Arquitetura e Design

Como fazer uma decoração Boho na sua casa?

Cláudia Dunkel
Escrito por Cláudia Dunkel em 29/05/2019
Como fazer uma decoração Boho na sua casa?
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Ter uma casa personalizada é um sonho. Para torná-lo real, o imóvel precisa atender as necessidades e satisfazer os gostos de seus futuros moradores. Por isso, trata-se de um processo longo, que começa com a compra do terreno, passa pela construção e termina com a deliciosa escolha dos itens decorativos. Entre as muitas tendências de design de interiores, a decoração boho é uma das que mais deixam o lar, literalmente, com a “cara” da família.

Para conhecer as características desse estilo e reproduzi-lo na sua casa, confira o artigo!

O que é o estilo bohemian chic?

Ainda que o estilo se caracterize pelo conforto e despojamento, o emprego do termo “chic” não é em vão. Essa proposta passa longe do estilo “ripongo”. Bohemian chic — ou, simplesmente, boho — significa boêmio elegante.

A tendência surgiu na Inglaterra, na primeira década dos anos 2000, em meio aos frequentadores de festivais de música. A partir da moda (lembra dos vestidos florais, usados com botas tipo cowboy?), rapidamente se estendeu ao design.

O estilo combina estéticas vintage, country e romântica com referências étnicas, folks, orientais, hippies e punks.

Com tantas influências, resulta em uma mistura de acessórios bastante criativa, além de aconchegante e irreverente. Materiais com texturas bem diferentes são usados juntos, como couro, lã, palha, pedrarias, veludo, crochê, camurça, ratã, vime etc.

Além disso, aproveita itens de família e peças usadas, muitas vezes garimpados em feiras de antiguidades e brechós. Democrática e sustentável, essa tendência nunca sai de moda!

Como fazer uma decoração boho?

A liberdade para misturar cores e materiais facilita o trabalho de quem deseja apostar no estilo boho. Mas para obter harmonia, escolha estampas com desenhos em escalas próximas e com tons que pertençam a uma mesma paleta.

Nuances terrosas, por exemplo, são excelentes para criar a sensação de continuidade entre os itens decorativos.

Uma dica: evite comprar tudo de uma vez. O bacana é construir o acervo de objetos ao longo do tempo. Conheça os elementos essenciais para compor um décor boho:

Mobiliário

O mobiliário deve ser convidativo, com muita madeira e estofados confortáveis. Cômodas, baús, malas retrôs, biombos, divãs, banquetas, pufes e quadros são boas escolhas, assim como sofás de época.

Caso não tenha móveis antigos ou rústicos, dá para adaptar peças modernas à estética bohemian chic. Basta reformá-las. Renove a pintura, troque o estofamento e capriche nos detalhes, para que seus móveis entrem no clima.

Tecidos

Os tecidos são um dos principais responsáveis pelo colorido intenso da decoração boho. Os tons mais usados são gamas de marrons e verdes, combinadas a cores marcantes (vermelha, amarela, azul e roxa) e toques prateados e dourados.

Em relação às estampas, os padrões étnicos são predominantes, mas animal prints e mandalas também aparecem.

Vale destacar que o emprego dos tecidos vai além dos xales e mantas para sofás e poltronas. Muitas vezes, eles são tão bonitos que ornamentam as paredes.

Acessórios

O uso de capas de almofadas, tapetes, cortinas e colchas (com padronagens diferentes) é a maneira mais fácil de levar a essência boho para os ambientes.

Acessórios feitos à mão, com técnicas como macramê, tricô e crochê, bem como patchwork, complementam o cenário.

Para preencher nichos e prateleiras (com peças de arte, velas, lembranças de viagens, edições especiais de livros, itens religiosos e/ou esotéricos, porta-retratos etc), seja criterioso. Prefira itens com valor afetivo, não quinquilharias quaisquer.

Lembre-se que uma das características mais bacanas da decoração boho é permitir contar a história dos moradores por meio dos objetos.

Plantas

Invista em folhagens e plantas ornamentais. Palmeiras ráfia, camedóreas e outras espécies que se desenvolvem em ambientes internos são boas opções.

Os vasos podem ser de fibras naturais ou de barro. Suportes artesanais para suspendê-los também ficam lindos.

Para quem tem vontade de ter uma parede verde, aposte na ideia e crie um jardim vertical interno.

Paredes

Os papéis de parede têm tudo a ver com a temática boho. Os motivos podem ser étnicos, florais, adamascados etc. Outra opção é revestir uma parede de destaque com tijolinho a vista ou pedras.

Ao mesmo tempo, deixe algumas paredes com cores neutras, para não sobrecarregar o ambiente. Lembre-se que a decoração, por si só, é bastante colorida.

Iluminação

A iluminação é parecida com os jogos de luzes usados em cafés charmosos. Em vez de ter um único ponto central, apresenta vários, destacando os detalhes de cada cantinho.

Para reforçar o clima de aconchego que a estética bohemian chic tanto preza, o projeto luminotécnico deve ser indireto, com temperatura de cor quente.

Lanternas marroquinas, varais de lâmpadas ou luzes pisca-pisca, por exemplo, têm tudo a ver. Pendentes e luminárias industriais também, pois suas linhas simples e tons sóbrios não interferem no colorido boho.

Quais ambientes decorar?

A escolha entre decorar a casa inteira ou apenas alguns ambientes depende do gosto da sua família.

Se todos apreciarem o estilo, naturalmente, ele tomará conta de todos os cômodos. Mas se entre os moradores tiver alguém minimalista, é melhor reservar a vibe boêmia para o quarto de seus admiradores.

No entanto, se você é do tipo que enjoa rápido, talvez essa não seja a melhor escolha decorativa. Na dúvida, vá inserindo-a aos poucos.

Experimente colocar algumas peças boho em um cômodo que seja menos frequentado no dia a dia, para ver se continua gostando ao longo do tempo.

A área gourmet externa vem a calhar para o teste. Mas evite exageros: explore a temática nos acessórios, como guardanapos e jogos americanos, e invista em louças lisas — já que essas devem durar bastante tempo.

É possível combinar o boho ao universo praiano?

Com certeza. Contanto que tenham uma ou mais cores em comum, como tons terrosos, a tendência conversa muito bem com outras propostas decorativas.

Em imóveis próximos do litoral, a estética boho ajuda a trazer elementos caiçaras — de maneira menos óbvia do que as típicas esculturas de animais marinhos — para dentro de casa.

Um mix de chapéus de palha pode decorar uma parede; uma rede de balanço pode ser pendurada dentro da sala etc.

Quais cuidados devem ser tomados?

A graça do estilo boho é seu ar de personalidade, despojamento e conforto — sem aparência de showroom. Mas ainda que, à primeira vista, esse “espírito livre” pareça natural, é preciso evitar excessos.

Afinal, aconchego não tem nada a ver com bagunça. Mantenha os cômodos limpos e organizados. Nada de largar o cobertor no meio da sala com a desculpa de que faz parte do estilo.

Agora que você já sabe como fazer uma decoração boho, liste os primeiros itens necessários e garimpe lojas, antiquários e outros locais onde possa encontrá-los. Mas não tenha pressa para finalizar o décor. Boa parte do charme do estilo consiste em refletir a história da família, principalmente por meio das lembranças de viagens e de souvenirs trazidos por amigos queridos. Com o tempo, isso é o que deixará seu lar único e ainda mais especial.

Gostou do artigo? Aproveite para seguir nossas redes sociais e acompanhe outras dicas para deixar sua casa perfeita. Estamos no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter!