Bem estar e Integração

Saiba quais os benefícios do yoga para o corpo e para a mente!

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 07/04/2021
Saiba quais os benefícios do yoga para o corpo e para a mente!
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Você sabia que o yoga tem origem milenar? Desde muitos séculos atrás, essa prática envolve exercícios de respiração, meditação, postura e até conexão espiritual. O objetivo é gerar uma reconexão interior e chegar a um estado positivo. É por isso, inclusive, que há tantos benefícios do yoga.

Essa prática ajuda o corpo e a mente e pode transformar a sua rotina. Com a prática certa, é possível mudar de vida e ter muito mais qualidade no seu cotidiano.

Então, que tal descobrir o que o yoga tem a oferecer? Veja quais são as suas principais vantagens e aproveite para saber como começar a praticar!

Entenda quais são os principais benefícios do yoga

A seguir, veja por que é interessante incluir a prática do yoga no seu dia a dia para melhorar sua qualidade de vida!

Diminui os níveis de estresse e ansiedade

Não é apenas a parte física que se beneficia dessa prática, sabia? Um dos benefícios do yoga tem a ver com a saúde mental e com as sensações do cotidiano.

Por causa dos exercícios de postura e, principalmente, de respiração, é possível reduzir os níveis de estresse e de ansiedade. Mesmo quem sofre com os dois problemas de forma crônica consegue observar uma melhora na sensação geral do corpo e da mente.

Isso acontece porque os exercícios certos diminuem a frequência cardíaca e acalmam todo o organismo. Além disso, ter um momento de relaxamento exclusivamente dedicado à atividade garante um nível maior de paz interior.

Auxilia o emagrecimento

Quem pratica essa atividade também costuma observar os efeitos na balança. Sim, o yoga pode ajudar a perder peso por causa das transformações físicas e psicológicas que oferece.

Primeiramente, é uma atividade que aumenta a queima de calorias e até acelera o metabolismo. A acroyoga, por exemplo, envolve movimentos mais complexos e que exigem força e resistência. Com isso, há chances de perder peso com a prática.

Além disso, os impactos na mente também ajudam a reduzir o peso. Afinal, aliviar o estresse e a ansiedade é um jeito de diminuir a compulsão alimentar e implementar uma rotina mais saudável.

Melhora o sono

Quem pratica yoga também costuma dormir melhor — e isso tem ótimos impactos em todo o cotidiano. Esse é um ótimo meio de combater a insônia, já que permite que você adormeça rapidamente, por mais tempo e com qualidade maior.

Esse efeito surge, destacadamente, graças ao relaxamento do corpo e da mente. Aliviar os pontos de tensão e a ansiedade faz com que o sono seja mais tranquilo.

Essa prática é tão boa para o sono que pode fazer parte da sua rotina noturna e até mesmo na cama. Há diversas posições que você pode fazer com a ajuda dos travesseiros e do colchão, o que leva a um sono bem tranquilo.

Alivia dores musculares

Outro entre os benefícios do yoga tem a ver com dores musculares, que são frequentes no dia a dia. A prática de certas posições auxilia a atenuar esses sintomas e garante um nível maior de qualidade de vida.

Isso ocorre, principalmente, porque a prática pode funcionar como um alongamento. As tensões musculares são reduzidas e, assim, as dores perdem intensidade.

Há, ainda, a questão da postura. Com o trabalho certo, há como corrigir desvios e melhorar os hábitos posturais. Como consequência, há um alívio do nível de dor.

Aumenta a flexibilidade corporal

Já que estamos falando sobre os músculos e as estruturas do corpo, vale saber que o yoga pode ampliar o seu nível de flexibilidade. Afinal, ao eliminar as tensões e diminuir as dores, é possível conquistar maior amplitude de movimentos. Com isso, fica mais fácil executar diversas atividades do dia a dia.

A consistência da prática também muda a sua percepção corporal e a forma como você realiza certos movimentos. Com isso, há como alcançar um desempenho que, antes, não era possível.

Ajuda a controlar a pressão arterial

Manter os níveis adequados de pressão arterial é essencial para diminuir o risco cardiovascular e ter uma vida mais saudável. Portanto, é preciso criar os hábitos certos para impedir que a hipertensão se torne uma realidade na sua vida.

Um dos benefícios do yoga é, justamente, ajudar a reduzir o nível de pressão arterial. Isso acontece, principalmente, por causa dos exercícios de respiração e relaxamento. Com a consistência da prática na rotina, é possível manter os níveis controlados e evitar problemas.

Mesmo quem já sofre com pressão alta pode praticar os exercícios. Com a devida recomendação médica, é um tratamento complementar alternativo para manter a condição sob controle.

Aprenda como começar a praticar

Para obter todos os benefícios do yoga com intensidade, é indispensável ter consistência na prática. Além disso, quanto mais cedo iniciar, mais rapidamente é possível aproveitar os efeitos positivos.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você possa começar a praticar a atividade. Confira!

Reserve um período do dia

Já que a consistência é tão relevante para os resultados, o ideal é criar uma rotina e, de preferência, fazer os exercícios diariamente. No meio de um cotidiano atribulado, entretanto, pode parecer difícil encaixar essa nova atividade.

Para tornar tudo mais prático, a dica é reservar um momento do dia para dedicar, exclusivamente, a essa atividade. Você pode escolher o período após acordar ou quando tiver um intervalo no trabalho, por exemplo. O importante é não ser interrompido para poder se concentrar ao máximo.

Encontre o local ideal

Além disso, é indispensável escolher o lugar certo para colher todas as vantagens da prática. O melhor é que dá para fazer os exercícios em casa, em um cantinho tranquilo e especial.

Se preferir, também é possível praticar ao ar livre. Um condomínio horizontal com bastante contato com a natureza traz muitas oportunidades para que você realize os exercícios.

Independentemente do local escolhido, vale a pena pensar no conforto. Por isso, é interessante contar com um tapete especial para ioga e uma almofada. Conforme você for se desenvolvendo, saberá se precisa de mais algum acessório.

Busque as orientações certas

Com o tempinho separado na rotina e o lugar escolhido, é hora de colocar tudo em prática. Para evitar lesões e garantir os bons resultados, é fundamental ter orientação especializada.

Você pode procurar vídeos de instrutores que explicam como executar posições, principalmente para quem é iniciante. Se quiser, também pode buscar um instrutor para ter aulas personalizadas de modo presencial ou on-line. O importante é ter as dicas corretas para cuidar do corpo na atividade e conseguir resultados satisfatórios.

Os benefícios do yoga vão muito além da parte física e envolvem o cuidado com a mente. Com a prática certa e constante no seu dia a dia, você verá como a sua qualidade de vida vai aumentar!

Pretende começar a praticar yoga? Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Aproveite para comentar e conversar sobre o tema!