades e valores para reservar áreas comuns pode ser feita sem ligar para a administração ou checar os quadros de avisos.

Assim, locar o salão de festas, o espaço gourmet e/ou a churrasqueira, entre outras estruturas de lazer, para eventos particulares é bem mais prático.

Quais são as maiores vantagens?

Graças aos recursos mencionados anteriormente, quem mora em um condomínio inteligente desfruta de uma série de vantagens. Entre elas, cinco merecem destaque:

1. Praticidade

Como o cabeamento para as infraestruturas de telecomunicação (televisão, telefonia e internet) está pronto, basta o proprietário contratar a operadora de preferência para disponibilizar os serviços no lar quando desejar, sem precisar esperar.

Além disso, o condomínio inteligente permite resolver quase tudo remotamente, inclusive agendar o uso das áreas comuns.

2. Segurança

Graças ao monitoramento das câmeras, os moradores se sentem mais protegidos. Para quem gosta de viajar com a família, mas tem receio de deixar o imóvel vazio por vários dias, por exemplo, o sistema ajuda a relaxar.

Outros pontos a favor da segurança são a troca da figura do porteiro pelo sistema de portaria eletrônica, pois previne que erros humanos coloquem os moradores em risco, e a identificação biométrica, que evita fraudes nos meios de identificação.

3. Privacidade e comodidade

Além de não precisar atender estranhos no portão nem ser surpreendido por visitas inesperadas, quem mora em um condomínio inteligente pode atender o interfone esteja onde estiver, controlando, pessoalmente, quem entra em sua casa.

Para a qualidade de vida ser ainda melhor, vale a pena o proprietário transformar sua casa em uma legítima smart house.

4. Economia

Em longo prazo (passado o período de rateio das tecnologias), há uma considerável redução no valor da taxa condominial.

Isso porque, o investimento em soluções eficientes e em recursos de automação permite economizar nas contas de água e luz do condomínio.

Ao mesmo tempo, a substituição dos porteiros com carteira assinada pelo serviço de portaria eletrônica diminui os gastos com folhas de pagamentos — grandes responsáveis por encarecer o valor do condomínio.

5. Transparência

O acesso às planilhas de gastos e balanços financeiros pode ser totalmente online, por meio de softwares de gestão utilizados pelo síndico ou pela empresa que administra o empreendimento.

Também é possível monitorar, online, o reparo de equipamentos, a manutenção das estruturas de uso comum, as convocações para assembleias, as atas das reuniões, entre outros pontos referentes ao dia a dia do condomínio.

Assim, um condomínio inteligente oferece não apenas uma segurança reforçada para os moradores, mas proporciona, ao mesmo tempo, mais praticidade no dia a dia e consideráveis economias com a taxa condominial. Tudo isso ajuda a valorizar os imóveis construídos sob esse conceito no mercado imobiliário, refletindo positivamente no patrimônio da família.

Se você gostou do artigo, compartilhe-o em suas redes sociais e ajude a tornar esse estilo de habitação mais conhecido entre os seus amigos!