Bem estar e Integração

6 dicas incríveis para você aproveitar suas férias

Melicio Machado
Escrito por Melicio Machado em 20/07/2018
6 dicas incríveis para você aproveitar suas férias
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Todo mundo aguarda com ansiedade quase infantil pelos momentos de descanso, contando cada segundo. Por mais que o amor e a dedicação ao trabalho sejam grandes, aproveitar as férias ao máximo é imperativo para garantir a saúde mental, física e emocional. Afinal, a vida também é feita de pausas.

Precisa de algumas dicas e ideias para decidir o que fazer durante as merecidas folgas? Veio ao lugar certo. Montamos uma lista que certamente vai ajudar você e sua família a fazer desse momento algo inesquecível. Confira!

1. Planejar a estrutura

A dica pode parecer estranha à primeira vista. Você já planeja o dia a dia no escritório, em casa, e a última coisa que deseja fazer nas férias é ficar focado nas tarefas.

Mas a preciosidade da informação está justamente na liberdade que ela trará no futuro. A ideia aqui é organizar com antecedência para não precisar se estressar ou perder tempo fazendo o que não gosta.

Por exemplo: se você e a família querem dar um tempo de cozinhar, lavar a louça, varrer a casa ou arrumar os quartos, que tal terceirizar a atividade para aproveitar as férias? É uma ótima maneira de ter uma estrutura de hotel sem precisar sair de casa!

Se você tem filhos ou vai viajar com amigos que tenham crianças, é igualmente importante planejar o entretenimento e cuidado dos pequenos. Busque opções de recreação e serviços de babysitter para os momentos da diversão entre adultos, seja uma noite romântica, festas ou eventos.

Os pets também requerem atenção especial. Quer viajar e não abre mão de levar os peludos? Procure acomodações que os recebam de braços abertos — e não deixe de fazer um check-up veterinário para as devidas autorizações. Caso contrário, já reserve a vaga no hotel, creche ou contrate um serviço de pet sitter de sua confiança, deixando pronta a lista de necessidades, alergias e outras informações importantes.

Por fim, programe as férias no escritório, delegando tarefas, sem deixar pontas soltas. Senão, você corre o risco de ficar se estressando e resolvendo pepinos durante o descanso.

2. Conhecer um novo lugar

Que tal um pouco de aventura e surpresa para aproveitar as férias? A segunda dica é ampliar os horizontes e sair da rotina, conhecendo algo diferente. Explorar novos lugares abre a mente a novas experiência e proporciona o contato com realidades, costumes e culturas anteriormente desconhecidos, fazendo com que você adquira experiências únicas.

Pesquise na internet, converse com amigos, colegas ou com o seu agente de viagens para descobrir algo novo. Existem empresas no mercado que se especializam em elaborar um roteiro surpresa a partir dos seus gostos e desejos. Pode ser, inclusive, que bem perto de você já exista algo fantástico a ser visitado.

3. Começar uma nova atividade

Você tem vontade de iniciar um hobby diferente, mas nunca encontra tempo? Hobbies são importantes para ajudar a diminuir o estresse e proporcionar momentos de prazer. Que tal se inscrever num curso para a apreciação de vinhos, aprender a nadar, mergulhar ou fazer pão?

Seu tempo de descanso é igualmente uma oportunidade para retomar ou começar novos projetos. Que tal transformar a folga em horta em casa ou na prática de esportes à beira-mar (para quem vive no litoral)?

Desfrute das férias e dê vazão aos sonhos e vontades, começando uma nova atividade. Você só tem a se beneficiar!

4. Curtir a família e os amigos em casa

Há quem prefira aproveitar as férias no lar e não há nada de errado com isso. Se o seu descanso acontece na mesma época dos seus filhos, aproveite para brincar junto com eles! Crie caças ao tesouro, ensine a cuidar das plantas, programe idas a praias e parques.

Para os que gostam de ser anfitriões, a folga pode render muitos encontros com amigos, vizinhos e familiares. Promova um belo churrasco numa tarde de domingo ou agende uma festa na área gourmet. Aproveite a infraestrutura de lazer que o próprio condomínio oferece para não precisar se preocupar com a arrumação da casa, ou contrate um serviço de limpeza. Afinal, é o período do ano para fazer apenas do que se gosta!

5. Repaginar o visual da casa

Os apaixonados por deixar a casa sempre linda — mas nunca encontram tempo ou disposição na agenda corrida —, podem dar vazão à veia criativa transformando as férias no momento certo para revitalizar ou finalizar a decoração.

A imaginação e desejos aqui são o limite. Livre-se dos cantos escuros com um belo projeto luminotécnico, dê vida nova às paredes com uma mudança de corinspire-se para redecorar o quarto do filhoorganize os quadros e fotos. Aliás, se você é um entusiasta da tecnologia e novidades, essa pode ser a chance de automatizar o lar.

O legal de investir seu tempo livre no lar é que você pode aproveitar os resultados durante o resto do ano!

6. Finalizar em grande estilo

As boas lembranças que criamos durante férias bem curtidas é o que levamos para voltar à labuta. Elas também são combustíveis preciosos que nos fazem trabalhar com afinco, conquistar promoções e poder repetir — e superar — a última folga.

Portanto, a última dica é: feche com chave de ouro! Viver uma situação super prazerosa para toda a família no finalzinho do descanso ajuda o cérebro a criar uma memória positiva para o período.

Então, agende o jantar no restaurante estrelado para a última noite, visite o melhor parque de diversões com os filhos na última tarde ou faça aquele merecido upgrade para classe executiva no avião na jornada de volta (inclua um serviço de transfer particular para ficar perfeito).

Agora, com todas estas dicas, não tem mais desculpa para deixar de aproveitar as férias! O fundamental é usar o tempo para se desligar das dores de cabeça do cotidiano e se fortalecer para retornar à rotina revitalizado e mais forte do que nunca.

E já que o assunto envolve viagens e jornadas, confira nosso artigo que lista os principais cuidados que você deve ter com a casa enquanto estiver longe.